MX Cursos
Dev

Curso online de programação: como escolher um?

Rate this post

Em um mundo cada vez mais dependente de computadores, cresce a demanda pelos profissionais que saibam fazer a interação entre máquinas e humanos — os programadores.

Responsáveis por garantir que a inteligência artificial funcione de maneira lógica e produtiva, essa é uma das profissões em alta nos últimos anos. Saiba, neste post, como encontrar um curso online de programação que combine com você e comece a programar já!

Escolha qual linguagem você deve aprender

Levando em conta a popularidade, as maiores linguagens são a C#, Java, Python, Ruby on Rails e C. Dessas, a Java é certamente a mais difundida, estando presente em jogos online e variados sites, quase sempre como companhia ao HTML e CSS.

No entanto, seu uso está em declínio: o surgimento de linguagens mais modernas e as constantes falhas de segurança são seus pontos fracos. De todas as listadas acima, um bom ponto de partida é a C#: relativamente fácil de aprender, moderna e útil para compreender a lógica de programação.

Programação

Procure um curso online de programação com praticidade

Programar exige tempo e dedicação por si só, e um curso com dificuldades práticas pode atrapalhar ainda mais. Fuja de planos de ensino muito focados em aulas teóricas — programação é uma disciplina de aprendizado prático — assim como de materiais sem multimídia ou interatividade.

Plataformas que tenham toda a comunicação contida dentro delas também contam pontos. Nada de e-mails e mensagens de texto em horários indesejados:tudo deve ser resolvido ali mesmo, no ambiente da plataforma.

Busque cursos com horários flexíveis

Nem todas as pessoas têm disponibilidade de assistir a aulas em um horário predeterminado, especialmente trabalhadores e freelancers que desejam se profissionalizar nos horários de descanso. Cursos online que tenham horários flexíveis para que o aluno decida como e quando assistirá aos conteúdos devem ter preferência.

A flexibilidade não deve estar apenas em horários, mas também no meio de acesso. Design responsivo é uma realidade, e os conteúdos do curso devem ser de fácil acesso tanto em desktops quando nos tablets e smartphones.

Avalie o suporte e a monitoria do curso

O processo de aprendizado nem sempre é tarefa fácil, e ter professores e profissionais que deem suporte ao aluno é um grande diferencial, especialmente se estiverem disponíveis a qualquer momento, dentro da plataforma.

Confira se o curso que você deseja tem essa disponibilidade, de preferência sem taxas extras ou outras restrições.

Escolha cursos com métodos de avaliação adequados

Como dito acima, aprender a programar é um conhecimento prático. Portanto, fuja de cursos que enchem a programação com avaliações conceituais, que estimulam os alunos a memorizarem conceitos teóricos em vez de efetivamente aprender e desenvolver a lógica de programação e o aprendizado da linguagem.

Neste artigo, vimos algumas dicas práticas para o leitor que deseja investir em um bom curso online de programação — que ofereça praticidade, bom custo-benefício, facilidade de aprendizado e de acesso, onde quer que o aluno esteja. Com essas dicas, será possível encontrar uma plataforma de aprendizado que fará de você um profissional ainda mais disputado no mercado!

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar