Marketing Digital

IGTV: o que é e como usar na sua estratégia de Instagram Marketing

Rate this post

Lançada em junho de 2018 – numa conferência realizada em São Francisco para celebrar a marca de 1 bilhão de usuários ativos – o IGTV é a mais nova plataforma de vídeos verticais do Instagram, que chega com tudo para estremecer o reinado de gigantes do segmento, como o YouTube, a maior referência quando o assunto é compartilhamento de vídeos – até então.

Disponível para Android e iOS, o novo aplicativo é completamente independente do Instagram, mas totalmente integrado à rede social. Assim, para acessá-lo, você pode fazer o download clicando aqui ou diretamente no seu smartphone, através do pequeno ícone em forma de TV ao lado do direct.

Além disso, também é possível entrar no IGTV pelo desktop, num menu localizado acima do seu feed.

Prometendo uma experiência de vídeo em tela cheia, essa novidade do Instagram vem conquistando muitos adeptos, e na playstore já contabiliza mais de 1 milhão de downloads.

Quer saber tudo sobre como essa ferramenta funciona e como utilizá-la em suas estratégias de Instagram Marketing? Então vem com a gente! 🙂

IGTV versus Stories: diferenças e semelhanças

Por aproximar as pessoas, entreter e facilitar a comunicação global, atualmente, os vídeos estão entre os tipos de conteúdos mais consumidos nas redes sociais. Percebendo, então, o potencial dessa extraordinária ferramenta de interação, o Instagram logo tratou de incluí-la em sua plataforma.

Assim, além da possibilidade de gravar diretamente do app, o usuário também pode fazer uploads e publicar no feed, nos stories e agora no IGTV. E por falar nas histórias… Como esta funcionalidade é uma das mais recentes atualizações da rede social, a comparação ente ela e o novo aplicativo de vídeo é inevitável.

Portanto, para ajudá-lo a entender melhor cada recurso, listamos a seguir as principais diferenças e semelhanças ente eles:

STORIES

  • Vídeos de até 15 segundos
  • Formatos .MOV, .GIF e .MP4
  • Resolução mínima de 720 pixels
  • Proporção 9:16 e 2,3 GB
  • Recursos de edição próprios
  • Personalização direta
  • Link com CTA e anúncios

IGTV

  • Resolução de 4000 pixels
  • Proporção 9:16 e ente 650 MB a 5,4 GB
  • Sem recursos de edição próprios
  • Sem edição e personalização
  • Link com CTA, mas sem anúncios
  • Vídeos entre 15 segundos e 1 hora
  • Formatos .MOV e .MP4

Diante dessas sutis diferenças, e como a maioria dos principais meios de comunicação vem divulgando, o IGTV está se mostrando como um recurso mais específico para produtores de conteúdo, pois requer um formato um pouco mais profissional do que os stories, que trabalham muito mais com os bastidores do dia a dia.

Além disso, uma das limitações que acaba por confirmar essa afirmativa é que o novo canal de vídeo do Instagram não permite animações, como boomerangs, hyperlapse, superzoom e rebobinar, nem a personalização através de stickers, emojis, enquetes, menções e demais recursos já difundidos nos stories.

Vale lembrar, no entanto, que apesar da novidade de publicar conteúdos com até 60 minutos no IGTV, apenas contas verificadas e com um grande número de seguidores podem subir vídeos tão longos. Assim, os demais usuários ficam limitados a publicações entre 15 segundos e 10 minutos.

Logo, muitos usuários e alguns especialistas de Marketing Digital vêm comparando o IGTV com os antigos Vlogs, “avós” dos atuais canais do YouTube. E por falar nele… É impossível não pensar numa possível tentativa de concorrência, né? Mas será mesmo que o IGTV será capaz de competir com o maior espaço audiovisual da atualidade? Ainda é cedo para dizer, mas enquanto não descobrimos, vamos analisar o que esses meios de compartilhamento de vídeos têm em comum.

IGTV versus YouTube: quem vence essa batalha?

Lançado em 2005, e adquirido pelo Google no ano seguinte, o YouTube foi pioneiro no compartilhamento de vídeos, inclusive, foi eleito pela Time – famosa revista americana – como a melhor invenção do ano, em 2006, por “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.

Atualmente, a plataforma ostenta mais de 1,8 bilhões de usuários ativos por mês e é o terceiro site mais acessado do mundo, ficando atrás apenas do Google e do Facebook, respectivamente.

Ao compararmos o IGTV ao YouTube, a primeira diferença que nos chama a atenção é a orientação dos vídeos, pois enquanto os youtubers compartilham vídeos, preferencialmente na horizontal, os produtores de conteúdo do IGTV trabalharão exclusivamente com o formato vertical.

Esse posicionamento foi pensado para facilitar a experiência do usuário mobile, pois segundo Kevin Systrom, CEO do Instagram, a nova plataforma de vídeo “foi construída para o modo como você realmente usa seu telefone”.

Outra diferença entre as plataformas é que o IGTV, fazendo jus à sua logo de TV, ao ser “ligado”, já começa a transmitir conteúdos. Diferentemente do YouTube em que  é preciso buscar pelos vídeos. Além disso, no novo app do Instagram, você não precisa pesquisar por seus produtores de conteúdo preferidos para ver seus vídeos, pois automaticamente todos os perfis que você segue já estarão disponíveis numa aba específica.

E por falar em abas… O IGTV traz 4 telas para que você possa assistir aos mais diversos conteúdos, escolhendo entre as opções “Para você”, “Seguindo”, “Populares” e “Continuar assistindo”.

A primeira, como o próprio nome já deixa claro, oferece conteúdos baseados nos seus interesses dentro da plataforma. A segunda traz vídeo dos perfis que você segue e a terceira, os mais assistidos dentro do Instagram. Por fim, a quarta e última aba permite que você volte a assistir os vídeos de onde parou – funcionalidade também presente no YouTube.

Com relação à possibilidade de interação, enquanto o YouTube permite que você curta, comente e compartilhe um vídeo, o IGTV também oferece a possibilidade de marcar amigos e enviar conteúdos via direct.

E para fechar as semelhanças entre as plataformas, o IGTV também oferece um espaço para que os usuários descrevam seus conteúdos e coloquem links com informações relevantes.

Muito bem, agora que você já entendeu mais sobre essa novidade do Instagram, que tal aprender a criar o seu próprio canal? É supersimples e rápido!

Como criar um canal no IGTV?

 Para criar o seu canal no IGTV, basta logar no seu perfil do Instagram, certificando-se de estar usando a versão mais recente do app, e clicar no ícone de TV ao lado do direct. Feito isso, você será levado para uma nova tela com chuviscos – numa curiosa referência às saudosas televisões analógicas – onde há uma engrenagem à direita. Clique nela e na tela seguinte escolha a opção “Criar canal”.

Agora, clique em “avançar”, na primeira e na segunda tela, e em “Criar canal” na última. Pronto! No lugar da engrenagem aparecerá a sua foto.

Muito fácil, né? Agora, para publicar um vídeo, basta clicar na sua foto e depois no “sinal de mais” (+) que aparece à direita. Feito isso, escolha um arquivo da sua galeria e siga os passos seguintes para personalizar a sua publicação:

Agora é só caprichar nos próximos vídeos e aguardar o feedback dos seus seguidores. Ah! E por falar em conteúdos… Separamos algumas dicas de tendências que tem tudo para dar certo nesse novo formato do Instagram. Dá só uma olhada aqui embaixo!

Tendências de conteúdo para IGTV

Como essa novidade do Instagram permite um tempo maior de transmissão, vale a pena investir em conteúdos mais elaborados.

Uma boa ideia é fazer vídeos para tirar dúvidas dos seus seguidores sobre determinado assunto – lembrando que a plataforma ainda não permite lives, então, você pode fazer um story com o recurso de perguntas e responder as melhores com um vídeo no seu canal. Que tal?

Outra opção interessante são as famosas listas – Sim! Quem não ama uma lista? Rs! – Ao criar a sua, pense em coisas que os seus seguidores gostarão de saber sobre a sua empresa, produto, serviço ou segmento de atuação. Exemplo: se o seu perfil faz parte do universo fitness, crie uma lista com “5 exercícios infalíveis para hipertrofia”. Ou, se a sua empresa faz parte do ramo de mídias sociais, fale sobre “5 ferramentas para otimizar o seu tempo nas redes”. Enfim, o céu é o limite…

E para quem curte um bom papo, as entrevistas também são excelentes conteúdos para o IGTV. Mas para garantir ainda mais resultado, não se esqueça de divulgar o assunto e o convidado, com antecedência, para gerar mais expectativa nos seus seguidores.

Dica bônus: faltou ideia para publicar? Dê uma espiadinha na aba “Popular” e inspire-se no que os demais canais estão fazendo, mas sempre adaptando os conteúdos para o seu nicho, ok?

Bom, é isso! Agora é criar o seu canal, testar as nossas dicas e aperfeiçoar a sua presença nesse novo espaço de comunicação!

E se você já usa outros tipos de conteúdo no IGTV, não deixe de contar aqui nos comentários. Até a próxima!

Jessica Schinaider

Literata por formação e Publicitária por vocação, trabalho com Marketing Digital há mais de 5 anos na Região Serrana - RJ, atuando como Revisora, Gerente de Conteúdo e Social Media. Atualmente, também é professora de Marketing Digital do MX Cursos.

Ver comentários

  • Amei o texto! <3 Supercompleto e com leitura dinâmica! Já posso pensar em criar o meu canal. rs

    • Muito obrigada, Renata! Fico feliz que tenha gostado! Super-recomendo a criação do seu canal! Depois conta pra gente como foi a experiência! ;)

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.