WordPress

4 vantagens e desvantagens de se aprender a utilizar o WordPress

Rate this post

O WordPress é uma ferramenta muito acessível para iniciantes, e não é preciso se tornar um desenvolvedor web para construir um site com esse CMS. No entanto, para que sua plataforma fique profissional, é preciso se dedicar, estudar e praticar.

Antes de mais nada, é importante conhecer as vantagens do WordPress (e os eventuais pontos fracos) para, então, escolher com sabedoria enveredar por esse caminho. Uma coisa é certa: o melhor dos mundos para quem está entrando no universo profissional de webdesign e não sabe programar é entender e dominar o WordPress, e aqui você também vai entender o porquê.

Inúmeras possibilidades

O WordPress é uma ferramenta que preza pela liberdade, ou seja, você vai ter um leque imenso de possibilidades para formatar um site exatamente como você pensa. Não à toa, o WordPress é o CMS mais popular que tem. Consequentemente, há muitas pessoas contribuindo com o ecossistema e várias soluções para problemas rotineiros que qualquer página web pode ter.

A liberdade do WordPress vem do seu código aberto, que significa que qualquer pessoa com conhecimento pode usar o código-fonte da forma para melhor se adaptar às dificuldades e ousadias do projeto alheio.

Praticidade e custos baixos

A princípio, o WordPress é gratuito. Isso significa que você não precisa gastar para começar a construir blogs e sites e, no início, isso será bastante positivo. O eleitor poderá construir plataformas, assim como abrir a plataforma e começar a experimentar, treinar, praticar, colocar projetos no ar e se desenvolver com um custo muito mais baixo do que em outros CMSs.

A interface também é uma enorme vantagem. Pode ser que dá primeira vez que você abra ela, pareça confusa, mas logo você vai conseguir perceber a simplicidade e a fluidez doo conceito de páginas e posts.

O número e a evolução de temas é notável. Alguns deles já vem, inclusive com os plugins necessários à administração de determinado tipo de site. Aliás, falando nisso, os plugins são provavelmente uma das principais pontos que impressionam na plataforma WordPress. Existe plugin para quase tudo: de contatos a lojas virtuais, de redes sociais a SEO.

A grande vantagem disso, para quem está começando, é que você muito dificilmente terá que programar novas funcionalidades de um site. Basta ter paciência para procurar; provavelmente alguém já terá deparado com esse desafio e colocado algo à sua disposição.

Problemas de segurança e gastos

Como nem tudo são flores, certamente existem algumas desvantagens na plataforma. Exatamente pela popularidade do WordPress, ele está na mira de hackers e spammers de todo o tipo, sendo o principal desafio que um iniciante vai enfrentar: segurança. É importante se preparar profissionalmente para isso, com senhas mais seguras, temas confiáveis ou deixando o WordPress atualizado.

Também é importante estar atento para a atualização (não oo dá pra lançar e largar mão) e para a escalabilidade. Em ambos os casos, o número de plugins que você usa dificultam seu trabalho. Se você tiver muitos plugins, verá que a eficiência do site tende a diminuir (o backend e frontend podem demorar mais para carregar, por exemplo).

Um último ponto de atenção é custo.Algumas personalizações do seu site sairão mais caras: quanto mais profissionais e impressionante, mais caro. Além disso, prepare-se para gastar em dólares, ou seja, a ter um custo variável (e um tanto imprevisível) por causa da conversão. Os preços podem variar muito, desde 10 até 150 dólares.

Um curso pra chamar de seu

Um dos maiores erros dos iniciantes é achar que a primeira tentativa já gerará um site super profissional. Na maioria dos casos, é preciso bastante estudo, sendo necessário conhecer dominar PHP, MySQL, CSS, HTML e Javascript para construir um site moderno e avançado, De qualquer forma, é importante ter dedicação e um conteúdo bom e atual para construir sites impressionantes.

Uma das grandes vantagens de usar um serviço on-line é melhorar e potencializar sua curva de aprendizagem. Aprendendo o básico, será mais fácil se adaptar às mudanças e atualizações posteriores. Você está preparado para usufruir de todas as vantagens do WordPress?

Quer saber mais? Acompanhar descontos e novidades em nossos cursos? Siga a MX nas redes sociais e não perca nenhum dos nossos posts!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.