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Curso de ZBrush Básico

Professor Eduardo Cavalcante
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Sobre o curso

Atualmente a computação gráfica tem sido muito utilizada em diversas áreas do entretenimento digital como produções de jogos eletrônicos e efeitos visuais cinematográficos e um dos softwares mais utilizados nestas produções tem sido o ZBrush.

Com o ZBrush é possível criar elementos extremamente realistas como personagens, cenários ou elementos para serem utilizados em inúmeras produções que exijam a utilização da computação gráfica.

Se você quer potencializar suas habilidades em modelagem 3D e criar projetos incríveis, este Curso de ZBrush é indicado para você.

O que você vai aprender

Neste Curso de ZBrush, você conhecerá todas as ferramentas necessárias para iniciar um projeto pessoal utilizando dicas e técnicas importantes para agilizar o processo de criação de um personagem criado totalmente no ZBrush, iniciando a partir da criação da sua estrutura básica e finalizando gerando o arquivo final de demonstração.

Público alvo

Este Curso de ZBrush foi desenvolvido para qualquer pessoa que tenha interesse em se profissionalizar na área de criação de projetos de computação gráfica e que possua conhecimentos básicos em softwares de ambiente tridimensional. Além disso, atende profissionais da área de desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos e/ou efeitos visuais.

Trailer

Algumas aulas do curso

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Ementa do curso

Módulo 1
  • Apresentação
  • Download e instalação
  • Configuração da mesa digitalizadora
  • Interface
  • Como adicionar formas primitivas
  • Utilização do LightBox
  • Utilização da área de Brush
  • Utilização de Strokes e Alphas
  • Utilização de MatCaps
  • Utilização do Spotlight
  • Integração com Keyshot
Módulo 2
  • Customização de interface: layout
  • Customização de interface: atalhos
  • Utilização do Dynamesh
  • Utilização do Sculptris Pro
  • Utilização de ZSphere
Módulo 3
  • Configuração de imagem de referência
  • Construção da estrutura inicial com ZSphere
  • Ajuste da silhueta básica do personagem
  • Organizando áreas através dos Polygroups
  • Adicionando detalhes extras
  • Ajustando posição e proporção com ferramenta Transpose
Módulo 4
  • Adicionando olhos
  • Ajustando detalhes da cabeça
  • Adicionando chifres
  • Adicionando dentes
  • Adicionando garras
  • Adicionando asas
  • Ajustando detalhes das asas
  • Ajustando topologia com ZRemesher
  • Ajuste da posição do personagem com Transpose Master
  • Criação da base do personagem
Módulo 5
  • Texturização do corpo com Alphas e Strokes
  • Texturização das asas com Alphas e Strokes
  • Pintura do corpo com Polypaint
  • Pintura das asas com Polypaint
  • Utilização do Spotlight nos olhos
Módulo 6
  • Renderização final
  • Considerações finais