MX Cursos
Freela

Profissional freelancer: saiba como entregar projetos dentro do prazo

Rate this post

Quem é um profissional freelancer tem que ser multitarefa. Entrar em contato com clientes, desenvolver aquele site ou logo e ainda gerenciar o recebimento dos trabalhos. Tudo isso acaba dificultando as entregas no prazo certo.

Mas, quem descumpre os prazos pode correr o risco de arranhar a reputação, perder clientes e novas oportunidades para o seu negócio.

Se você trabalha em ritmo acelerado e se complica para cumprir as tarefas, acompanhe esse texto para aprender 5 dicas de como entregar projetos dentro do prazo. Confira!

1. Faça um bom planejamento

Existe profissional freelancer que tem clientes interessados, ideias boas para aplicar, mas se embanana todo numa prática chamada planejamento. Ele é fundamental para você se dar bem no seu negócio, e, portanto tem que ser a primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar um projeto. Mas como faz?

Independentemente se você utiliza aplicativos ou aquela tradicional agenda de papel, comece dividindo seu projeto em tarefas menores. Assim, você não fica assustado com o tamanho do trabalho e consegue cumprir cada etapa de maneira individualizada. Com planejamento você vai ficar longe daquela sensação de que o dia não rendeu e vai entregar tudo como foi contratado.

2. Conheça bem as expectativas do cliente

Muita perda de tempo e pedidos de refação acontecem possivelmente porque você não se comunicou de maneira adequada com o cliente. Na hora de fazer o brainstorming, converse com ele para obter informações sobre o empreendimento dele, as expectativas e inclusive a possibilidade de prorrogação dos prazos.

Se possível, marque um café com o cliente ou converse por videoconferência. Por meio desse tipo de contato pode-se explicar melhor o que ele quer e você consegue tirar dúvidas de maneira mais rápida e precisa. Para não se perder ou esquecer perguntas importantes, elabore um formulário para cada tipo de projeto que você oferece. Entenda a cabeça do cliente para não perder tempo!

3. Assuma projetos realizáveis

No mundo dos freelas, tem duas coisas que não andam bem: prazos e compromissos irrealizáveis. Ou seja, não adianta pegar aquele projeto enorme e ter um deadline humanamente impossível. Por isso, seja sincero com o cliente e converse francamente sobre os prazos.

Aproveite aquela sua planilha de planejamento ou agenda, e veja a sua disposição de tempo. E só depois disso é que você vai confirmar com o cliente sobre o prazo e projeto. Não ofereça trabalhos astronômicos, sabendo que o cliente quer o projeto para ontem. E claro, sabendo que você não é nenhum super-herói.

4. Utilize tecnologias para gestão de tempo

Saber o tempo que se gasta em cada tarefa já é bom, imagina deixar seu celular ou computador fazer isso por você?! Bom demais! Hoje em dia, existem muitos sistemas de gestão disponíveis no mercado que auxiliam na hora de planejar a sua rotina.

Você pode experimentar, por exemplo, um programa que funciona como agenda e que vai lembrar você quando não cumprir alguma tarefa. Ou então, pode testar uma ferramenta para organizar suas ideias off-line e favoritas on-line. Aproveite as tecnologias para manter o foco e não perder os prazos de vista.

5. Não procrastine

Um bom profissional freelancer não deixa para fazer amanhã, tudo o que poderia ser feito hoje! Procrastinar vai fazer você deixar tudo para a última hora, retardar seus compromissos e até mesmo entregar projetos atrasados e com defeitos.

Para fugir da procrastinação, elimine seu perfeccionismo, não pense que é preciso esperar um pouco mais para vir àquela inspiração ou força de vontade. Lembre-se que o feito é melhor que o perfeito. Também não deixe projetos pela metade, é melhor concluir do que começar outros. Sem procrastinar, possivelmente você vai cumprir tudo certinho!

Essas foram algumas dicas para você entregar seus projetos dentro do prazo. Como vimos, com planejamento, sem procrastinar e sendo sincero com o cliente quanto aos prazos, você trilha o caminho de se tornar um profissional freelancer de sucesso. E ainda, de sobra, resta um tempo para conciliar trabalho e estudo.

Gostou das nossas dicas? Já tem alguma prática que você utiliza no seu dia a dia? Deixe seu comentário!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar