MX Cursos
edicao de videos

Profissão Editor de Vídeos: Por onde começar?

5/5 - (3 votes)

Um dos fatores que colaborou com o crescimento do audiovisual foi o fato de muitas pessoas enviarem para o Youtube vídeos caseiros que faziam muito sucesso.

Com isso, houve um crescimento na produção de vídeos que têm aumentado a busca por profissionais capacitados para edição profissional de conteúdo audiovisual e este começou a chamar a atenção de muitas marcas devida sua facilidade de retenção e visualização do público pelo atrativo visual e facilidade de compartilhamento online.

Essa prática, associada ao crescimento de estratégias de marketing de conteúdo, fez com que diversas companhias começassem a profissionalizar a produção de vídeos buscando pessoas qualificadas para as funções, o que inclui o editor de vídeos.

Você quer saber por onde começar nessa profissão editor de vídeos ou como se tornar um editor de vídeos?

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre essa carreira promissora!

O profissional editor de vídeos e sua atuação

video editor

Antes de qualquer coisa, você sabe o que um editor de vídeos faz?

Edição de vídeos é algo muito amplo. Ainda que recortar, selecionar e montar cenas de forma coerente sejam funções de um editor de vídeos, isso não é tão simples quanto parece.

Para começar trabalhar com edição de vídeos, você deve ter um olhar bastante apurado do storytelling para escolher como uma história pode ser melhor narrada através das cenas que se tem.

Além disso, você deve escolher um dos ramos da edição para atuar. Existem diversas vertentes da profissão editor de vídeos:

  • Criação de VT´s e vinhetas.
  • Criação de efeitos visuais/acabamento.
  • Edição bruta/jornalística; etc.

Ademais, além trabalhar em produtoras de filmes, produtoras de TV e dentro de setores de comunicação de empresas; as assessorias de imprensa e agências de publicidade e marketing estão entre outras oportunidades para o editor de vídeo profissional.

Isso é muito bom; não é verdade?

Como se preparar para a profissão editor de vídeos

Como se preparar para a profissão editor de vídeos

Mesmo que o mercado te ofereça qualificação como bacharel em Comunicação ou Produção audiovisual, a maioria desses cursos não foca na realização da edição e apenas apresentam o tema.

E como o mercado também busca pessoas capacitadas nos principais softwares de edição de vídeos como Adobe Premiere, você deve ter muito conhecimento técnico dos programas além de ter muito conhecimento de roteiro, áudio, tratamento de imagem e linearidade e câmeras para seguir com um correto fluxo de trabalho.

Assim, todo vídeo que inicia com um roteiro bem estruturado e termina com uma edição feita por um profissional editor de vídeos capacitado tem chances muito maiores ter sucesso e ser reconhecido.

Profissão editor de vídeos – Investindo em sua carreira

Profissão editor de vídeos – Investindo em sua carreira

Depois que você adquirir os conhecimentos básicos para se tornar um editor de vídeos, seja através de cursos online ou instituições físicas de ensino, você deve sempre se capacitar no sentido de estar preparado para aprender novas técnicas e novos programas para edição.

Outro ponto importante para se dar bem na carreira editor de vídeo é você criar um portfólio com seus melhores trabalhos e que estes reflitam a área em que você deseja atuar.

Tão importante quanto um currículo é o seu portfólio de design, pois é onde o empregador/clientes verá seu conhecimento na área e como ele é aplicado.

Fique também atento às tendências desse mercado audiovisual e se especialize na área com programas de edição como:

  • After Effects.
  • Adobe Premiere.
  • HitFilm.
  • Sony Vegas, etc.

Nunca é demais você ter especialização em design e há mercado para todas as áreas atualmente.

Há inclusive uma série de softwares gratuitos para edição de vídeo. Mostramos essa variedade de softwares neste artigo aqui.

Profissão editor de vídeos: por onde começar? Como freelancer em edição de vídeos ou emprego fixo?

É certo de cada uma dessas modalidades trazem suas vantagens, mas saiba que a maior parte dos editores de vídeos costuma mesclá-las para melhor posicionamento nos trabalhos e ter maior estabilidade.

Pois, desta forma você também terá um portfólio mais diversificado sendo possível atender clientes de diferentes áreas, fazer networking e melhorar suas habilidades, o que favorece seu crescimento profissional no mercado audiovisual como um todo.

Portanto, agora que você sabe por onde começar na profissão editor de vídeos comece já a investir em sua carreira através de um ótimo e confiável curso de edição onde você poderá se capacitar nos principais programas e se destacar neste mercado.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Um forte abraço.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar