Design

Tendências para o Design Gráfico em 2019

5/5 - (2 votes)

Sabemos que as tendências para o Design Gráfico mudam e se renovam a cada ano. Sabemos que o Flat Design foi por alguns anos a tendência absoluta entre os layouts e projetos e gráficos de vários segmentos. Antes de entrarmos nas tendências de 2019, vamos relembrar sobre este estilo tão utilizado e que não deixaremos de ver tão cedo:

O que é o Flat Design e o que ele representa?

O Flat Design é a pura simplicidade dos elementos, da clareza do layout. Se distingue por suas formas cleans e planas. O conceito funciona sem variações na estrutura do layout, como sombras, chanfros, relevo, gradientes ou outras ferramentas que adicionam profundidade. Cada elemento ou caixa é nítido e não tem arestas ou sombras. Nada realista é adicionado. Além disso, o Flat Design é totalmente minimalista.

Exemplos sobre o conceito de Flat Design:

  • Conceito simples e sem efeitos.
  • Interface para o usuário simples e de fácil utilização.
  • Foco nas cores e formas minimalistas.
  • Tipografia slim ganha destaque.
  • Cores tendem a serem vibrantes – sem matizes e tonalidades, preferencialmente o uso de cores primárias ou secundárias.
  • Sem muitos efeitos como o degradê ou sombras (shadows) por exemplo.

Para 2019,  algumas das tendências que veremos nos designs são:

Biocromia

Também conhecido como Duotone, irá ganhar destaque no campo do desgin este ano.  Esta técnica consiste em alterar as cores de uma imagem, deixando apenas dois tons evidentes. No entanto, os softwares de edição de imagem têm permitido levar o conceito a um nível superior com o processo monocromático, de três e até de quatro cores.
As cores atrativas enriquecem a identidade visual dos projetos, sendo, por isso, uma tendência entre os designers.

Logos Responsivos

Não é novidade, mas sabemos que com o grande aumento do uso de smatphones e tablets, quando pensamos em desenvolver um logo, a preocupação em ser responsivo (Se adequa a qualquer tamanho de tela) é mais do que o dever
do designer.

Criar logótipos que se adaptem a todos os dispositivos móveis para facilitar a navegação é, atualmente, o maior desafio dos designers.

Degradês (ou gradientes)

A utilização de degradês por parte de grandes líderes de mercado, como o Instagram, aumentou a sua popularidade. Assim, em 2019, irá ver-se muitos degradês, não só em ambientes gráficos como em papéis de parede, ilustrações e até na decoração.

 Profundidade

utilizar de sombras para criar relevo e profundidade tem sido já uma tendência e continuará a sendo em 2019.
A criação de profundidade é uma estratégia de design que auxilia os utilizadores a estabelecer uma hierarquia visual dos elementos gráficos, melhorando a funcionalidade e a simplicidade dos projetos.
Seja em ícones, ilustrações, websites, ou até mesmo em materiais impressos, vamos ver muito o uso de profundidade nos projetos em 2019.

Anos 80 e 90

A paleta de cores dos icônicos anos 80 e 90 vão aparecer fortemente nos projetos gráficos do próximo ano. Sejam cores em tons pastéis ou cores elétricas e neon este estilo vai ganhar relevância no design em 2019. Aliás, Neon está vindo com tudo já na moda.

Poderemos ver também o retorno das cores abstratas e geométricas inspiradas neste período.

Movimento e animação

GIF’s e SVG’s são importantes ferramentas de comunicação, pois chamam facilmente a atenção, criando uma grande envolvência com os utilizadores. Os GIF’s estão perfeitamente integrados na era digital, sendo utilizados em anúncios, e-mails, ilustrações, ícones e até logótipos. Gifs cômicos tem sido cada vez mais utilizados nas mídias de comunicação digital entre empresas e clientes.

As imagens animadas são também uma crescente tendência, nomeadamente, fotografias estáticas, nas quais é adicionado um loop de vídeo numa parte da imagem. Por exemplo, numa fotografia alusiva à natureza, na qual apareça um rio, será interessante adicionar movimento à água.

O contraste entre quietude e movimento cria um dinamismo que chama a atenção do público.

Tipografia

Fontes artísticas e extravagantes também são a forte tendência para 2019. O próximo ano,  marcará o regresso não só das fontes mais decorativas e artesanais, mas também das fontes serifadas.

Com a obrigatoriedade de criar designs responsivos, os designers gráficos deixaram de utilizar fontes serifadas para que não existissem inconsistências no branding. Contudo, atualmente, com a melhoria da qualidade dos monitores, esse tipo de fontes está a ganhar pontos no mundo digital, tornando-se, portanto, numa tendência.

E você? Qual a sua aposta para as tendências do design em 2019?

Deixe a sua opinião nos comentários!

Abraços 🙂

Tuíse Krack

Graduada em Design e Publicidade e Propaganda. Apaixonada por moda e artes plásticas, com vasta experiência profissional na criação gráfica digital utilizando Photoshop, Illustrator e Indesign. Atualmente, atua como professora da área de Design Gráfico do MX Cursos.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.