Categories: Marketing Digital

Aprenda a precificar o seu produto digital!

Rate this post

Uma das etapas mais difíceis na hora de tirar seu empreendimento do papel é exatamente aprender a dar preço para o seu trabalho! Quando trabalhamos com produtos digitais, essa dificuldade acaba sendo um pouco maior, por não termos um valor material pré-determinado para boa parte dos serviços.

Quer aprender como precificar seu produto digital? Então, continue lendo nosso texto de hoje! Nele, vamos te ajudar a conhecer e considerar os fatores que alteram a precificação do seu produto digital.

Como precificar um produto?

Quando vendemos um produto comum é razoavelmente fácil calcular seu preço. Se você tivesse, por exemplo, uma fábrica de canecas, seria possível saber o preço pago por cada peça e calcular seu lucro.

Além disso, é possível considerar outras variáveis como a locação ou a compra de um espaço físico para o seu empreendimento, as contas que são pagas para manterem as portas abertas e o valor do trabalho de seus funcionários. Assim, o cálculo do valor do seu produto é facilitado.

Canecas, independente do material do qual são feitas, têm um preço mínimo que as tornam rentáveis, assim como todas as outras coisas que vendemos, como serviços e produtos. Estas são algumas questões que impactam diretamente no processo de precificação dos produtos.

O que devo levar em consideração para um produto digital?

O valor do seu produto é tão determinante para o sucesso do seu empreendimento quanto sua qualidade. A partir desse número, que parece quase mágico, o consumidor pode aferir se aquele produto será uma necessidade vital ou supérflua, de acordo com sua demanda usual.

Quando for hora de definir o preço do seu produto digital, conhecer como precificamos as coisas é importante. É preciso considerar, como no exemplo da sua fábrica imaginária de canecas, quanto você gastou para desenvolver seu produto.

Aqui, levamos tempo de criação em consideração como levaríamos matéria-prima, se esse fosse o caso. Calcule o quanto de tempo você gasta para produzir cada produto e estabeleça quanto vale esse tempo.

Por serem produtos, no geral, não materiais, a variável mais importante que você precisa levar em conta é quanto tempo você precisou dedicar para a produção de cada um deles.

Projete seus lucros e conheça sua audiência

Considere sua expectativa de vendas na hora de gerar o preço de seu produto digital. Ela vai conseguir te dar uma ideia do quão grande precisará ser sua margem de lucro para se manter no mercado,e, a partir dela, será possível determinar de maneira mais precisa o preço do seu produto digital.

Além disso, é claro, é preciso levar em consideração em que nicho seu produto se encaixa e quais vantagens oferece em longo prazo, como possíveis atualizações. Isso deve ficar claro para o seu cliente e deve ser exposto como vantagem, para que ele entenda que os preços praticados foram levados em consideração para atendê-lo melhor.

Conheça a concorrência

Para saber quanto sua empresa vai cobrar, é preciso considerar, além disso, os valores praticados pelo mercado. Se você consegue entregar um produto muito superior, cobrar um pouco a mais é esperado. Por isso, é preciso ter uma ideia dos seus concorrentes e se eles são opções viáveis para seu público.

Caso seu produto esteja inserido em uma área competitiva, talvez, cortar um pouco na sua margem de lucros pode ser uma ótima maneira de começar a divulgá-lo, mas não deve ser um plano rentável em longo prazo. Saber como colocar preços no seu produto digital, talvez, só se equipare em importância à hora de saber mudá-los em resposta ao mercado.

Somado a isso, existe o fato que uma grande diferença de preços entre o seu produto e os de seu concorrente chamará suspeitas para sua qualidade.

Vê como preço faz toda a diferença na hora de vender seu produto digital? Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco melhor sobre como praticar a precificação de seu produto digital.

Dica: Quer se aperfeiçoar em cursos de tecnologia como Edição de Vídeos, Marketing Digital, Design, Modelagem 3D, Front-End e Programação? Conheça nossos cursos online e potencializa suas habilidades nas tecnologias do presente e do futuro.

E você, como você costuma colocar preço naquilo que faz de melhor? Conta pra gente nos comentários!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.