Marketing Digital

5 dicas para usar o Instagram no e-commerce

5/5 - (1 vote)

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais que mais faz sucesso entre os usuários da internet? Para você ter uma ideia, ele tem em média 300 milhões de usuários em mais de 200 países. São usuários efetivamente ativos, com mais de 30 bilhões de fotos postadas diariamente.

E, como não poderia ser diferente, os brasileiros lideram o segundo lugar em número de adesão, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O Brasil tem mais ou menos 29 milhões de usuários e cerca de 60% desses usuários acessam a plataforma, no mínimo, uma vez ao dia.

Bem, você deve está se perguntando o porquê desses dados estatísticos. E a resposta é bem simples: porque aqui pode estar a mina de ouro que você estava procurando para dar aquele up no seu e-commerce! Por que não aproveitar o sucesso desse aplicativo de compartilhamento de imagens para se conectar com seus consumidores?

Que tal tentar? Gostou da ideia? É preciso apenas saber utilizar essa plataforma de forma correta, aproveitando todo seu potencial para melhorar seu e-commerce.

Então, vamos lá? Aí vão 5 dicas que vão ajudar você a usar o Instagram estrategicamente no seu e-commerce, ok?

1. Trabalhe o seu perfil

A primeira coisa a ser observada é o cuidado que você deve ter com seu perfil. Ele deve ser usado exclusivamente para seu e-commerce. E ele é o único lugar onde você vai poder colocar um link que seja “clicável”.

Como não é possível adicionar links nos posts, você deve procurar otimizar o máximo essa parte para convidar o usuário a clicar nesse link e gerar tráfego.

2. Tome cuidado com as imagens

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social de fotos, portanto, o foco principal deve ser na qualidade das fotos e dos vídeos que você posta.

Procure saber qual tipo de imagem se adapta melhor ao produto que você deseja promover. Coloque imagens que se adequem tanto em desktop — hoje, existem meios alternativos de utilizar o Instagram em seu PC — quanto em mobile.

O ponto forte do Instagram é a criatividade das fotos, a espontaneidade, aquele algo a mais que faz com que o usuário se interesse pelo que está vendo. Por isso, a qualidade da imagem nesse ponto faz toda a diferença.

3. Utilize hashtags para melhorar seu e-commerce

As hashtags, principalmente as mais populares, são excelentes para envolver as pessoas. Elas podem ser aproveitadas para utilização de links e, assim, redirecionar os usuários até seu produto.

Mas um conselho: utilize as hashtags com moderação, pois elas servem para contextualizar as mensagens que realmente queremos transmitir. E lembre-se que as hashtags devem ser usadas para interação entre os usuários e não apenas com intuito de vender produtos. Muito cuidado para não pecar nos exageros, ok?

4. Interaja com seus seguidores

Por mais que você esteja interessado em utilizar o Instagram como uma estratégia de marketing para seu e-commerce, não se esqueça que ele é uma rede social, portanto, interaja com seus seguidores.

Faça e responda comentários, procure repostar as fotos marcadas, tente incentivá-los a participar das hashtags, enfim, faça realmente parte da comunidade. Essa é uma excelente oportunidade para estreitar laços e promover sua loja.

5. Potencialize sua conta no Instagram

Não adianta apenas criar uma conta no Instagram, postar de vez em quando e esperar bons resultados. Qual deve ser seu objetivo com essa rede social? Ganhar seguidores, é claro! E para quê? Para poder promover seu e-commerce, não é isso?

Então, a partir do momento em que você criou sua conta e tem como meta utilizá-la como um meio de comunicação eficiente no seu e-commerce, não pare mais de trabalhar nela. Para isso, faça o seguinte:

  • Promova seu perfil do Instagram na página do seu site;

  • Tente postar diariamente, mas se não for possível, tente fazer isso o máximo possível por semana;

  • Compartilhe conteúdos de qualidade;

  • Utilize o aplicativo “Regram” para compartilhar imagens de outras pessoas — assim cria-se uma interatividade maior com seus seguidores;

  • Faça promoções e concursos;

  • Felicite seus usuários em datas importantes.

E aí? Já tem uma conta no Instagram? Compartilhe com a gente e diga o que achou das dicas.

[epico_capture_sc id=”2227″]

 

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.