Design

Produção Gráfica – Monocromia e Policromia

5/5 - (2 votes)

A monocromia, como o próprio nome sugere, é o processo de impressão ou reprodução que utiliza uma única cor no processo. Assim, cópias em preto e branco podem ser consideradas monocromias, também são monocromias as impressões de panfletos, recibos, notas ou qualquer outro material que seja impresso usando apenas uma cor de tinta.

Você já teve a oportunidade de observar uma impressão em preto e branco bem de perto? Não? Então faça esta experiência, pegue uma cópia de um documento ou uma foto em preto e branco e tente observar a impressão o mais de perto possível. Se você tiver uma lupa é melhor ainda.

Ao ver bem de perto uma impressão em preto e branco, você poderá perceber que as transições de tons escuro e claro são compostas exclusivamente pela cor preta, ainda que se pareça cinza, a quantidade e o tamanho dos pontos da retícula na cor preta é que dão a impressão de que aquela área é mais clara que as demais, é o que conhecemos anteriormente por densidade de pontos.

Em uma retícula, quanto mais pontos pretos tivermos, e quanto maiores eles forem, mais preta será a imagem. Quanto menores os pontos e mais afastados, mais cinza esta imagem parecerá. Quando não temos pontos (retículas), temos o que conhecemos por traço, onde a carga de tinta é contínua e totalmente uniforme.

Ambos os métodos podem ser utilizados para a impressão em monocromia, que pode ser exclusivamente preta ou de qualquer outra cor e única em um impresso (como o vermelho, azul, verde, etc.)

Impressão em policromia (Colorida)

Se analisarmos o processo de impressão colorida, podemos perceber que nada mais é do que um processo semelhante ao de monocromia, porém, empregando-se mais tintas num mesmo processo. A impressão colorida utiliza meios tons de várias tintas para criar a ilusão de cores em um impresso.

Para simular as diversas cores, os processos gráficos usam várias cores diferentes, geralmente quatro (processo CMYK) que não são misturadas fisicamente, mas sim através dos pequenos pontos impressos em uma página, que acabam se tornando cores para os nossos olhos.

Isto acontece porque os pontos de cores diferentes são tão pequenos e estão tão próximos que se misturam e são percebidos com uma única cor (meio tom). A partir daí, com a variação das tintas impressas e da retícula, podemos construir imagens totalmente coloridas.

Seria impossível imprimir uma fotografia colorida sem a utilização de retículas. Imagine quantas cores seriam necessárias e quão trabalhoso seria o processo de impressão se precisássemos de uma tinta para cada tom de cor em uma imagem.

Com as retículas é possível reproduzir uma quantidade muito grande de cores apenas misturando quatro cores, por exemplo. O resultado são apenas simulações criadas pelas retículas, onde em um processo que precisa de apenas quatro etapas reproduz milhares de cores de uma única vez.

O termo policromia é utilizado para designar o processo de impressão que utiliza quatro cores (impressão colorida). Também podemos reproduzir impressos com apenas três cores, processo conhecido por tricromia, ou duas cores, a bicromia. Quando este processo utiliza retículas para reproduzir meios-tons entre as cores empregadas, podemos considerar a impressão em três cores de tritone, e em duas cores de duotone.

O importante,  além de saber como ocorrem as impressões em Policromia e Monocromia, é analisar o seu projeto num todo e verificar qual a melhor opção para o resultado desejado.

E você? Tem alguma dúvida sobre os processos de Monocromia e Policromia? Deixe sua opinião nos comentários!

Abraços 🙂

Tuíse Krack

Graduada em Design e Publicidade e Propaganda. Apaixonada por moda e artes plásticas, com vasta experiência profissional na criação gráfica digital utilizando Photoshop, Illustrator e Indesign. Atualmente, atua como professora da área de Design Gráfico do MX Cursos.

Ver comentários

  • Isso teria me ajudado tanto se eu tivesse visto antes de desenvolver esses catálogos! hahahaha Aproveitem as dicas, hoje em dia está difícil de encontrar designers que entendam de impressos.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

2 meses atrás

This website uses cookies.