MX Cursos
Analytics

Google Analytics: saiba aproveitar suas funcionalidades no WordPress!

Rate this post

O WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas por administradores de blogs ou sites. Ela própria possui seus recursos de mensuração e recolhimento de dados, mas será que eles são suficientes?

Os plugins do Google Analytics — a mais completa plataforma para análise de métricas — podem (e devem) ser incorporados ao WordPress para otimizar os resultados do seu negócio. Neste artigo, você saberá como aproveitar todas as funcionalidades do Google Analytics. Confira!

Mas, afinal, o que é o Google Analytics?

Trata-se de um serviço oferecido gratuitamente pelo Google, que tem como objetivo auxiliar administradores de websites no monitoramento do tráfego. Ela é muito importante, pois permite que o empreendedor observe as ações realizadas, analise os resultados e faça ajustes imediatos quando necessário.

As informações obtidas com a utilização dessa aplicação são muitas, como você verá a seguir.

Como funciona o plugin do Google Analytics para WordPress?

Uma grande vantagem é que você terá acesso às informações do Google Analytics sem a necessidade de abrir o site em outra página, direto no painel de administração.

Após instalar o plugin do dashboard do Google Analytics e autenticá-lo, você terá acesso a uma vastidão de novas informações específicas para o WordPress.

Alguns bons exemplos de novos recursos relacionados ao conteúdo são: o número de cliques em downloads disponíveis no blog e o desempenho individual de autores, categorias, data de publicação, tags e até mesmo filtragem pelo nível de engajamento do usuário.

Além disso, você terá acesso a:

  • Dados comportamentais dos usuários: números de sessões, visualizações em páginas, taxa de rejeição, referências ou backlinks, palavras-chave que levaram ao blog, acessos por diferentes dispositivos, sistemas operacionais, resolução da tela, marcas de celular, recorrência de novos visitantes, engajamento.
  • Métricas em tempo real sobre visitantes: canais de aquisição e detalhes sobre os canais de origem de tráfego.
  • Monitoramento de origem do tráfego: redes sociais, e-mail marketing, buscas orgânicas, tráfego direto (quando o usuário digita a URL diretamente no navegador), links externos e links patrocinados.
  • Dados geográficos e demográficos dos visitantes: país, idioma, idade e sexo, por exemplo.
  • Informações acerca do interesse do consumidor: categorias de afinidade, segmentos de mercado, etc.
  • Performance das páginas individuais: tempo de permanência no site, cliques nos links, velocidade de carregamento, etc.
  • Campanhas do Google Adwords: custo por clique, custo por impressão, desempenho dos anúncios, valores de lance e palavras-chave, horários de maior produtividade e segmentação por URL.
  • Comparação entre marcas: gráficos paralelos entre diferentes websites para análise de concorrência e benchmarking.
  • Comércio eletrônico: coleta de dados de transações como valores de compras, faturamento, dados de vendas, etc.
  • Geo Map: dados específicos em uma região sobre a qual você deseja obter informações.
  • Informações personalizadas: segmentadas por sessão, usuário ou página.
  • Dados gerais: análise do site como um todo, sem especificações.
  • Monitoramento de comentários: cliques em links nos comentários do site.

Portanto, é extremamente recomendado que você utilize o plugin do Google Analytics no WordPress. Certamente, ele facilitará em questões de organização e performance do seu website.

E aí, gostou desse artigo? Então confira também este artigo e saiba como o WordPress pode ajudar a sua empresa!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar