MX Cursos
pexels jessica lewis creative 998587

5 movimentos artísticos que inspiraram o design

5/5 - (1 vote)

Desde a antiguidade, a arte tem sido uma grande inspiração para o design. Movimentos artísticos como o Impressionismo, Cubismo e Surrealismo trouxeram novas formas de ver e expressar a arte, que por sua vez, influenciaram diretamente o design. 

Neste artigo, vamos conhecer alguns dos movimentos artísticos que mais influenciaram o design e entender como eles continuam presentes em nossa vida. Gostou do tema e quer saber mais sobre? Então fique com a gente!

1. Art Nouveau

A Art Nouveau tem sido uma influência significativa na história do design moderno. Em suma, são estilos decorativos diretamente influenciados pela Art Nouveau. A era ainda é reverenciada hoje em formas de arte e design, com pinturas, mobiliário, jóias e outras formas de design sendo instintivamente influenciadas por elementos da Art Nouveau. 

O movimento foi iniciado como uma revolta contra a arte e design tradicional da época, oferecendo aos artistas novas maneiras de explorar os materiais e expressar a sua criatividade. 

Algumas das principais características do Art Nouveau são as rendas francesas, os desenhos florais e a repetição de temas, usados para criar peças únicas, como a luva de vaqueta, por exemplo. Não só as características dos próprios motivos, mas também o desenho geral e a forma das peças são inerentes ao movimento.

2. Cubismo

O Cubismo é um movimento artístico que emergiu no início do século XX e teve como objetivo romper com a visão tradicional da arte ocidental. O cubismo teve um grande impacto na evolução do design, pois influenciou muito no desenvolvimento de formas mais modernas.

A forma mais significativa como o cubismo influenciou o design foi a criação de padrões de formas geométricas que eram usadas como elementos de decoração e composição em produtos, incluindo bomba de vácuo. Esta nova forma de design era muito diferente da tradicional, e ajudou a criar objetos de design únicos.

O cubismo também ajudou a desenvolver a linguagem visual, pois forneceu ferramentas para criar novas maneiras de se expressar visualmente por meio de formas geométricas. Com isso, os designers puderam inovar e criar objetos modernos e únicos que teriam grande impacto na indústria do design.

3. Surrealismo

O surrealismo é uma das principais correntes artísticas do século XX. Seu estilo único, que mistura elementos da arte, poesia, literatura e teatro, permitiu que os artistas expressassem a realidade de forma livre e criativa.

Esta maneira específica de representar o mundo foi fortemente influenciada por movimentos anteriores, como o expressionismo, simbolismo e cubismo, assim como propostas modernistas e futuristas.

Além disso, também inspirou muito design, criando uma estética característica e única. Artistas surreais como Salvador Dalí, André Masson e Joan Miró foram os principais responsáveis pela criação de imagens, formas e padrões que mais tarde inspiraram artistas de todas as áreas do design.

A forte influência surrealista foi identificada até mesmo na publicidade, filme e na fotografia, criando um novo estilo visual que foi amplamente aceito. Ainda hoje os princípios do surrealismo são usados ​​em trabalhos artísticos e de design, o que mostra o quão influente e moderno foi o movimento.

4. De Stijl

Em 1917, um grupo de artistas holandeses criou o movimento conhecido como De Stijl, ou Estilo Holandês. Esta corrente artística vista como um precursor do design moderno foi influenciada por artistas como Piet Mondrian e Theo van Doesburg. 

O estilo De Stijl caracterizou-se por minimalismo e abstração, explorando as formas e cores elementares e a geometria para expressar um sentimento de ordem e harmonia. O movimento influenciou profundamente o design moderno, especialmente nas áreas da arquitetura, mobiliário, moda e arte. 

5. Pop Art

O estilo Pop Art surgiu como uma forma dos artistas expressarem seu sentimento sobre a era pós-guerra. Ele foi criado por artistas britânicos e americanos e se tornou extremamente popular no meio artístico nos anos 60. O Pop Art começou como uma forma de subverter ou satirizar o excesso de consumo, publicidade e mídia de massa que se tornou parte da cultura moderna da época.

Afinal, as informações foram enviadas como uma esteira transportadora, trazendo diversos conteúdos. Sua influência se expandiu para o campo do design, que passou a utilizar elementos e cores vibrantes em suas peças promocionais.

Além disso, estilos como graffiti, high-tech e o space age, assim como outros elementos, passaram a ser usados nos designs modernos. O estilo Pop Art também se expandiu para outras áreas, como a música, a moda e a televisão, influenciando todos os tipos de cultura pop. 

Por fim, a Pop Art teve grande impacto no mundo e ainda hoje é capaz de influenciar designers, assim como o exaustor centrífugo tem impacto direto em indústrias de diversos segmentos. Lembre-se de analisar cada estilo para criar um design atraente e sofisticado. 

Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações valiosas nas redes sociais, até a próxima! 

Este artigo foi produzido pela equipe de Soluções Industriais

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar