Muita gente sonha em trocar seu carro com câmbio manual para um com câmbio automático. Deixando o quesito status de lado, tenho que concordar que é muito mais confortável não se preocupar com a troca de marchas, embora saibamos que o benefício do conforto vem acompanhado de um aumento no consumo de combustível.
Cada tipo tem seus prós e contras e cada um deve ver o que melhor se encaixa no seu perfil.
De toda forma, não é minha pretensão levar adiante essa discussão sobre câmbio. Primeiro porque não é a minha praia; Segundo porque tenho algo mais legal para apresentar à você: 3 ferramentas automáticas para o Hacking de Redes Wi-Fi.
Com o Hacking de redes Wi-Fi não é diferente. Você tem a opção de fazer o ataque totalmente manual, usando a famosa suite Aircrack-ng (um conjunto de ferramentas para capturar, analisar e quebrar senhas), ou realizar o ataque de maneira automática com as ferramentas que mostrarei a seguir.
Vamos à elas…
#1 – Gerix Wi-Fi
A primeira delas é a ferramenta Gerix Wi-Fi. Na verdade, não a considero nem manual nem automática pois, ela fica exatamente no meio das duas. Ela está mais para automatizada.
A grande vantagem dessa ferramenta é que você não precisa sujar as mãos para realizar o ataque, muito embora seja necessário guiar a ferramenta para que todo o processo ocorra.
Isso não chega a ser uma grande desvantagem porque você acaba tendo o controle de como o processo de ataque deve ocorrer.
Vamos conferir algumas telas da ferramenta.
Escolhendo a rede alvo:

Passo a passo para o ataque a redes WEP:

Criando um Fake AP:

Quebrando redes WPA:

#2 – Fern WiFi Cracker
A segunda ferramenta da lista é a Fern, e também funciona com alguns cliques. Mas por ser completamente automática basicamente o que você deve fazer é escolher a rede e apertar o play.
Veja a ferramenta funcionando:
Tela inicial:

Ataque automático à uma rede WPA:

#3 – Wifite
Por último, mas não menos importante, temos a ferramenta wifite. Essa ferramenta se difere das outras duas por funcionar no modo terminal. Mesmo assim, chega a ser ainda mais fácil de usar.
Logo que inicia ela escaneia as redes e fica aguardando você decidir qual rede atacar.
E depois?
Escaneando redes:

Atacando rede WPA:

Ficou com vontade de aprender sobre as ferramentas? Dê uma olhadinha no curso de Wi-Fi Hacking: Ataques Automatizados.