Marketing Digital

Funil de vendas: o que é e como funciona

5/5 - (1 vote)

Várias pessoas acreditam que a definição de funil de vendas é uma coisa nova, uma ferramenta recente de vendas e marketing bastante usada no marketing digital; no entanto, a realidade é outra bem diferente.

O conceito de funil de vendas tem suas origens no modelo AIDA, uma metodologia citada pela primeira vez em 1898 por Elias Elmo Lewis.

Em sua estrutura original o modelo AIDA tratava-se quase como um comando para instruir profissionais de vendas “Atrair a atenção (A), manter o interesse (I), criar o desejo(D)”.

Já o quarto elemento (ação) foi criado posteriormente pelo próprio Lewis, o que formou o acrônimo AIDA.

Foi aí que se dividiu a jornada do cliente em etapas, desde o instante em que é atraído por uma oferta até quando ele decide fechar a compra; a partir disso surgiu o conceito de funil de vendas.

Mas, no modelo atual o que é e como funciona o funil de vendas?

Funil de vendas – o que é

Como já foi descrita a história do funil de vendas e sua evolução, conheça agora sua definição atual:

  • Funil de vendas é um plano de etapas por onde as pessoas passam desde o momento que conhecem sua marca até efetuarem uma compra.

Em outras palavras, um funil de vendas é a representação da jornada de seus clientes, que se inicia quando eles tem o primeiro contato com seu negócio e se estende até a realização da compra.

O funil de vendas continua sendo o método mais eficiente para você gerenciar o processo de vendas, até mesmo da equipe comercial, direcionando seu cliente por todas as etapas com assertividade e fluidez até a conversão.

Funil de vendas – como funciona

Saber exatamente as etapas do funil de vendas pelas quais sua persona passa possibilita a você investir nos pontos que realmente trazem resultados positivos e elimine o que não está funcionando.

Desse modo, as áreas de vendas e marketing podem trabalhar de modo mais alinhado e previsível, gerando mais eficiência na escalabilidade do processo e aquisição de clientes.

Então, saiba que basicamente um funil de vendas é constituído de 4 etapas principais, porém podem existir mais passos e divisões dependendo da empresa e do mercado em que você atua; são elas:

  • Etapa 1 – aprendizado e descoberta – neste ponto de partida seu futuro cliente não sabe ainda que tem uma necessidade, um problema ou acaba de descobrir. Seu papel é educá-lo fornecendo conteúdos ricos para que ele tenha consciência de sua marca e descubra que você atende à necessidade dele.
  • Etapa 2 – reconhecimento do problema – aqui seu potencial cliente identificou o problema/oportunidade e busca formas de resolvê-lo.
  • Etapa 3 – considerando a solução – agora o interessado passa analisar o seu produto/serviço fazendo comparações com outras empresas, ou seja, ela está em um processo de julgamento para tomar uma decisão de compra.
  • Etapa 4 – decisão de compra – o  cliente avalia seu produto/serviço, percebe que a solução que seu negócio apresenta está alinhada com suas expectativas e opta por sua marca; assim, ele passa sua impressão para outras pessoas e considera a possibilidade de uma nova compra.

Dessa forma, o topo do funil envolve o aprendizado e descoberta e o reconhecimento do problema, o meio do funil consideração da solução e o fundo do funil a avaliação e decisão de compra.

Entretanto, você deve lembrar que dependendo do modelo escolhido o pós-venda e a fidelização também podem ser incluídos no fundo do funil.

Logo, agora que você sabe o que é e como funciona o funil de vendas, busque criar e personalizar aquele que se adapta melhor para seu negócio e se encaixa na jornada de compra do seu público-alvo para atender às dele e alcançar suas metas e objetivos.

E então; qual sua opinião sobre a importância do funil de vendas para negócios?

Deixe seu comentário.

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

2 meses atrás

This website uses cookies.