MX Cursos
facebook marketing

O que é e como utilizar conteúdo de marca no Facebook?

5/5 - (1 vote)

#Publi! Os famosos “publiposts” ganharam destaque no Instagram e são velhos conhecidos dos influenciadores digitais, que vivem fazendo parcerias pagas nas redes. Mas talvez o que você não saiba é que o Facebook adota regras específicas para a veiculação de conteúdos patrocinados por terceiros. Quer saber tudo sobre esse assunto? Então continue lendo!

O que são conteúdos de marca?

Segundo o próprio Facebook, os conteúdos de marca são aqueles elaborados por editores ou criadores e que apresentam um parceiro de negócio ou são influenciados por uma troca de valor.

O que são conteúdos de marca no Facebook

De acordo com o blog oficial da plataforma de Mark Zuckerberg, os criadores são celebridades, influenciadores ou figuras públicas; já os editores são entidades e empresas de mídia. Assim, os parceiros de negócios incluem marcas, anunciantes, profissionais de marketing e patrocinadores.

Bom, mas agora que você já sabe o que são conteúdos de marca no Facebook, é hora de aprender quais formatos de publicação podem ser #publiposts nesta rede!

Formatos de conteúdos de marca

Pois bem, de acordo com as diretrizes atuais do Facebook, os seguintes tipos de publicações podem ser marcados como conteúdo de marca: fotos, vídeos, links, textos, instant articles, vídeos 360°, lives, apresentações multimídia, anúncios em Canvas e carrosséis – ou seja, há uma infinidade de possibilidades que você pode explorar para o seu negócio ou para a empresa que você gerencia! 😉

Formatos de conteúdos de marca

Dito isso, vejamos o passo a passo para adicionar uma tag de conteúdo de marca às suas publicações!

5 passos para criar conteúdos de marca no Facebook

1. Bom, primeiramente, é preciso estabelecer a parceria com uma página. Assim, vá até as configurações da sua fanpage e clique na opção “conteúdo de marca”.

Conteúdo de Marca

2. Na tela que se abre, habilite a aprovação de páginas e insira as fanpages parceiras que poderão marcar o seu negócio em publicações de conteúdo de marca e vice-versa. Copie o link gerado e envio-o para um dos administradores da página parceira.

Fanpages

Dica: caso você seja um Administrador da fanpage parceira, a validação do conteúdo de marca se dará automaticamente. Por outro lado, se você não for, a página com a qual o seu negócio fará parcerias também precisa aprovar a relação, refazendo esses mesmos passos, ok?

3. Feito isso, o próximo passo é solicitar ao Facebook o acesso a esse recurso. Sim, é necessário pedir, pois somente páginas com o selo azul do Facebook podem acessar automaticamente esta funcionalidade. Para fazer sua solicitação, então, basta clicar aqui, selecionar sua página e aguardar o retorno do Facebook – no meu caso foi bem rapidinho e não levou nem 1h!

Dica: essa etapa é necessária para que a equipe do Facebook possa checar se a sua fanpage está de acordo com as políticas de conteúdo de marca da rede. Então, antes de submeter sua página, vale a pena dar uma olhadinha nelas para ver se está tudo certo, ok?

4. Bom, depois que o Facebook validar o recurso para você, é hora de criar uma publicação e testar a marcação da tag para conteúdos de marca! Para tanto, basta voltar a página inicial e subir uma foto. Depois de incluir uma legenda, clique em “marcar patrocinador”, adicione a página parceira e publique ou programe o seu post.

06

5. Depois de publicada, a publicação aparecerá com a expressão “parceria paga” e ainda mostrará aos usuários da página mais informações sobre a parceria entre os negócios. Bacana, né?

07

08

Métricas disponíveis para conteúdos de marca

Muito bem! Agora que você já sabe como adicionar um parceiro de negócio no Facebook e marcá-lo em um conteúdo e marca, é hora de conferir alguns detalhes sobre as métricas desse tipo de publicação.

Bom, os patrocinadores de conteúdo de marca terão acesso ao alcance e ao envolvimento dos posts nos quais foram marcados.

Além disso, caso o conteúdo de marca seja impulsionado ou veiculado como um anúncio pelo criador ou editor, o parceiro de negócios também poderá receber informações sobre o CPM, isto é, o Custo Por Mil impressões e sobre o gasto total.

E você, já fez algum #publipost no Facebook? Compartilha sua experiência ou dúvida com a gente nos comentários! 🙂

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar