MX Cursos
webdesign

Como criar sites incríveis?

Rate this post

Criar sites incríveis deixou de ser um bicho de sete cabeças. Com um pouco de dedicação e estudo, qualquer pessoa consegue desenvolver páginas para a web, mas criar um site incrível já é outra história. E não é preciso ser profissional da área para perceber os erros que muitos cometem ao criar suas páginas.

Excesso de informação, cores gritantes, fontes difíceis de serem lidas e o uso equivocado de linguagens de programação estão entre os erros mais comuns. Quer descobrir como criar sites incríveis? Então confira as nossas dicas!

Preze pela simplicidade e funcionalidade

Preze por um site simples, intuitivo e funcional. Criar estruturas com muita informação ou sofisticadas demais pode atrapalhar ao invés de ajudar. A ideia aqui é ter uma página que seja carregada rapidamente e que seja relevante para o usuário.

Para criar um produto que agrade e atraia seu público-alvo é fundamental cuidar da estética do site. Para isso, você vai precisar conhecer alguns conceitos do design para definir os detalhes da página.

Hierarquia visual, escolha das fontes e das cores são características que farão toda a diferença na experiência do usuário. Lembre-se de que a página deve ter “respiros” e boa legibilidade para que não seja cansativa de navegar.

As informações devem ser facilmente encontradas e, sempre que possível, use imagens para complementar seu conteúdo. Tenha sempre em mente que seu site deve possibilitar uma leitura fácil, ágil e agradável.

Conheça diferentes linguagens de programação

A escolha da linguagem de programação para construir um site vai muito além das suas preferências pessoais, já que cada uma vai atender melhor certos objetivos.

Por isso, é fundamental conhecer as aplicações de linguagens como HTML, XML, XHTML, HTML5, Python, Java, Javascript, C, C++, entre outras. A regra também vale para a criação de scripts, como o PHP (Hypertext Preprocessor) e ASP (Active Server Pages), principalmente se você for trabalhar com os bancos de dados MySQL e PostgreSQL.

Ter uma noção básica de cada uma delas vai te ajudar a escolher a que vai funcionar melhor para o produto que você deseja criar. Por exemplo, em sites que exigem animações, o mais indicado é usar o HTML5, enquanto para quem vai trabalhar com CSS, é indicado o uso do Adobe Dreamweaver.

Um erro que deve ser evitado é usar Java nos elementos principais de um site, já que a linguagem pode deixar a navegação mais lenta e atrapalhar a classificação do site em mecanismos de busca. O mesmo vale para o Adobe Flash.

Outras ferramentas como Adobe Photoshop, Fireworks e Illustrator também são muito usadas na criação de sites, portanto, busque conhecê-las e aplicá-las.

Criar Sites Incríveis

Invista em SEO, compatibilidade e mobile

Investir em SEO (Search Engine Optimization) hoje é tão importante quanto trabalhar no próprio produto que está sendo criado. É o SEO que vai garantir que seu site apareça nos mecanismos de busca e, consequentemente, seja mais visualizado.

Também é essencial analisar a compatibilidade do seu site com diversos tipos de navegadores e até mesmo com versões para dispositivos móveis, que vão promover uma maior acessibilidade por parte do usuário.

Além dos conhecimentos técnicos necessários para a criação de um site, é sempre importante lembrar que todos nós possuímos experiências como usuários e, a partir disso, conseguimos perceber o que é melhor durante a navegação. Por isso, invista no aprimoramento dos seus conhecimentos e comece já a criar sites incríveis!

Quer saber mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre desenvolvimento diretamente no seu e-mail!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar