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Curso de Maya – Retopologia de Personagens

Professor Eduardo Cavalcante
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Sobre o curso

Uma das etapas mais importantes e essenciais no desenvolvimento de um jogo eletrônico ou animação de um projeto 3D é a etapa conhecida como Retopologia, que consiste em otimizar um personagem deixando-o de uma forma mais simples e de fácil utilização durante as etapas seguintes.

O Maya que já é um dos softwares mais utilizados atualmente na produção de projetos de modelagem e animação 3D, também é o mais utilizado na etapa de Retopologia de Personagens por possuir ferramentas simples de serem utilizadas e de ter uma fácil integração com os outros softwares que exigem este processo, como por exemplo os motores gráficos utilizados na produção de jogos.

O processo de retopologia consiste basicamente em converter uma malha 3D com uma quantidade muita alta de polígonos (High Poly), em uma malha com uma baixa quantidade de polígonos (Low Poly).

Portanto, se você pretende dominar a técnica de retopologia de personagem 3D, este Curso de Maya é essencial para você.

O que você vai aprender

Neste Curso de Maya, você aprenderá a utilizar as principais ferramentas e técnicas de retopologia que é um dos processos essenciais para a correta utilização de um personagem no desenvolvimento de um jogo eletrônico ou animação 3D.

Público alvo

Este Curso de Maya é destinado a qualquer profissional da área da animação ou produção de jogos ou qualquer pessoa que queira adquirir conhecimento na área de computação gráfica e que já possua prática na execução de projetos em softwares de ambiente 3D como o Maya.

Algumas aulas do curso

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Ementa do curso

Módulo 1
  • Apresentação
  • Informações iniciais
  • Download e instalação do Maya
  • Interface
  • Ajustes e importação de malha 3D
  • Ajuste com ferramenta de redução do Maya
Módulo 2
  • Ajustes e configuração inicial do projeto no Maya
  • Iniciando adição de linhas guia
  • Adicionando linhas guia extras ao contorno do corpo
  • Adicionando linhas guia à áreas com detalhes acentuados
  • Concluindo etapa de adição de linhas guia
  • Adicionando linhas guia a uma nova camada
Módulo 3
  • Iniciando retopologia com ferramenta Quad Draw
  • Ferramentas de extensão de áreas
  • Dando continuidade à retopologia da cabeça
  • Ajustando e deletando áreas em excesso
  • Adicionando linhas extras
  • Finalizando retopologia da cabeça
  • Adicionando retopologia do pescoço
  • Adicionando retopologia do tronco
  • Adicionando retopologia do braço
Módulo 4
  • Espelhamento e ajustes finais do modelo
  • Considerações finais

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