Categories: Design

As 6 melhores dicas de como usar o Adobe InDesign

5/5 - (1 vote)

O InDesign é o carro-chefe da Adobe quando falamos de editoração eletrônica e suas possibilidades são — basicamente — ilimitadas. Assim, gastamos um tempo que poderia ser mais bem aproveitado, uma vez que não conhecemos direito todos os recursos que o programa oferece.

Dica: Quer se especializar em InDesign? Conheça nossos cursos.

Para contornar essa situação, acompanhe o post de hoje, pois vamos apresentar algumas dicas de como usar o Adobe InDesign da melhor forma e ser mais produtivo. Olha só:

Prepare seu arquivo primeiro

Ao clicar em “new document”, aparecerá uma janela para que você configure seu arquivo. Aproveite e já prepare seu documento a fim de ganhar tempo, selecionando se o material é para impressão ou para a web, tamanho e número de páginas, orientação do papel (retrato ou paisagem), número de colunas, margens e sangria.

Configure a página mestre

A página mestre é um dos principais recursos para otimizar seu tempo no InDesign, já que você pode configurar uma única vez informações que precisam estar em todo o layout — grid, cabeçalho, rodapé, número da página e títulos —, fazendo com que esses elementos apareçam automaticamente em múltiplas páginas. Para configurar, é só clicar duas vezes em “A-Master”.

Salve seu espaço de trabalho

Outro modo de otimizar seu tempo é personalizar seu espaço de trabalho (workspace) e salvá-lo. Assim, toda vez que abrir o programa, ele estará lá pronto para ser usado, sem a necessidade de ficar ativando as ferramentas novamente no menu “window”.

Quando terminar de selecionar suas janelas e de personalizar seu espaço, é só clicar na setinha ao lado do campo de busca no menu superior e escolher a opção “new workspace”.

Controle a hifenização

Muitas vezes, trabalhamos com textos justificados e precisamos ficar de olho na hifenização para manter a estética da diagramação. Neste caso, em vez de forçar a quebra da linha manualmente, é melhor automatizar o processo. Para tanto, é só usar os seguintes procedimentos:

  • Selecione a palavra e aplique o atributo “no break”, na janela “caractere”;
  • Em “discretionary hyphen”, adicione um hífen condicional na frente da palavra;
  • Inclua a palavra no dicionário do InDesign e aplique um ~ (til) na frente dela.

Justifique melhor o texto

Ainda sobre textos justificados, há uma maneira bem prática de melhorar a aparência deles com o objetivo de deixar sua diagramação ainda mais fluida. Para isso, acesse a categoria “justification”, na janela “paragraph” e aplique as configurações a seguir:

  • Em “word spacing”: 80%, 100%, 120%;
  • Em “letter spacing”: -5 %, 0% , 5%;
  • E em “glyph scaling”: 98% , 100%, 102%.

Abuse dos atalhos

Muitas vezes, perdemos muito tempo indo e vindo na hora de selecionar as ferramentas. Sendo assim, para otimizar sua produtividade é recomendado que você utilize sempre os atalhos.

Entre os mais comuns estão: pressionar a barra de espaço para se locomover melhor no layout; “Ctrl + scroll do mouse” para dar zoom in e zoom out; e “Shift + w” para ativar o modo de visualização. Há uma variedade enorme de atalhos que ficaria inviável listar todos aqui. No entanto, você pode acessar esse link e conhecer os principais.

Como dissemos, o InDesign oferece infinitas possibilidades e, para conhecer todas elas, é fundamental que você faça um curso especializado — inclusive, no conforto da sua casa, por meio de uma plataforma online.

Dica: Quer se especializar ou potencializar seus conhecimentos em Design Gráfico e dominar tecnologias e linguagens como Photoshop, Illustrator, InDesign, 3D, entre outros? Conheça nossos cursos online e decole sua carreira.

E aí, preparado para entrar nessa e saber como usar o Adobe InDesign como ninguém? Se ainda houver qualquer dúvida, não deixe de comentar!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Ver comentários

  • Preciso de uma ajuda.
    Estou editorando um livro e o Indesign está hifenizando palavras duas vezes.
    Ex:
    Aplicando-
    -lhe

    aplicando-lhe, onde "aplicando é a última palavra da linha" e lhe é a primeira da outra linha.

    Pode me ajudar?

    • Wagner, este é um recurso comum e está correto. Ajuda ao leitor que trata-se de uma hifenização onde ocorre um pronome objetivo, ex: -me; lhe; nos...
      Isso evita um mal entendimento da palavra parecer que fosse uma só, apenas hifenizada "Aplicandolhe". Espero q tenha ajudado aí na dúvida.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.