MX Cursos

5 dicas excepcionais para captar leads

5/5 - (2 votes)

Leads. Essa palavrinha mágica vem sendo bastante falada há alguns anos no Marketing. Mas afinal de contas, o que são os Leads?

Lead é um contato de um potencial cliente ou consumidor totalmente qualificado aos seus serviços e/ou conteúdos. É aquele usuário que chega até seu negócio interessado por algo que você esteja oferecendo, mas que ainda não está em sua base e portanto ainda não é um cliente.

Os leads são tão importantes quantos seus clientes, pois um trabalho bem feito poderá fazer com que você transforme este lead em um cliente mais do que potencial e fiel.

Mas o que muitos não sabem é como captar leads de forma rápida e prática.

Neste artigo, listarei 5 formas de captar leads.

Continue lendo.

Captação de leads de sua base1. Captação de leads de sua base

Quando já se tem um negócio, seja ele digital ou não, certamente você já possui uma lista de clientes cadastrados. Pode ser em um sistema de cadastro, em uma planilha excel e até mesmo em uma agenda.

O ideal agora é que você transfira esta base para um sistema para que você possa trabalhar seu fluxo de automação.

Entre as empresas de maior destaque, estão:

Com sua base cadastrada em um dos serviços acima, será mais fácil você trabalhar a automação de marketing com esses usuários,

Se você puder segmentar essa base, ou seja, qualificá-lo entre diversos fatores como usuários que mais compram, preferências desses usuários, área de atuação, entre outros, o tiro poderá ser mais certeiro ainda.

Formulários de contato2. Formulários de contato

Uma forma bem rápida de captar leads é através de formulários. Se você puder ainda trackear a página que esse usuário estava antes de te enviar um e-mail, melhor ainda. Dessa forma, você poderá categorizar este cliente, ou seja, se ele mandou um e-mail pra você por este formulário antes de visitar um produto X, você poderá qualificar este usuário com um potencial comprador desse produto ou a categoria deste produto.

Isso faz com que seu contato com ele através da automação seja mais segmentado, personalizado e inteligente.

Formulários de contato3. Modais de captura

Os modais de captura são os queridinhos de quem trabalha com content marketing e inbound marketing. Isso por que são formas eficientes de captar rapidamente usuários potenciais.

A maioria dos recursos permitem criar capturas personalizadas, individuais por páginas, categorias e ainda com diversas ações como abrir quando o usuário navega em seu site, depois do usuário ficar ociosos por x minutos e até mesmo quando o usuário pretende sair do seu site.

Trabalhando na personalização desses modais, você poderá captar leads já segmentando-os.

Existem serviços que ajudam você nesta tarefa, como:

Ao contrário do Ninja Popup’s, o Sumome pode ser instalado tanto em sites WordPress como em sites “Não WordPress”, como sites institucionais ou lojas virtuais.

Landing pages4. Landing pages

As Landings pages são páginas no estilo “onepage”, ou seja, páginas com um único front e sem quaisquer links de distração do usuário que entra nela.

O visitante terá basicamente 2 opções: Interagir com o conteúdo desta página ou sair dela fechando o navegador. Essa postura de deixar o usuário focado no conteúdo da Landing page faz com que esta página seja poderosa na captação de leads.

Geralmente, as landing pages possuem:

  • Vídeos em destaque sobre o que você oferece
  • Benefícios
  • Vantagens
  • Depoimentos
  • Cases
  • Formulário de captura

Para que você entenda melhor como isso funciona na parte prática, vamos a um exemplo real.

Suponhamos que você seja um proprietário de e-commerce de venda de óculos e esteja precisando potencializar a venda de óculos da marca Ray Ban.

Você poderá criar um eBook mostrando as diferenças de todos os óculos desta marca, as pré-definições, vantagens, melhores óculos para cada tipos e formatos de rostos, etc…

Em seguida, iria criar uma Landing page para que o usuário pudesse baixar este eBook. Bingo!

Para baixar o eBook, o usuário terá que preencher um formulário e é neste formulário que você captará este Lead.

Depois de preencher o formulário, você entregará automaticamente a ele o link de download o eBook. Pronto!

Este usuário já é um possível cliente potencial para seus óculos Ray Ban. Basta agora você trabalhar um fluxo inteligente com este lead para que no final da etapa ele se torne um comprador dos seus produtos.

Este exemplo utiliza o conceito da reciprocidade, bastante usado no poder da persuasão. Você está dando algo a este usuário se cobrar nada e em troca ele apenas fornece seus dados, os conhecidos Optin’s.

Ferramentas

Existem diversas ferramentas para criação de Landing Pages, assim como a própria RD Station mencionada aqui. Mas o Mobirise é um software gratuito incrível que te ajudará a criar as Landing Pages mais incríveis. Aliás, temos um treinamento ensinando a criar sites com esta ferramenta.

Webinars5. Webinars

Uma das formas mais incríveis de captar leads é através de vídeos online. Os Webinars, que são transmissões ao vivo, podem potencializar rapidamente esta captura.

Usando o mesmo exemplo do e-commerce de óculos, que tal um webinar mostrando as diferenças entre os óculos? Mostrando as vantagens de cada marca, de cada produto?

Certamente você teria um grande volume de usuários com dúvidas de qual óculos comprar e mostrar qual produto é o mais ideal, poderá aproximá-lo do seu negócio.

No final do Webinar, você poderá direcionar esses usuários a uma Landing page onde no final, ao preencher um formulário, ele ganhará 20% de desconto na compra de um óculos.

Além de já vender o produto, você terá um lead qualificadíssimo e potencial para compras futuras.

Caso você queira saber mais sobre como realizar webinars, que tal conhecer a Eventials?

Gostou do artigo? Já trabalha com inbound marketing? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário.

Um abraço e até a próxima.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar