Marketing Digital

6 dicas para ser um gestor de social media de sucesso

Rate this post

Não há dúvidas de que as redes sociais já são um dos meios publicitários de maior impacto no mundo. Hoje, muitas empresas preferem investir em posts patrocinados do que em spots comerciais para a TV. E a profissão de gestor de social media nunca esteve tão em alta.

Ele é quem está por trás de perfis como o do pinguim do Ponto Frio e o cemitério que bomba no Facebook. Um gestor pode trabalhar sozinho ou ter uma equipe consigo, mas, para se destacar no mercado, não tem jeito, é preciso saber um pouco de tudo.

Para encarar essa missão, acompanhe as nossas dicas:

1. Use as redes sociais

Gestor de social media não é apenas um heavy user de internet, mas alguém com conhecimento de marketing digital, web design, entre outros. Porém, ao mesmo tempo, ajuda se ele usar bastante as redes sociais em sua vida pessoal. Afinal, um bom gestor está ligado nas últimas novidades e, se você não faz parte desse universo, acaba ficando alienado e não trazendo insights ao cliente.

2. Não tenha medo dos números

Dados numéricos fazem parte da rotina de um gestor e nem sempre eles são assustadores. Utilize ferramentas ou os próprios dados que as redes fornecem sobre o engajamento de fãs e seguidores para melhorar o conteúdo e crescer seu alcance. Se você ainda não tem noções sobre monitoramento e métricas para as redes sociais, busque um curso sobre o tema.

3. Adote uma planilha

Monte um calendário de posts. Se você posta mais de uma vez por dia, separe horários (como manhã, tarde e noite) e coloque todos os posts programados nessa planilha. Com a visão geral do conteúdo, você se planeja e pode dizer não ao cliente quando necessário. Aqui, você encontra um modelo criado pelo Hootsuite, uma das ferramentas mais famosas de gerenciamento de social media.

4. Faça seu cliente investir

Já foi o tempo em que posts orgânicos se tornavam virais. Atualmente, os conteúdos mais vistos e, logo, mais compartilhados, são os posts pagos. Para anunciar nas redes sociais, o investimento é bem menor que em meios de comunicação tradicionais e o retorno pode muitas vezes ser bem maior. Aprenda a melhor forma de anunciar, pesquise empresas que usam bem esse recurso e mostre ao seu cliente o retorno possível.

5. Diversifique as redes

Não muito tempo atrás, a principal rede social do país era o Orkut, que nem existe mais. Hoje, reinam Facebook e YouTube, mas o Snapchat está vindo logo atrás. Outras surgiram para atender necessidades de nicho, como o LinkedIn (para networking de trabalho), o Pinterest (para tutoriais) e o Twitch (para streaming de jogos).

A cada dia, surgem novas redes, novas formas de se comunicar. Você só vai definir qual o melhor canal para o seu cliente se conhecer a maioria delas e entender o público de cada uma. Para isso, pesquise bastante e entenda quem seu cliente quer atingir, como e por quê. Teste todas as possibilidades e planeje estratégias em multicanais.

6. Valorize a opinião do usuário

Uma regra simples, independentemente da rede social escolhida, é ouvir os internautas. Sabe aquele lema de que “o cliente tem sempre razão”? Então, na internet, isso vale mais ainda, porque o poder de compartilhamento de uma crítica pode impactar as empresas muito além do que elas imaginam.

Mostre para o seu cliente a importância de ter fãs e seguidores que acreditam e defendem a marca e que, para isso, é necessário investir no chamado SAC 2.0, ou seja, no atendimento personalizado pelas redes sociais.

Se você, como gestor de social media, consegue mostrar para o seu cliente a importância das redes sociais nos negócios, já conquistou algo que muitos ainda estão apenas tentando. Persevere e busque sempre aprimorar seu trabalho. Quem faz diferente, acaba sempre se destacando no mercado.

E, se você gostou dessas dicas e quer receber mais conteúdo de capacitação na área, assine a nossa newsletter. Prometemos não mandar spam, só conteúdo relevante pra você!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.