MX Cursos

Widgets customizados no WordPress

3.7/5 - (3 votes)

Hey, guys! Essa semana recebi um e-mail de um leitor aqui do Blog querendo saber como fizemos para usar Widgets customizados no WordPress, ou seja, determinar o que vai aparecer em posts de determinadas categorias, páginas e dentro de cada categoria.

Essa missão era bem complexa, mas a solução foi bem simples.

A missão

Widgets customizados no WordPress

Como todos podem ver, na sidebar deste blog, temos alguns widgets e em um deles, exibimos nossos treinamentos e alguns eBooks.

O desafio era customizar esta exibição, ou seja, em posts da categoria e-commerce, por exemplo, exibir apenas cursos relacionados à esta categoria, ou seja, cursos que ensinem a criar lojas virtuais como Magento, Prestashop etc.

Em outra necessidade, precisaríamos exibir determinado eBook em determinados posts e categorias.

Após analisar a possibilidade de fazer este recurso através da criação de um recurso exclusivo, encontramos uma solução mais simples, prática e também eficaz.

Trata-se do Plugin Conditional Widgets. Ele possibilita você customizar onde você deseja inserir determinados widgets.

Ele trabalha com condições lógicas e dessa forma você pode ocultar ou exibir widgets onde desejar: Todas as páginas, páginas especiais, homepage do blog, posts de determinadas categorias e dentro das categorias que desejar.

WordPressWidgets3

Isso facilita muito para quem pretende segmentar a entrega de publicidade aos usuários certos, fazendo com que você atinja o público ideal com aquele anúncio.

Como inserimos os banners

Não sei se vocês sabem, mas o MX Cursos possui um programa de afiliados incrível. Nossa plataforma para afiliados oferece diversos recursos e possibilidades como por exemplo gerar banners (como os que aparecem aqui na sidebar) em diversas dimensões e cores bem como customizados por categorias.

Dessa forma, se você tem um blog de e-commerce, por exemplo, poderá gerar banners randômicos somente com cursos de e-commerce e a cada venda, você receberá 10% do subtotal.

Acesse aqui e sabia mais.

Continuando, o que fizemos foi basicamente criar diversos scripts com categorias de cursos, ou seja, criamos um banner de afiliados somente com cursos de e-commerce, inserimos em um widget de HTML e definimos que esse widgets apareceria somente em posts da categoria e-commerce ou dentro da própria categoria e-commerce.

WordPressWidgets1

Mas e na home?

Como na home do blog exibimos posts de todas as categorias, criamos um banner nos afiliados do MX com todas as categorias e como dito acima, os banners são randômicos, ou seja, a cada atualização exibe um curso diferente.

WordPressWidgets2

Dessa forma, na home exibimos um widget onde todos os nossos cursos aparecem.

Como o plugin funciona de forma condicional, eu apenas forcei que o widget fosse exibido somente na homepage do blog e também que ele fosse oculto (hide) em todas as categorias, posts e páginas.

Resultado na prática

Para ilustrar bem a importância da segmentação que fizemos aqui no blog, resolvi incluir abaixo o gráfico de vendas de cursos vindas desses widgets.

Gráfico de vendas
Gráfico – Número de pedidos – Crescimento de 7.533% em 6 meses

Em poucos meses, um blog que não gerava receitas para nossa empresa, passou a gerar vendas de forma orgânica e os números aumentam a cada mês.

Como estamos usando o sistema de afiliados, a cada venda vinda do blog é trackeada e nós sabemos com 100% de exatidão a conversão desta ação, já que o tracking só informa pedidos definitivamente pagos.

Isso me permite saber o ROE (Return On Effort – Acabei de criar esse termo agora :P) Como não empregamos nenhum investimento de mídia paga para o blog, ao contrário do ROI (Return Om Investiment), aqui empregamos só esforço em criar soluções 😛

Dessa forma nosso “ROE” é de 100% 🙂

Inbound Marketing

Para ter resultados ou melhorar as conversões do seu blog não basta apenas enchê-lo de recursos e plugins. O conteúdo é rei e de fato aumentar suas publicações ajudará na captação de mais acessos orgânicos e aumentará significativamente os acessos em seu blog.

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Trata-se de um conjunto de ações que farão com que seus resultados sejam extremamente expressivos.

O uso de plugins de SEO, como o WordPress Yoast SEO também tem trazido resultados incríveis e junto com o Marketing de Conteúdo tem potencializado nossos acessos orgânicos.

Use com Widgets com eBooks

Se você tem um blog e quer segmentar a entrega de materiais para gerar mais leads e incluir esses usuários em uma jornada de compra, este plugin é incrivelmente recomendado, pois dessa forma você poderá exibir nas sidebars do seu blog eBooks que de fato interessam aos visitantes daquele post, páginas ou categorias.

WordPressWidgets5

Dessa forma, sua conversão será mais eficiente.

Conclusão

O Plugin Conditional Widgets é simples e prático de usar e eu recomendo por sua eficácia e facilidade de configuração. Existem outras soluções disponíveis e até mesmo é possível criar um recurso exclusivo através da programação no WordPress, como usar condicionais através de tags e categorias ou criar Custon Fields, mas sem dúvidas o plugin poupa tempo e de fato resolve 🙂

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário.

Um abraço e até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar