Audiovisual

Profissão Editor de Vídeos: Por onde começar?

5/5 - (3 votes)

Um dos fatores que colaborou com o crescimento do audiovisual foi o fato de muitas pessoas enviarem para o Youtube vídeos caseiros que faziam muito sucesso.

Com isso, houve um crescimento na produção de vídeos que têm aumentado a busca por profissionais capacitados para edição profissional de conteúdo audiovisual e este começou a chamar a atenção de muitas marcas devida sua facilidade de retenção e visualização do público pelo atrativo visual e facilidade de compartilhamento online.

Essa prática, associada ao crescimento de estratégias de marketing de conteúdo, fez com que diversas companhias começassem a profissionalizar a produção de vídeos buscando pessoas qualificadas para as funções, o que inclui o editor de vídeos.

Você quer saber por onde começar nessa profissão editor de vídeos ou como se tornar um editor de vídeos?

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre essa carreira promissora!

O profissional editor de vídeos e sua atuação

Antes de qualquer coisa, você sabe o que um editor de vídeos faz?

Edição de vídeos é algo muito amplo. Ainda que recortar, selecionar e montar cenas de forma coerente sejam funções de um editor de vídeos, isso não é tão simples quanto parece.

Para começar trabalhar com edição de vídeos, você deve ter um olhar bastante apurado do storytelling para escolher como uma história pode ser melhor narrada através das cenas que se tem.

Além disso, você deve escolher um dos ramos da edição para atuar. Existem diversas vertentes da profissão editor de vídeos:

  • Criação de VT´s e vinhetas.
  • Criação de efeitos visuais/acabamento.
  • Edição bruta/jornalística; etc.

Ademais, além trabalhar em produtoras de filmes, produtoras de TV e dentro de setores de comunicação de empresas; as assessorias de imprensa e agências de publicidade e marketing estão entre outras oportunidades para o editor de vídeo profissional.

Isso é muito bom; não é verdade?

Como se preparar para a profissão editor de vídeos

Mesmo que o mercado te ofereça qualificação como bacharel em Comunicação ou Produção audiovisual, a maioria desses cursos não foca na realização da edição e apenas apresentam o tema.

E como o mercado também busca pessoas capacitadas nos principais softwares de edição de vídeos como Adobe Premiere, você deve ter muito conhecimento técnico dos programas além de ter muito conhecimento de roteiro, áudio, tratamento de imagem e linearidade e câmeras para seguir com um correto fluxo de trabalho.

Assim, todo vídeo que inicia com um roteiro bem estruturado e termina com uma edição feita por um profissional editor de vídeos capacitado tem chances muito maiores ter sucesso e ser reconhecido.

Profissão editor de vídeos – Investindo em sua carreira

Depois que você adquirir os conhecimentos básicos para se tornar um editor de vídeos, seja através de cursos online ou instituições físicas de ensino, você deve sempre se capacitar no sentido de estar preparado para aprender novas técnicas e novos programas para edição.

Outro ponto importante para se dar bem na carreira editor de vídeo é você criar um portfólio com seus melhores trabalhos e que estes reflitam a área em que você deseja atuar.

Tão importante quanto um currículo é o seu portfólio de design, pois é onde o empregador/clientes verá seu conhecimento na área e como ele é aplicado.

Fique também atento às tendências desse mercado audiovisual e se especialize na área com programas de edição como:

  • After Effects.
  • Adobe Premiere.
  • HitFilm.
  • Sony Vegas, etc.

Nunca é demais você ter especialização em design e há mercado para todas as áreas atualmente.

Há inclusive uma série de softwares gratuitos para edição de vídeo. Mostramos essa variedade de softwares neste artigo aqui.

Profissão editor de vídeos: por onde começar? Como freelancer em edição de vídeos ou emprego fixo?

É certo de cada uma dessas modalidades trazem suas vantagens, mas saiba que a maior parte dos editores de vídeos costuma mesclá-las para melhor posicionamento nos trabalhos e ter maior estabilidade.

Pois, desta forma você também terá um portfólio mais diversificado sendo possível atender clientes de diferentes áreas, fazer networking e melhorar suas habilidades, o que favorece seu crescimento profissional no mercado audiovisual como um todo.

Portanto, agora que você sabe por onde começar na profissão editor de vídeos comece já a investir em sua carreira através de um ótimo e confiável curso de edição onde você poderá se capacitar nos principais programas e se destacar neste mercado.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Um forte abraço.

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo é Co-fundador do MX Cursos, Analista de sistemas e ex-diretor da ID Tech, empresa voltada para o ramo de tecnologia. Atuou em diversas áreas em TI, até que em 2008 integrou a equipe do MX, onde atua como Diretor de conteúdo e tutor. Ama ensinar e assim como seu sócio, Felipe Cardozo, compartilha rapidamente tudo que aprende.

Ver comentários

  • E o mercado de trabalho em si na área de design, vídeo e desenvolvimento web, qual a opinião de vocês? No grandes portais já sai bastante conteúdo relacionado mas queria mesmo saber a visão/opinião de vocês, empresas especializadas na capacitação desses profissionais.

    • Oi Renato. Obrigado pela participação. Essas áreas que você citou são absurdamente amplas e também tem um grande apelo no mercado. Design e Produção/Edição de vídeos andam de mãos dadas e o mercado está muito carente de bons profissionais nesta área. Mas com a popularização dos vídeos, esse mercado continua aquecido demais. Abraços.

  • Oi, tudo bem?
    Eu sou Patrícia, tenho 35 anos e vou começar à fazer o curso de edição de vídeo, mas eu nunca trabalhei com design, alguém sabe como começar à trabalhar nesta área?
    Eu sempre me interessei por todo tipo de vídeo , seja tv, ou YouTube... Como me estressei em trabalhar na minha área anterior, resolvi mudar... Alguém pode me ajudar? Obrigada, mesmo antes de qualquer tipo ajuda.

    • Oi Patrícia, tudo bem? Seja bem-vinda!
      Se você pretende trabalhar com a área audio-visual, eu oriento sempre iniciar com a edição de vídeo. Em tese, você só se preocupará mais com Design quando for trabalhar pós produção como no After. A partir do After Effects é que você precisará implementar bem conceitos de Design nos projetos criados. Já na edição, você verá mais sobre roteiros, cortes, edição em sí, transições e recursos nativos do próprio software.

      Veja este guia aqui: https://www.mxcursos.com/rota-de-estudo

      Um abraço!

  • Olá, tudo bem? Tenho que fazer alguma graduação para seguir a carreira de editor de videos? Se sim qual curso?

  • Oi, estou querendo fazer o curso de edição de video só que estou um pouco com medo de não coseguir serviço como freelancer pelos sites tipo workana etc . Eu conseguiria arrumar serviços frequentes por lá ?

Posts recentes

O Futuro da Criação de Sites: Integração de IA e Design Gráfico

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…

1 mês atrás

Como a IA Está Revolucionando a Animação 3D

A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…

1 mês atrás

Lista das 20 Melhores Inteligências Artificiais em 2024 para Criação de Imagens (Todas Gratuitas)

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…

1 mês atrás

O Papel da Inteligência Artificial na Criação de Sites com WordPress

Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…

1 mês atrás

5 Tendências em Edição de Vídeo Impulsionadas pela Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…

1 mês atrás

O Papel Revolucionário da Inteligência Artificial na Dublagem de Filmes

A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…

2 meses atrás

This website uses cookies.