Categories: Programação

8 linguagens de programação que os programadores precisam saber

4.5/5 - (2 votes)

Em 2011, o empresário Marc Andreessen publicou o artigo “Por que o software está comendo o mundo”, em que chama a atenção para a importância das empresas de software para o mundo. Uma pesquisa da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro faz o mesmo ao estimar que, em 2020, o Brasil irá precisar de 408 mil especialistas em computação.

O caminho até lá é longo, e isso significa que a porta está aberta para quem busca aprender linguagens de programação e saber codificar. Mas, com tantas disponíveis, por onde começar?

Para ajudar você, que quer conhecer as principais linguagens, preparamos uma lista com as melhores. Acompanhe!

1. SQL

SQL significa Structured Query Language. Ela não é uma “linguagem procedural,” o que significa que não ensina o computador a executar ações e criar dados. Em vez disso, é uma “linguagem de consulta“, ou seja, incide sobre a recuperação de dados.

O que você pode fazer com ela?

SQL é boa em busca de dados, sendo usada para recuperar informações de bancos de dados e combiná-las na criação de relatórios.

2. Java

Java é uma linguagem de programação de uso geral, que pode ser executada em praticamente qualquer tipo de computador e é independente de ambos os dispositivos e plataforma. É uma linguagem orientada a objetos, o que basicamente significa que ela é composta por módulos de códigos, como forma de tijolinhos Lego — podendo ser usados em outros programas, sem ter que reescrevê-los.

O que você pode fazer com ela?

A resposta é: praticamente qualquer coisa. Ela permite que você construa aplicações, desenvolva aplicativos Android, implante aplicativos, integre bibliotecas e crie interfaces gráficas sofisticadas.

3. Python

Python é uma linguagem de programação conhecida por sua clara sintaxe e legibilidade.

O que você pode fazer com ela?

Ela pode ser usada para programar aplicações web e desktop. Também é muito utilizada nas ciências para analisar dados.

4. Javascript

Essa é uma linguagem de programação usada para fazer efeitos web interativos, construir ricas interfaces de usuário puxando os dados API e interagindo com uma grande variedade de sistemas diferentes. Interage e constrói marcação HTML na página manipulando o documento HTML na janela.

O que você pode fazer com ela?

Javascript não é apenas usada para incrementar seu site, mas também pode ajudar com coisas como validação ou até mesmo programação de jogos. Pense nisso como a resposta da web a determinadas ações do usuário.

5. C#

C# é uma linguagem de programação paradigma múltipla desenvolvida pela Microsoft para concorrer com o Java. Um híbrido de C e C++, ela foi projetada para ajudar a melhorar a produtividade e desenvolvimento da web.

O que você pode fazer com ela?

Você pode fazer coisas como softwares, escrever aplicativos do Windows, jogos de programa, escrever aplicativos móveis nativos — todos com chamadas de API nativas e controles da plataforma nativa.

6. C++

Essa linguagem de programação, com propósito geral, é usada para definir uma série de operações que um computador pode executar para realizar uma tarefa.

O que você pode fazer com ela?

Pode ser usada para manipular números e textos. Muito usada na introdução de dados em bases de dados, exibição de gráficos, análise de dados e controle de dispositivos de PC conectados.

7. PHP

PHP é um acrônimo recursivo para Hypertext Preprocessor. Essa é linguagem de script mais usada no backend de sites com bancos de dados de escritas em SQL.

O que você pode fazer com ela?

Pode ser usada de várias maneiras, incluindo geração de páginas com conteúdos dinâmicos, interagindo com os arquivos do servidor em uma infinidade de formas, coleta de dados de formulários, envio e recebimento de cookies e modificação de dados database.

8. Ruby on Rails (“Rails”)

Ruby on Rails é um framework web cheio de recursos construído em Ruby (uma linguagem de programação), que permite o desenvolvimento web mais robusto.

O que você pode fazer com ela?

Ruby é uma linguagem dinâmica, orientada a objetos de uso geral de programação que irá ajudá-lo a obter rapidamente um site em funcionamento.

Esperamos que tenham gostado do post e conhecido mais sobre as linguagens de programação. Quer ficar sempre por dentro das novidades? Siga nossa página no Facebook!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Ver comentários

  • Parabéns a todos os amigos MX Cursos em especial Felipe Cardozo acompanho esse trabalho a muito tempo

  • Muito bem explicado este assunto. Ajudará muito a quem estiver iniciando no mundo da programação. Parabéns!

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.