MX Cursos
7 softwares todo web designer precisa dominar

7 softwares que todo web designer precisa dominar

5/5 - (2 votes)

Você provavelmente já se pegou olhando para as especificações de uma vaga de emprego para designer e pensou “meu Deus, me ajuda!”. A quantidade de ferramentas e software de web design exigida é grande, e é difícil se manter atualizado em um mercado que está sempre evoluindo e modificando. Mas a questão é: Você conhece os softwares que todo web designer precisa dominar?

Mesmo que você não domine a ferramenta, muitas vezes saber o conceito de como esses programas trabalham vai ser essencial para seus trabalhos — mesmo que você seja freelancer, que é geralmente a maneira mais fácil e rápida de começar nesse ramo. Por isso, preparamos uma lista com 7 softwares que todo web designer precisa dominar. Confira!

1. Adobe Photoshop

Photoshop - Softwares que todo web designer precisa dominar

Apesar de ser o queridinho dos fotógrafos e o software de edição de imagens número 1 no mundo, o Photoshop é muito mais que isso. Com diversas ferramentas disponíveis — e mais surgindo a cada nova versão —, o programa permite criar e manipular vetores, criar GIFs e diversos formatos de arquivos, diagramar, colorir ou alterar cores, criar ícones e muitas outras possibilidades.

A última versão do programa, a CC (Creative Cloud) dá acesso a uma enorme plataforma para artistas, ilustradores, designers e fotógrafos compartilharem seus trabalhos, códigos de programação, dicas e truques. Além de fornecer um portfólio on-line (o Behance) e um sistema de banco de dados de fontes, o programa se prova sempre muito útil quando você abre aquele projeto e as fontes não existem no seu computador. Ele também é totalmente integrado à plataforma Creative Cloud.

Dica: Conheça nossos cursos de Photoshop e desenvolva suas habilidades em manipulações digitais e criação de layouts para Desktops e Mobile.

2. GIMP

Falando em programas de edição de imagens, o GIMP é um editor de imagens e criação de imagens vetorial. O grande diferencial é que é um programa de código aberto, ou seja, é gratuito. Apesar de poderosa, a ferramenta não é tão popular por alguns motivos. O maior deles é que, por ser um programa de código aberto, não possui licença para alguns formatos de arquivos e ferramentas muito utilizadas por designers profissionais.

3. Adobe Illustrator

Adobe Illustrator

Mais um filho da família Adobe, o Illustrator é um programa para criação de imagens vetoriais. Provavelmente, o software mais usado por designers quando o assunto é vetor, o Illustrator permite a criação de flyers, layouts, banners, cartões de visitas, infográficos, e-books e uma infinidade de outras artes. Trabalha em conjunto com outros programas Adobe — inclusive em conjunto com o Photoshop.

Dica: Conheça nossos cursos de Illustrator e desenvolva suas habilidades em desenvolvimento de projetos vetoriais e ilustrações.

4. Adobe Fireworks

O Fireworks é o programa para criação de layouts da Adobe. Apesar de não ser tão utilizado como o Photoshop (E ter sido descontinuado pela Adobe), é o programa mais otimizado da Adobe. É criado para web designers e tem layout intuitivo e bem semelhante ao do seu irmão mais popular. Porém, na dúvida de qual usar, use o Photoshop.

5. CorelDRAW

CorelDRAW

O antecessor do Adobe Illustrator é também um criador de imagem vetorial. Muitos o utilizam por considerarem mais fácil e mais leve que seu concorrente. Vem progressivamente deixando de ser usado, já que o Illustrator da Adobe é mais poderoso, mas ainda é bem popular, especialmente por aqui. É o queridinho de Designers que trabalham em gráficas pelo país.

Não estamos sendo patrocinados pela Adobe, mas a gigante dos softwares possui um programa diferente para cada área de atuação, incluindo edição de vídeos, então é impossível listar esses programas sem falarmos de vários dos seus produtos.

6. Adobe InDesign

Adobe InDesign

É o programa da Adobe dedicado à diagramação e à organização de páginas. É o programa número 1 em agências de publicidade, jornais e revistas e gráficas. Apesar das ferramentas de suporte para criação de layouts, não é muito útil para criação web.

7. Adobe Dreamweaver

Adobe Dreamweaver

O Dreamweaver é uma ferramenta de edição de códigos. A similaridade da ferramenta com os outros programas Adobe pode ser uma armadilha, já que o Dreamweaver pode gerar códigos automáticos e desnecessários.

Ter conhecimento de HTML e CSS já é obrigatório. Você precisa entender essa linguagem de programação básica para poder entender as novas linguagens, como XML e HTML 5. Conhecimento em Java, PHP e XHTML é opcional, mas em um futuro próximo, será requisito básico.

Dica: Conheça nossos cursos de Front-End e desenvolva suas habilidades em desenvolvimento web.

O mercado de software de web design evolui constantemente e é preciso estar sempre aprendendo para não ficar para trás.

Gostou do nosso post? Então curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais dicas como essas!

Abraços!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar