Categories: Design

6 ferramentas indispensáveis para designers

Rate this post

Você já tem alguma noção de design gráfico e, em um belo dia, você acordou com uma vontade imensa de seguir carreira como designer. Ótima escolha! O mercado de trabalho é bem amplo para o profissional desta área. Mas não basta apenas ter uma noção. É preciso ter conhecimento e dominar muito bem algumas ferramentas de design.

Apesar de ser um mercado amplo, ele é bastante concorrido, com muita gente boa por aí, desenvolvendo ótimos trabalhos. Portanto, quanto mais conhecimento você tiver, melhor para você e para seus clientes.

Assim, leia este artigo até o final e veja as principais ferramentas de design que você precisa dominar.

1. Gravit Designer

O Gravit Designer é um software incrível que permite designers a criarem artes incríveis de maneira rápida e prática. Embora seja um software robusto e simples, permite a criação de diversas artes como banners, flyers, logos, entre diversas outras. Ainda que não seja tão completa como o Photoshop, por exemplo, é super indicada para profissionais que estejam iniciando e também para quem precisa de um software leve. Além de possui um aplicativo que pode ser instalado no computador, também possui versão online. Dessa forma, o designer poderá criar suas artes online, sem precisar instalar o sistema na máquina.

2. Adobe Photoshop

Um designer que não sabe utilizar o Photoshop é a mesma coisa que um médico que não sabe usar um estetoscópio! O Adobe Photoshop é a mais utilizada ferramenta de edição de imagens do mundo.

Com ela, você consegue tratar fotos, tirando suas imperfeições, ressaltando detalhes e muito mais. Além disso, ela permite utilizar efeitos que, bem usados, podem fazer toda a diferença no trabalho final.

3. Adobe Illustrator

Mais uma ferramenta do pacote Adobe, ela serve para criar imagens vetoriais e é muito utilizada para a criação de logotipos. Alguns designers preferem o Corel Draw, mas o Illustrator é a mais utilizada pelos profissionais. Vale muito a pena investir seu tempo para aprender a usá-la.

4. Fireworks

Como o marketing digital está em alta, você não pode deixar de trabalhar com o web design. Por este motivo, você precisa aprender a trabalhar com esta ferramenta. Com ela, você desenvolve layouts de sites, produz animações simples, além de editar imagens.

A vantagem do Fireworks é que todas as imagens que você trabalha nele já são otimizadas para a web.

5. Dreamweaver

Se você tem facilidade com programação de sites, vai adorar o Dreamweaver. Com ele, você edita os códigos de suas páginas de forma simples. Além disso, ele permite que você construa um site, sem a necessidade de mexer nos códigos.

Mas, ainda assim, é recomendável saber de programação, pois ele gera códigos sujos, muito pesados e com funções ultrapassadas — sem tirar o mérito da ferramenta.

5. Adobe InDesign

O InDesign foi lançado para substituir o antigo Adobe Page Maker. Ele é uma excelente ferramenta para diagramação de anúncios, páginas de revistas, jornais, tabloides etc. Para a internet, sua utilidade pode ficar restrita para a construção de publicações digitais.

 

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Ver comentários

  • Como vocês tem coragem em dizer o Adobe Flash é "Obrigatório para quem quer seguir a carreira de webdesigner" ?

    Essa tecnologia não está mais presente em nenhum lugar, muito raro, se vocês dessem um foco (ao menos) para criação de jogos e exportação mobile/desk até entenderia o que vocês queriam com essa matéria.

    Sou aluno de vocês, gosto de vocês, mas estão pisando na bola, e ainda aparece nas notificações do desktop... nossa...

    • Oi Renato,

      Obrigado pelo seu comentário. O Flash continua firme e forte pra quem trabalha com Multimedia. Deixou de ser utilizado para animações focadas para web, mas no cenário Multimedia, Criação de jogos, entre outros, continua sendo muito utilizado. Não é por que entrou em desuso por conta do HTML5 que não pode ser citado.

      De qualquer forma, adaptei esta parte seguindo seus feedbacks e sugestões :)

      Todo Designer deveria saber utilizar, mesmo que sua utilização não seja tão frequente.

      Neste mercado tão dinâmico e competitivo, a versatilidade faz a diferença!

      Um abraço.

    • Fiiquei chocado ao entrar no aritgo e me deparar apenas com softwares da Adobe!

      • e verdade existe muitos softwares bons online para trabalhos mais simples!

      • Rodrigo, faz sentido sua reflexão. Por isso, adaptamos o post inserindo um software gratuito que atende bem as demandas de Designers. Removemos também o Flash, por entender que seu desuso eminente não o torna correto para esta lista. Obrigado pelo feedback.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.