MX Cursos
blog g876b30d42 1280

7 técnicas de quadrinhos e mangá para testar em seus desenhos

5/5 - (1 vote)

Não há como negar que a nona arte tem um papel fundamental na cultura do mundo. Quem nunca leu uma história em quadrinhos e viajou para mundos incríveis como Metrópole de Super-Homem, Gotham City de Batman, Asgard de Thor e outros.

Nos anos de 1970, 1980 e 1990, as editoras usavam uma quantidade absurda de bobina de papel e vendiam milhões de exemplares. E agora, você deseja aprender técnicas de comics e mangás para testar em seus desenhos? Vem com a gente que falaremos mais a respeito!

1. Estude a anatomia de pessoas reais

É fato que artistas como Greg Capullo e Todd McFarlane, ambos os criadores de Spawn, tinham traços espalhafatosos e que, por vezes, não seguiam um padrão anatômico tão ‘natural’. Mas eles podem, pois já são midas nessa indústria.

No seu caso, como é novato na área, começar estudando um corpo real, é vital. Você precisa saber como o mesmo é ‘montado’ e como funciona – mesmo que depois resolva exagerar.

2. Encontre imagens de referência

Pense que um projetista de um novo modelo de bomba de vácuo, por exemplo, usa referências para fazê-lo. E não é diferente com aquelas pessoas que querem aprender mais sobre comics e mangás.

Em contrapartida, sabemos o quanto é tentador pular essa etapa, mas e se houver algo que não saiba desenhar? Procure na internet diversas poses, objetos, ambientes e, com certeza, sua arte ficará melhor a cada dia.

3. Passo a passo básico para criar personagens

Tão fundamental quanto a instalação de alarmes de incêndio em uma loja física, é o passo a passo básico para criação de personagens. Embora muitos se recusem a passar pelo processo, são super úteis. 

Farão com que você economize tempo e desenhe poses ou rostos mais rapidamente. Formas e tamanhos do corpo terão impacto positivo, evitando, por exemplo, erros de anatomia. 

4. Não copie e esteja aberto às críticas

Estudar seu artista favorito é ótimo! Mas cuidado para não se tornar uma cópia dele! Se começar a fazê-lo quando for iniciante, pode pegar os acertos e as falhas daquele profissional. Em vez disso, examine a arte de perto para descobrir quais partes gosta e os motivos disso.

Ao mesmo tempo, esteja aberto às críticas, pois mesmo uma grande e antiga marca de confecção de uniformes, por exemplo, pode errar. Entenda: não precisa aceitar tudo, mas permaneça com a mente aberta. A outra pessoa pode ter um ponto que aumentará suas possibilidades de experiência.

5. Elogios de familiares e amigos é bom, mas também pode prejudicar

As pessoas que te amam (como seus pais e amigos), quase sempre dirão que seus desenhos são perfeitos, mas o problema é o seguinte: não estão sendo totalmente sinceros e, com isso, é capaz de estagnar sua evolução. 

Sempre procure pessoas que lhe darão feedbacks honestos e críticas construtivas. É a única maneira de crescer como artista, principalmente se deseja continuar olhando para o setor dos desenhos de forma mais séria.

6. Evite atalhos e desenhe todos os tipos de personagens

Existem aqueles que detestam desenhar mãos e pés, mas é aí que precisa continuar praticando! Não dá para desenhar todos os quadros de sua HQ escondendo esses detalhes. É melhor desenhar mãos terríveis e continuar melhorando do que desistir. Já ouviu falar que ‘a prática leva à perfeição”.

Isso pode ser adicionado aos tipos de personagens. Se adora desenhar monstros como os de Ultraman, varie um pouco e tente esboçar uma garota ou um garoto. Esta adição melhorará muito seus desenhos em geral.

7. Não desanime e divirta-se sempre!

É fácil começar a se sentir mal quando você vê outros artistas ‘melhores’ que você. Mas lembre-se: todo mundo tem que começar de algum lugar. A questão primordial é se inspirar e não comparar-se com os gênios.

Portanto, o remédio para isso é se divertir. Apenas relaxe e continue com sua prática. Akira Toriyama não alcançou o sucesso em Dragon Ball logo na primeira tentativa, Hayao Miyazaki tentou muito até chegar no primor de A Viagem de Chihiro, Frank Miller se esforçou horrores até chegar em O Cavaleiros das Trevas.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar