MX Cursos
wordpress cms

6 dicas para criar um blog de sucesso no WordPress

5/5 - (1 vote)

Todo blogueiro quer criar um blog de sucesso. A página pode falar sobre moda, carros ou até livros de terror. Trata-se de uma maneira fácil de dividir seus interesses, fazendo com que eles sejam vistos e compartilhados com o máximo de pessoas.

Para quem está começando agora, os desafios são grandes. Hoje, já existem muitos blogs no mercado e, para se destacar, é necessário um trabalho pesado. Se você precisa de algumas dicas, basta ler o nosso texto de hoje para a aprender as bases necessárias para você criar um blog de sucesso!

Incentive o fluxo orgânico do seu blog

Criar um blog de sucesso - Acessos orgânicos

Page views conseguidos por meio de visitas espontâneas valem muito mais do que aquelas obtidas por meio de links patrocinados e AdWords. Para melhorar a qualidade desse tipo de pageview, o desenvolvedor web pode trabalhar com o uso de links para a própria página em seus textos.

Outra opção é o uso de seções na barra lateral. Elas podem agrupar os últimos posts, os de mais destaque ou apenas possuir uma nuvem de tags. Em todos os casos, o visitante ficará instigado a passar mais tempo visualizando o seu conteúdo, conseguindo baixar a taxa de rejeição da sua audiência.

Use SEO para otimizar a sua página

Novos leitores podem ser conquistados de diversas formas. Uma delas são as buscas no Google e nos serviços semelhantes. Entretanto, para ser encontrado em uma página de buscas, é necessário um longo trabalho.

Com o uso do SEO, uma página pode ganhar destaque mais facilmente. A prática, utilizada no mundo todo, envolve uma série de otimizações no código HTML do blog. Assim, ao reduzir o uso de requisições HTML e ao trabalhar com boas palavras-chave, o seu endereço passa a ser visto por mais pessoas.

Além disso, o uso de layouts responsivos passou a ser um diferencial para quem busca otimizar um site para os mecanismos de busca. Ao criar um tema que se adapte automaticamente ao tipo de tela do usuário, você consegue ter um código mais enxuto e fácil de ser carregado. Além disso, como as novas diretrizes do Google envolvem a preferência por páginas responsivas, você passa a ganhar mais destaque no buscador.

Dica: Conheça nossos cursos de Front-End e crie sites responsivos.

Utilize os scripts e plugins para terceiros

O WordPress é caracterizado pela sua alta capacidade de personalização. Com um extenso suporte a plugins, scripts e temas, é difícil não criar a página perfeita.

O suporte permite que o dono de um blog possa instalar extensões próprias ou de terceiros no WordPress. Assim, você poderá criar o seu próprio script em JQuery ou então instalar um plugin feito por outro desenvolvedor. Eles serão integrados à sua página, fornecendo novas possibilidades de interação com os seus posts e aumentando o engajamento de seus visitantes.

Dica: Também possuímos diversos cursos de WordPress. Confira aqui!

Tenha um feed RSS e perfis nas redes sociais

Nenhum blog sobrevive se não conseguir trabalhar a forma de como conquistar leitores fiéis. Uma das formas de conseguir isso é indo além da simples postagem na página principal. Com o auxílio dos feeds RSS e das redes sociais, a sua página pode alcançar mais pessoas.

As redes sociais irão atuar divulgando as suas publicações por toda a internet. Já os feeds RSS permitem que os seus leitores te acompanhem em qualquer lugar do mundo. Na era dos likes e dos RT’s, saber levar o conteúdo ao leitor se tornou indispensável.

Tenha uma boa apresentação

Da mesma forma que nos preocupamos com a nossa apresentação em primeiros encontros, devemos nos preocupar com o visual do nosso blog. A escolha do tema deve ser feita de acordo com a personalidade da página. Isso irá garantir que visitantes se sintam mais confortáveis.

O WordPress permite ainda que você crie seus próprios temas, mas para isso você terá que ter conhecimento intermediário em PHP, CSS3, HTML5, Tableless, e ainda dominar o Photoshop para criação de Layouts.

Já o gravatar não deve ser escolhido aleatoriamente. Ele deve passar a segurança que um visitante precisa para entrar e para se manter em seu blog.

Use o poder do WordPress a seu favor

O WordPress é uma plataforma poderosa. Apesar de ter sido criado para a publicação de conteúdos em blogs, hoje o CMS já foi adaptado para gerenciar milhões de sites no mundo todo. De lojas de pets a blogs de receitas, o WordPress viabilizou diversos negócios. Atualmente, o WordPress está presente em mais de 35% de todos os sites do mundo.

Saber escrever bem não é a única exigência para quem quer criar um blog de sucesso. É necessário otimizar o site em busca de melhores page ranks e uma navegação mais agradável. Assim, novos leitores são conquistados diariamente.

Se você quiser, poderá fazer nosso curso de Marketing de Conteúdo e aprender como criar textos incríveis ou ainda iniciar nosso curso de Inbound Marketing e dominar as técnicas que irão ajudar você a converter leads em clientes usando com WordPress.

O que você acha que é importante para criar um blog de sucesso? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar