Categories: Design

Como suprir a falta de designers em sua equipe?

5/5 - (1 vote)

Famosos por suas camisas xadrez e gosto peculiar para música, os bons designers são tipos de profissionais que parecem estar em falta hoje em dia no mercado. Capazes de transformar até o mais complicado sistema em uma espécie de Capela Sistina digital, esses profissionais têm optado cada vez mais por carreiras paralelas ou andado mais ocupados em seus próprios projetos, e por isso não é raro encontrar equipes de desenvolvimento desfalcadas nessa área.

Mas, calma, se esse for o seu caso, não se preocupe. Com uma boa conexão de internet e os links certos, você verá que é fácil resolver esse problema — ainda que seja com as próprias mãos. Confira!

Contrate um freela

Normalmente quando um designer é muito bom, dificilmente ele fica desempregado. E isso acaba dificultando a busca por grandes nomes no mercado. No entanto, a maioria deles continua sempre disposta a ser freela de algum projeto, e isso pode ser uma boa saída para a sua equipe.

Com a ajuda de programas como Skype ou Gtalk (para reuniões), Dropbox ou Google Drive (para troca de arquivos), Trello (para administração de tarefas) e Toggl (para contabilizar as horas trabalhadas), fica fácil gerenciar um trabalho freelancer a distância. Agora uma dica: para saber se a pessoa é boa mesmo para o trabalho, nada melhor do que pedir para que outros designers avaliem o portfólio dele. Não confie apenas no seu olhar ou no do seu amigo que indicou o sujeito.

Procure um designer em alguma plataforma colaborativa

Tudo bem, então você animou chamar um designer freelancer mas não tem referência de nenhum profissional? Sem problemas! Através de sites como o We Do Logos ou Freelancer você pode colocar um briefing do seu projeto on-line e aguardar algumas respostas com propostas de designers de todos os lugares.

Use (bons) templates

Outra saída muito usada também é a adoção de templates (arquivos com a parte do design, seja de um blog, site ou até aplicativo já prontas) em alguns projetos.

O lado bom desse tipo de saída é que ela é rápida (você só precisa pagar ou encontrar algum gratuito e baixar) e bem prática – fora que o designer ou programador que for trabalhar com o template ainda poderá adaptá-lo para as necessidades do projeto, alterando suas cores, formas e fotos. O lado ruim é que não é difícil encontrar algum projeto com o visual igual ao seu por aí, afinal, os bons templates são usados por mais empresas e mais pessoas.

Apure o seu olhar para o design

Ao contrário do que muita gente pensa, para ser designer você não precisa nascer com um dom natural, quase mágico. É possível aprender design gráfico facilmente.

Além dos cursos – e aí nesse caso nós temos a solução – e livros – como esse – que você pode encontrar por ai, ainda existem sites que servem de referência na área como o Behance (uma rede social com trabalhos de designers do mundo todo) e o Awwwards, um dos grandes nomes quando o assunto é web design.

Dica: Conheça nossos cursos de Design Gráfico e desenvolva suas habilidades criativas.

Aprenda também um pouco de UI

Um enraizamento do web design bastante importante e que ainda chama pouco a atenção das pessoas é o UI (User Interface Design, ou Design de Interface), um tipo de estudo que procura encontrar a melhor maneira de uma pessoa navegar por um site ou aplicativo.

Mais interessado em entender o comportamento normal dos usuários dentro daquele ambiente, o UI pode ser um tipo de aprendizado interessante para a sua equipe e que, se for pensada já no período de desenvolvimento, faz com que o trabalho do design gráfico fique mais fácil ou até mesmo desnecessário.

Ah, e vale dizer que, como não existe “achismo” no mundo do UI, você pode observar de perto o que dá certo ou errado na interface do seu projeto ao observar o comportamento dos usuários através de ferramentas como o Google Analytics e o Hotjar (que já falamos sobre aqui nesse post).

Bastante importantes em quase todo tipo de projeto, os designers ainda podem ser encontrados na internet, com a indicação de colegas ou até mesmo dentro da sua própria equipe. E se você mesmo quiser aprender a arte do design gráfico, vai perceber que a tal camisa xadrez nem é um item obrigatório para ser um bom profissional.

Gostou do nosso artigo? Quer aprender mais sobre design gráfico e web design? Então dê uma passadinha em nosso site para saber mais.

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Ver comentários

  • Que boa notícia. Então quer dizer que todos os Designers podem cobrar mais de 10 mil reais por qualquer trabalho daqui para frente. Se valorizar mais já que são eles que sempre estão com a "mão na massa".. Enquanto isso todos os designers estão investindo em como suprir a falta de agências e publicitários.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

2 meses atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

2 meses atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

2 meses atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

2 meses atrás

This website uses cookies.