MX Cursos

5 dicas para usar o Instagram no e-commerce

5/5 - (1 vote)

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais que mais faz sucesso entre os usuários da internet? Para você ter uma ideia, ele tem em média 300 milhões de usuários em mais de 200 países. São usuários efetivamente ativos, com mais de 30 bilhões de fotos postadas diariamente.

E, como não poderia ser diferente, os brasileiros lideram o segundo lugar em número de adesão, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O Brasil tem mais ou menos 29 milhões de usuários e cerca de 60% desses usuários acessam a plataforma, no mínimo, uma vez ao dia.

Bem, você deve está se perguntando o porquê desses dados estatísticos. E a resposta é bem simples: porque aqui pode estar a mina de ouro que você estava procurando para dar aquele up no seu e-commerce! Por que não aproveitar o sucesso desse aplicativo de compartilhamento de imagens para se conectar com seus consumidores?

Que tal tentar? Gostou da ideia? É preciso apenas saber utilizar essa plataforma de forma correta, aproveitando todo seu potencial para melhorar seu e-commerce.

Então, vamos lá? Aí vão 5 dicas que vão ajudar você a usar o Instagram estrategicamente no seu e-commerce, ok?

1. Trabalhe o seu perfil

A primeira coisa a ser observada é o cuidado que você deve ter com seu perfil. Ele deve ser usado exclusivamente para seu e-commerce. E ele é o único lugar onde você vai poder colocar um link que seja “clicável”.

Como não é possível adicionar links nos posts, você deve procurar otimizar o máximo essa parte para convidar o usuário a clicar nesse link e gerar tráfego.

2. Tome cuidado com as imagens

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social de fotos, portanto, o foco principal deve ser na qualidade das fotos e dos vídeos que você posta.

Procure saber qual tipo de imagem se adapta melhor ao produto que você deseja promover. Coloque imagens que se adequem tanto em desktop — hoje, existem meios alternativos de utilizar o Instagram em seu PC — quanto em mobile.

O ponto forte do Instagram é a criatividade das fotos, a espontaneidade, aquele algo a mais que faz com que o usuário se interesse pelo que está vendo. Por isso, a qualidade da imagem nesse ponto faz toda a diferença.

3. Utilize hashtags para melhorar seu e-commerce

As hashtags, principalmente as mais populares, são excelentes para envolver as pessoas. Elas podem ser aproveitadas para utilização de links e, assim, redirecionar os usuários até seu produto.

Mas um conselho: utilize as hashtags com moderação, pois elas servem para contextualizar as mensagens que realmente queremos transmitir. E lembre-se que as hashtags devem ser usadas para interação entre os usuários e não apenas com intuito de vender produtos. Muito cuidado para não pecar nos exageros, ok?

4. Interaja com seus seguidores

Por mais que você esteja interessado em utilizar o Instagram como uma estratégia de marketing para seu e-commerce, não se esqueça que ele é uma rede social, portanto, interaja com seus seguidores.

Faça e responda comentários, procure repostar as fotos marcadas, tente incentivá-los a participar das hashtags, enfim, faça realmente parte da comunidade. Essa é uma excelente oportunidade para estreitar laços e promover sua loja.

5. Potencialize sua conta no Instagram

Não adianta apenas criar uma conta no Instagram, postar de vez em quando e esperar bons resultados. Qual deve ser seu objetivo com essa rede social? Ganhar seguidores, é claro! E para quê? Para poder promover seu e-commerce, não é isso?

Então, a partir do momento em que você criou sua conta e tem como meta utilizá-la como um meio de comunicação eficiente no seu e-commerce, não pare mais de trabalhar nela. Para isso, faça o seguinte:

  • Promova seu perfil do Instagram na página do seu site;

  • Tente postar diariamente, mas se não for possível, tente fazer isso o máximo possível por semana;

  • Compartilhe conteúdos de qualidade;

  • Utilize o aplicativo “Regram” para compartilhar imagens de outras pessoas — assim cria-se uma interatividade maior com seus seguidores;

  • Faça promoções e concursos;

  • Felicite seus usuários em datas importantes.

E aí? Já tem uma conta no Instagram? Compartilhe com a gente e diga o que achou das dicas.

[epico_capture_sc id=”2227″]

 

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar