MX Cursos
pacote adobe

Entenda qual a funcionalidade de cada programa do pacote Adobe

5/5 - (3 votes)

Para se destacar no mercado, é preciso usar as ferramentas certas, que conseguem levar seu trabalho até o potencial máximo. Atualmente, o maior pacote de aplicativos para edição de material gráfico, seja online ou impresso, é o pacote Adobe.

Nesse artigo, você vai entender exatamente quais softwares você deve usar para cada demanda no seu ambiente profissional.

Pacote Adobe

Ao instalar a Creative Suite do pacote Adobe CC, o mais recente lançado pela companhia, é preciso que o seu computador possua alguns pré-requisitos específicos para cada software. No site da própria Adobe, é possível verificar se a sua configuração é adequada para os programas que deseja instalar.

Se estiver precisando muito de um programa e não conseguir utilizar a versão mais recente, procure fazer uso dos pacotes anteriores ao CC. A chance de seus arquivos serem compatíveis com os formatos mais utilizados no mercado será maior e você vai correr menos risco na hora da arte final.

Com softwares para edição de vídeo, de imagem e de som, o pacote Adobe transforma a maneira como o seu computador edita mídias. Separamos por categoria os programas mais importantes para cada tipo de necessidade.

Edição de imagens

Programas Adobe - Photoshop

Os dois principais softwares de edição de imagens em bitmap criados pela Adobe são o Photoshop e o Lightroom. Ambos foram desenvolvidos para facilitar a maior parte das correções realizadas comumente por designers e fotógrafos.

Os programas são intuitivos, mas complexos. A grande facilidade de lidar com o pacote Adobe é a possibilidade de migração entre formatos.
Criar um vídeo, por exemplo, pode começar com o desenvolvimento de artboards usando o Photoshop e o Illustrator, a ferramenta vetorial da Adobe. Os arquivos são lidos automaticamente e em camadas por softwares como o After Effects e o Premiere. Isso torna o trabalho do designer muito mais fácil quando ele precisa fazer um projeto funcionar em muitas plataformas.

Dica: Quer aprender mais sobre essas ferramentas? Conheça nossos cursos online de After Effects e Adobe Premiere.

Pintura digital e ilustração

Pacote Adobe - Illustrator

Para realizar pintura digital, o usuário tem algumas opções dentro do próprio Photoshop, que se transforma de acordo com as suas necessidades. É possível selecionar suas configurações para que ele se torne uma poderosa ferramenta de desenho. No entanto, o Illustrator é muito utilizado com esse propósito, ao possibilitar a criação de ilustrações vetoriais.

Até recentemente, o Flash era o campeão da categoria quando uma ilustração precisava virar uma animação, mas ele vem perdendo espaço para outros editores da própria Adobe, como o After Effects e os mais modernos sistemas e navegadores têm, lentamente, parado de ler arquivos .swf, comuns a este programa.

Desenvolvimento e layout

Para webdevelopers, a Adobe disponibiliza o Dreamweaver, que permite ver o layout e o código de sua página lado a lado. A ferramenta é padrão da indústria, porém, é o Fireworks que permite a edição perfeita de PNGs, o formato universal da web. Embora o Fireworks tenha sido descontinuado pela Adobe, ainda possui muitos adeptos e ainda é possível instalar o Software através da Creative Cloud.

Para criar sites complexos sem saber nada de código, a Adobe lançou o Muse, ferramenta que permite a criação e a publicação de seu site.

Dica: Importante frisar que temos cursos de Dreamweaver disponíveis. Conheça os dois!

Diagramação

Pacote Adobe - InDesign

O software de diagramação da Adobe é o InDesign, uma evolução do Quark, que profissionais mais antigos conheciam bem. Funcionando também de maneira integrada com os demais softwares do pacote, ele consegue criar apresentações digitais e interativas, com vídeos e imagens.

É perfeito para preparar seus arquivos para impressão da maneira mais adequada, criando layouts leves, mesmo que baseados em peças mais pesadas, por meio do uso de links.

Como não poderia deixar de ser, também temos um curso de InDesign aqui.

Edição de vídeos

Pacote Adobe - After Effects

O programa focado em animação no pacote Adobe — que também é a grande estrela da indústria do motion design — é o After Effects, que permite a criação de animações dando movimento a figuras e efeitos que tanto podem ser criados com o programa, quanto importados de outros arquivos do pacote.

Entretanto, quando o assunto é live action, o Premiere é o carro chefe, permitindo cortes, edições, adição de trilha sonora e sincronização de títulos e animações com filmes de verdade.

Além disso, a Adobe conta com um painel universal chamado Bridge, que permite administrar arquivos entre programas diferentes.

Vale lembrar que somos referência em cursos online de softwares do pacote Adobe e você pode conferir aqui os nossos cursos voltados para o Audiovisual.

Agora que você já sabe tudo sobre o pacote Adobe, em qual deles você quer aprender a mexer primeiro? Não se esqueça de contar pra gente nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar