O Ensino a distância especialmente no Brasil cresce a cada ano por uma série de motivos. Entre eles, podemos destacar a comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas. Esses são alguns dos atrativos da modalidade.
Estou falando aqui de centenas de possibilidades para trabalhar com a Plataforma EAD como: Cursos de Graduação, Cursos de Extensão, Cursos Preparatórios, Cursos técnicos e de rápida duração, entre muitos outros.
O ensino à distância é uma tendência que começou e que seguirá firme em uma crescente.
Em primeiro lugar, para ter sucesso é preciso começar e é aí que as dúvidas começam. O conhecimento de causa e a didática são fundamentais, mas saber como e onde publicar, cobrar e principalmente divulgar a sua plataforma EAD são essenciais para obter êxito em seu projeto.
Por isso vou listar aqui 5 Dicas fundamentais para você iniciar o seu EAD e obter sucesso na criação de sua plataforma.
1. Trabalhe com o que você domina
É fundamental que você escolha uma área de seu domínio ou conhecimento. Isso vai te ajudar muito a esclarecer possíveis dúvidas de usuários que tenham interesse em participar de seu sistema de ensino, entretanto, você pode ser um administrador em busca de um novo negócio. Se for esse o caso, procure ter por perto pessoas com conhecimento técnico de seus cursos.
2. Escolha a plataforma ead adequada
Hoje no mercado existem várias possibilidades de plataformas prontas disponíveis para utilização. Podemos citar algumas como: Dokeos, Moodle e WordPress Sensei. Além disso, muitas empresas estão investindo na criação de sistemas completos aplicando valores extremamente possíveis e viáveis além de obter flexibilidade técnica e de customização, como é o Caso do iTeacher EAD, uma plataforma recém criada que pertence ao nosso grupo de empresas.
O que deve ser levado em consideração na hora da escolha da plataforma correta é a acessibilidade do sistema para o usuário final, a facilidade na administração e a possibilidade de atualização.
Preocupe-se também em usar uma ferramenta que possa ser visualizada em dispositivos móveis. Hoje, o uso de celulares e tablets somam mais de 20% no estudo a distância.
3. Ofereça diversas formas de pagamento

Faça uma pesquisa entre os intermediadores para identificar aquele que vai lhe dar a melhor condição de taxas e antecipação de valores.
Normalmente todos os intermediadores disponibilizam um roteiro de integração com os principais sistemas livres do mercado e no caso de você ter optado por um sistema pago, certamente a empresa lhe dará suporte nesse processo através de suas API’s.
Negocie a possibilidade de parcelamento sem juros no cartão de crédito.
Procure boas taxas para pagamento no boleto bancário. Esse tipo de venda poderá representar aproximadamente 20% da sua receita, já que o cartão de crédito é líder na preferência dos brasileiros por pagamento online.
4. Prestar suporte adequado às dúvidas
É fundamental que você tenha uma equipe para dar suporte não só aos cursos disponíveis na sua plataforma, mas também às rotinas administrativas como liberação de pedidos, controle de vendas, chat online (se possível), atendimento telefônico etc.
Os usuários de internet hoje estão cada vez mais exigentes no que diz respeito ao atendimento e isso pode fazer toda a diferença no seu negócio.
5. Credibilidade e Transparência

É evidente que existem muitos outros pontos a serem considerados, mas esse pilares darão força a estrutura ao seu negócio.
1. Trabalhe com o que você domina
