MX Cursos
ferramentas para designers

Ferramentas para Designers – conheça as 7 melhores

3.8/5 - (6 votes)

Se você está buscando ferramentas para Designers, você está no lugar certo. Com o avanço da tecnologia e das formas de interação, designers e web designers têm conquistado, a cada dia mais, um maior espaço no mercado de trabalho. Esses profissionais desenvolvem projetos gráficos para sites, blogs, sistemas e podem criar aplicativos, ou seja, possuem um campo de trabalho muito abrangente. Designers precisam ter habilidade e bastante criatividade para apresentar bons trabalhos para empresas ou clientes.

Existem algumas ferramentas para Designers que são fundamentais para a criação de ilustrações, ícones, montagens, layouts, tratamento de fotos e edição visual. Separamos, neste post, as 7 melhores ferramentas para Designers que você não pode deixar de conhecer. Confira!

1. Canva

Ferramentas para Designers - Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! A ferramenta foi criado há menos de 7 anos e já conta com 10 milhões de usuários, por 197 países. Para se ter uma ideia, a cada segundo são 4 novos designs sendo criados.

O Canva lançou recentemente seu site no Brasil e parece que ele está tendo uma ótima aceitação.

Conheça o Canva

2. Adobe Photoshop

Provavelmente, é o programa de edição de imagens mais conhecido e utilizado em todo o mundo. O software possui recursos de edição e tratamento de fotos e imagens digitais além de possuir funções típicas dos programas vetoriais.

Conheça mais sobre o software aqui

No Photoshop, o designer consegue elaborar layouts, animações e fazer montagem de fotos, além de diversas outras coisas. O software deve ser o primeiro programa a ser conhecido pelos novos web designers. Saber utilizar o Photoshop é essencial para a maioria das demandas.

Dica: Sabia que temos ótimos cursos de Photoshop? Acesse este link e conheça todos.

3. Adobe Fireworks

É a ferramenta da Adobe desenvolvida para a criação de layouts para a internet. O software possui uma interface muito parecida com o Photoshop, o que auxilia bastante o aprendizado. O Fireworks cria links, divide imagens e exporta com alta qualidade.

O programa trabalha integradamente com outros softwares da Adobe, o que facilita o desenvolvimento de projetos. Além disso, o Fireworks cria peças para a web com maior facilidade quando comparado com o Photoshop.

Observação: O Fireworks foi descontinuado pela Adobe, mas ainda possui diversos adeptos em todo mundo. Portanto, se você estiver em dúvidas, dê preferência ao Photoshop.

4. CorelDRAW

É um software que tem como finalidade criar imagens vetoriais e é muito usado para projetos offline e de impressão.

Muito utilizado por iniciantes devido ao seu baixo custo e pela facilidade de uso. Atualmente, sua utilização tem sido bastante reduzida graças ao crescimento do Illustrator — nossa próxima ferramenta.

Saiba mais sobre o CorelDRAW

5. Adobe Illustrator

É o programa de vetores que possui maior aplicação atualmente. O Illustrator é, sem dúvidas, o software mais eficiente de imagens vetoriais.

Ele permite a criação de ilustrações, de layouts, de banners, de cartões, de folhetos, dentre diversos outros produtos. Este software tem a vantagem de possuir integração com os outros dois programas Adobe apresentados.

Dica: Também possuímos ótimos cursos de Illustrator e você pode conhecer todos eles neste link.

6. GIMP

O GNU Image Manipulation System (GIMP) é um programa utilizado para editar imagens bitmap.

O GIMP é um concorrente gratuito do Photoshop, mas não apresenta a qualidade do seu rival desenvolvido pela Adobe. O grande atrativo do software é o fato de ser gratuito. No entanto, para ajustes mais finos, é necessário o uso de um programa mais desenvolvido.

7. Grunt

O executor de tarefas auxilia bastante o web designer na construção de um site.

O processo que, geralmente, é muito repetitivo pode ser automatizado por meio da utilização deste executor de tarefas. Esse programa permite, também, acelerar o trabalho.

Saiba mais sobre o Grunt

Bônus – Krita Digital Painting

O Krita, embora seja um software para desenho digital, há algumas vantagens em utilizar. Uma dessas vantagens é o fato do programa ser gratuito. Nós criamos recentemente um curso focado em Krita que você pode ver neste link.

Também temos um ótimo curso de introdução ao Design Gráfico caso você esteja iniciando nesta área.

Agora, os designers conhecem diversas ferramentas que podem ajudá-los na criação de projetos. Você concorda com a lista que criamos? Conhece outro software que deveria compor a nossa relação? Compartilhe conosco nos comentários e não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar