Design

Behance vs Site: qual é o melhor jeito de mostrar seu portfólio?

Rate this post

Já dizia Diumbanda, vocalista da Cia do Pagode: “tudo que é bonito, é pra se mostrar”. E quando o assunto é o portfólio de um web designer, aí que esse conselho faz mais sentido ainda. Mas qual é melhor jeito de mostrar o portfólio na internet? Em um site ou em um Behance da vida?

Pois é exatamente isso que vamos responder neste post. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Behance: o Facebook (ou LinkedIn) dos designers

Primeiro um pouco de história: lançado em 2006 pelo norte-americano Scott Belsky (um sujeito que hoje é VP de produtos da Adobe e investidor de algumas empresas bem conhecidas como Uber, Pinterest e Periscope), o Behance surgiu para ser um espaço em que os designers poderiam publicar seus trabalhos e, de quebra, ainda fazer networking com outros profissionais. Ou seja: era para o projeto ser uma mistura de Facebook com LinkedIn para os designers — só que o projeto cresceu e hoje ele é bem mais do que isso.

Em 2012, o Behance foi comprado pela Adobe e atualmente ele abriga também trabalhos de fotógrafos, jornalistas e até mesmo arquitetos, ainda que seu foco principal seja, de fato, o trabalho dos designers.

Quando usar o Behance?

O Behance pode ser uma boa ferramenta para mostrar o portfólio tanto para quem já conta com um site próprio quanto para quem ainda não marca presença na internet. Afinal, como essa plataforma tem todo um lado social, ali é um excelente caminho para divulgar seu trabalho para mais pessoas e até mesmo receber alguns feedbacks de quem realmente entende do assunto.

Outro ponto a favor do Behance é que o site conta com um grupo de curadores que diariamente escolhem os trabalhos mais relevantes de cada área para receber uma espécie de selo de aprovação — algo que ficaria lindo em qualquer currículo!

Os primos do Behance

Agora vale dizer também o seguinte: nem só de Behance vive a internet dos designers. Existem outros projetos com ideias similares, em que é possível promover seus trabalhos.

Dribbble

Apesar de hoje o Dribbble — que não tem nada a ver com jogadas de futebol — parecer bastante com o Behance, sua ideia principal é a de promover apenas alguns pedaços de um projeto que você esteja realizando.

Cargo

Também focado para a publicação de portfólios, o Cargo Collective se diferencia dos concorrentes por fornecer não apenas um perfil para os usuários, mas alguns templates para que o designer possa criar a sua página pessoal como quiser, tanto dentro quanto fora da plataforma.

Krop

Um pouquinho mais velho que o próprio Behance, o Krop (de 2005) já serve mais como uma espécie de ponte entre os melhores designers e algumas empresas que estejam atrás desses profissionais.

Por último, mas não menos importante, vale ainda uma última dica por aqui: antes de escolher a sua plataforma favorita de portfólio na web, não deixe de dar uma olhada neste post, em que mostramos como criar um portfólio das suas criações.

O bom e velho site

Mas, e os sites? Eles também têm seu lugar na hora de montar um bom portfólio na internet.

Apesar de plataformas como o Behance oferecerem um espaço gratuito para a divulgação dos trabalhos e ainda ajudar com o networking, o fato é que não existe nada mais profissional do que ter um bom site na web — e existem alguns motivos para a gente falar isso:

  1. Quando você cria o seu site você tem mais liberdade de fazer o que quiser.
  2. Você pode ter um blog dentro do site, escrever sobre o universo em que trabalha e, assim, tornar-se referência no assunto.
  3. Quando você registrar um domínio com o seu nome, você também pode ter um e-mail profissional com seu nome
  4. No site, você pode mostrar seu conhecimento em outras ferramentas e áreas — como programação, UX e UI, por exemplo.

Descobriu qual é o melhor jeito de mostrar o portfólio na web? Então que tal escolher os seus melhores trabalhos e dar aquele tchan no seu portifa digital?

Ah, quer mais algumas dicas? Então confira este post e saiba o que é personal branding (e por que todo designer precisa disso)!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

2 meses atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

2 meses atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

2 meses atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

2 meses atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

2 meses atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

2 meses atrás

This website uses cookies.