Desenvolvimento

Divulgar serviços de programação – Veja 4 dicas

5/5 - (1 vote)

Ainda hoje existem programadores que não se preocupam em divulgar serviços de programação e aqueles que acham que basta saber programar e pronto: o resto acontece com um passe de mágica. Mas, se você quiser ser um programador freelancer, será necessário muito mais do que dominar algumas linguagens de programação.

Para ser um freelancer é necessário bem mais que empenho na hora de desenvolver seus projetos. É necessário saber se comunicar com o cliente e fazer com que seu trabalho seja reconhecido, afinal de contas, você é o seu produto e os clientes sempre gostam das “marcas” que possuem mais prestígio.

Pensando nisso, iremos dar algumas dicas para você que planeja ser um bom freelancer. Acompanhe!

1. Tenha um site/blog

Muitos programadores acham desnecessário ter um site ou um blog, pensam que ter um portfólio é coisa de design, ou não fazem por não saberem muita coisa sobre design. Mas a melhor forma de se tornar conhecido na internet é estar na internet!

Escrever artigos sobre sua área de atuação é um enorme diferencial e mostra autoridade sobre o assunto, além de ajudar a adquirir mais conhecimento. Escrever, além de reforçar aquilo que já sabe, instiga a pesquisar sobre novos assuntos, fazendo com que se mantenha sempre atualizado.

Escrever para outros blogs também pode ajudar: o negócio aqui é se tornar conhecido e fazer com que as pessoas saibam mais sobre você. Blogs de programadores são frequentados por pessoas que estão no meio, muitas vezes buscando algum tipo de solução para algum problema — e, muitas vezes, a solução pode ser você!

2. Passe seu conhecimento para frente

Não guarde o seu conhecimento. Se você aprendeu com alguém, seja em uma sala de aula, lendo um artigo ou praticando, nada mais justo do que repassar aos outros aquilo que você sabe. E, convenhamos, ser egoísta não é muito bom, principalmente quando você depende do networking para se tornar conhecido.

Ensinar volta ao mesmo ponto de escrever para um blog: você tem que estudar para ensinar, logo, você estará praticando e reforçando aquilo que você já sabe. Outro ponto é que você aprende a falar em público, o que é muito bom na hora de lidar com possíveis clientes.

Palestrar também é interessante, pois além de ter toda atenção voltada para você no momento da fala, faz com que as pessoas daquele grupo específico conheçam você e saibam mais sobre o seu trabalho.

3. Participe da comunidade

Seja de uma linguagem de programação ou algum framework, as comunidades são provavelmente a melhor forma de um programador se tornar conhecido. Não só compartilhando informação, mas também adquirindo conhecimento. Algumas comunidades disponíveis nas redes sociais são de extrema importância para o atual mercado de TI.

Divulgar serviços de programação em sites como Github é uma excelente maneira de participar das comunidades e ainda manter um histórico de projetos. Alguns dos melhores frameworks para desenvolvimento do mercado são mantidos pelas suas comunidades e têm nelas o apoio necessário para continuar crescendo (um bom exemplo é o WordPress).

4. Mantenha-se atualizado

Muitos dizem que estar no mercado de TI é ter que estudar o tempo todo e, realmente, manter-se sempre atualizado é necessário. Novas tecnologias, frameworks, metodologias aparecem o tempo todo e, muitas vezes, acompanhar todas essas novidades tecnológicas é bem difícil, principalmente se levarmos em consideração a correria do dia a dia.

Acompanhar blogs sobre tecnologia, ouvir podcasts e assistir vídeos ajudam muito nesses pontos, pois podemos ter acesso a essas informações em qualquer lugar a qualquer hora do dia. Cursos a distância também são bem interessantes, pois permitem que se estude a qualquer hora, sem a pressão de ter um cronograma para terminar. Mas lembre-se: estudar a distância requer disciplina e compromisso!

Enfim, se para ser um bom freelancer é necessário divulgar serviços de programação, então comece agora a ficar conhecido e compartilhe este post nas redes sociais!

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.