Categories: WordPress

Plugins Fundamentais para uma boa manutenção do WordPress

5/5 - (1 vote)

A utilização de plugins no WordPress sempre foi um diferencial para sua popularidade. E com essa popularidade, se fazem necessários alguns cuidados de suma importância para saúde da sua instalação do WordPress.

Podemos separar em 3 categorias fundamentais para evitar dores de cabeça com WordPress: Cache, Segurança e Atualização. Dentro dessas categorias, recomendamos 3 plugins, que são indispensável para qualquer site.

Cache

Um carregamento rápido do site é primordial para o sucesso do projeto, e algo importante é a utilização do Cache.  Além de um carregamento mais rápido, ainda alivia a utilização dos recursos do servidor.

Existem vários tipos de caches, para estratégias diferentes. Desde cache de página, para armazenar uma página HTML, para evitar reprocessamento a cache de banco de dados, cache de objeto, cache HTTP, entre outros.

O W3 Total Cache é um plugin gratuito. Com ele, é possível configurar caches de páginas, banco de dados, objetos, HTTP, além de minificação de CSS, Javascript, e HTML. É necessário tomar alguns cuidados, pois dependendo da sua hospedagem, pode ter conflito com alguns desses caches. Por isso, é sempre bom, ao habilitar o plugin, acessar uma página de forma anônima pelo seu navegador e ver como se comporta. Caso dê erro, desabilite o cache escolhido.

Nas opções do plugin, você pode refinar ainda mais, como por exemplo, fazer a minificação da página HTML (que por padrão fica desabilitado mesmo marcando a minificação), quando cacheada. Não se esqueça de sempre fazer os testes depois modificar qualquer configuração.

Segurança

Estima-se que o WordPress é usado por 35% da Web atualmente, e com isso, muitos ataques são feitos.

Por isso, recomendamos o Cerber Security, Antispam & Malware Scan. Algumas das suas configurações são: bloqueio de usuários existentes, bloqueio de IP’s, renomear a URL da página de login, ao invés de acesso o arquivo wp-login.php ou wp-admin, bloquear enumeração de usuários para tentar adivinhar o ID do usuário cadastrado, bloquear código PHP na pasta de upload, verificação de arquivos alterados,  anti spam, entre outras configurações. O plugin também é gratuito.

Se você utiliza um e-commerce como WooCommerce, é comum o erro de usuário e com isso, o bloqueio de acesso deste usuário. Caso você utilize o plugin em um e-commerce, é bom se atentar a esses casos.

Atualizações

Algo primordial para saúde do WordPress é ter suas atualizações em dia, e isso abrange tanto o próprio WordPress quanto aos Plugins e Temas. Talvez esse seja uns dos grandes problemas com quem trabalha com WordPress, não se atentar às atualizações.

E porquê elas são tão importantes? Simples, pois sempre são implementadas melhorias, correções de segurança que vão sendo descobertas e solucionadas rapidamente. Se você não faz as atualizações e usa versões antigas, isso pode acarretar falhas que fazem com que seu site fique vulnerável.

O Companion Auto Update, também é um plugin gratuito, que conta com uma versão Premium. Com ele você consegue definir se deseja atualizar o WordPress, Temas ou Plugins. Também é possível definir um horário para a atualização.

Uma recomendação para o melhor uso do plugin é desativar o recurso WP Cron do WordPress. Esse recurso é um agendador de tarefas do próprio WordPress, que será executado quando algum usuário acessar o site. O ideal é desativar esse recurso (basta adicionar no arquivo wp-config.php a constante DISABLE_WP_CRON com true), e habilitar o Cron Tab da sua hospedagem  para executar o arquivo wp-cron.php. Isso vai aliviar os recursos utilizados no WordPress.

Conclusão

Esses são 3 ótimos Plugins que sempre utilizo em meus projetos. São essenciais para a manutenção do seu site no WordPress, auxiliando para a saúde e longevidade do seu site.

Quer aprender a criar sites do WordPress? Em nosso plano de assinaturas, você conta com diversos cursos que vão te ajudar nessa missão. Clique aqui e saiba mais!

Você já usa algum desses plugins? Conhece algum outro? Conta pra gente aqui nos comentários!

David CHC

Trabalha com desenvolvimento web há 10 anos, atuou como programador líder do MX Cursos por mais de 8 anos e hoje dedica-se exclusivamente à criação de cursos para a plataforma. Possui vasto conhecimento em PHP, Javascript, HTML5, CSS3, Gulp.js, GIT, MySQL

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

1 mês atrás

This website uses cookies.