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Curso de Houdini FX Básico

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Sobre o curso

Atualmente os efeitos visuais tem sido amplamente utilizados em vários setores do entretenimento como cinema, jogos eletrônicos e televisão. Sendo assim, um dos softwares mais utilizados atualmente tem sido o Houdini, que é um software com uma interface bem similar à grande maioria dos softwares de ambiente 3D e que também possui ferramentas totalmente compatíveis com outros softwares.

Neste curso de Houdini, desenvolva suas habilidades e seja introduzido neste belo mundo de VFX com Houdini.

O que você vai aprender

Neste curso você terá o seu primeiro contato com as ferramentas básicas de criação de efeitos visuais através de um sistema de partículas com o qual é possível criar simulação de fumaça, líquidos, entre outros elementos. Com estas ferramentas você poderá criar uma cena simples através das etapas de texturização, animação, iluminação, sistema de partículas e renderização.

Público alvo

Este curso de Houdini é indicado para qualquer profissional da área da produção audiovisual ou qualquer pessoa que tenha interesse em adquirir conhecimento na área de efeitos visuais e que possua familiaridade com softwares de ambientes 3D e queira se aperfeiçoar com um dos softwares mais poderosos para se trabalhar com VFX e criação de partículas realistas.

Trailer

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Algumas aulas do curso

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Ementa do curso

Módulo 1
  • Apresentação
  • Download e instalação
  • Reconhecimento da interface
  • Configuração inicial de projeto
  • Manipulação básica de formas primitivas
  • Manipulação de formas através dos painéis laterais
  • Ferramenta de alteração múltipla e modos de visualização
  • Utilização do painel Network Viewer
  • Ferramentas adicionais do Network Viewer
Módulo 2
  • Criação de animação básica com keyframes
  • Criação de animação básica com rigid bodies
  • Importação de modelos 3D
  • Alteração de parâmetros de modelos 3D
Módulo 3
  • Criação de um emissor de partículas simples
  • Alteração de parâmetros de sistema de partículas
  • Ajustes adicionais dos parâmetros do sistema de partículas
  • Criando sistema de partículas a partir de um ponto específico
  • Utilizando simultaneamente sistema de partículas e dinâmicas
Módulo 4
  • Criação de câmeras
  • Utilização de node de renderização
  • Utilização de iluminação
  • Utilização de mapa de ambientação
Módulo 5
  • Apresentação do projeto
  • Configuração inicial do projeto
  • Texturização da espaçonave
Módulo 6
  • Criação da animação final
  • Definindo câmeras do projeto final
  • Criação do sistema de partículas da nave
  • Ajustes do sistema de partículas
  • Adicionando iluminação e background
  • Configuração de renderização final
  • Considerações finais