MX Cursos
freela

Por que aliar prática e teoria para ser um freelancer excelente?

Rate this post

O país vem passando por uma situação econômica pouco favorável para a grande maioria dos profissionais de diversos setores. Nesse cenário, buscar uma carreira independente como freelancer pode ser uma excelente alternativa.

No entanto, não basta querer se lançar em uma carreira que pareça dar dinheiro. É preciso estar plenamente capacitado para o mercado que se almeja caso queira que seu trabalho seja reconhecido.

No post de hoje, vamos lhe mostrar o porquê disso e dar todas as dicas necessárias para ser um freelancer, adquirindo conhecimento teórico e experiência para conquistar um espaço de sucesso!

A relevância de se capacitar

freelancer

Quando passamos por crises financeiras como a que enfrentamos atualmente, todas as empresas buscam reduzir seus custos e investir apenas em serviços que sejam essenciais e, para prestá-los, procuram os profissionais mais bem capacitados.

E, por mais que você tenha um conhecimento que acredite ser o suficiente hoje, amanhã ele pode não bastar para os seus contratantes. Então, é essencial que você nunca pare de estudar e que ponha em prática tudo o que aprender.

Trabalhar com paixão

Pode parecer clichê, mas não deixa de ser verdade. Se você se dedicar àquilo que ama, com certeza, terá mais vontade de aprender sobre sua profissão e de se aperfeiçoar para ser o melhor no ramo.

Quando trabalhamos com o que realmente gostamos, seja no universo dos estudos, seja no mundo do trabalho, a recompensa sempre retorna em forma de sucesso profissional.

Conhecer e explorar o mercado

Não precisa surgir com uma ideia que transforme o mundo, mas saiba que, para ingressar em um mercado já estabelecido você precisa conhecê-lo e pensar em algo que seja um diferencial em relação ao que já existe.

Isso servirá como porta de entrada para sua carreira e lhe trará visibilidade entre os demais que já exercem a mesma profissão há mais tempo.

Ser seu próprio gestor

Não espere que seu contratante venha lhe fazer cobranças, você precisa saber exigir de si mesmo. Tenha horários determinados para executar suas atividades, elabore a melhor forma de concluir tudo o que precisa no prazo correto e com qualidade.

Nunca parar de pesquisar

Tão importante quanto conhecer o mercado em que se ingressa é estar preparado para se adaptar às suas mudanças e não se tornar um profissional obsoleto. Portanto, nunca deixe de ler sobre sua área, conhecer as possíveis novas vertentes e tecnologias disponíveis.

Estar atualizado é sempre importante para que seu trabalho permaneça relevante independentemente da situação em que seu ramo se encontre.

Estudar é fácil e acessível

Muita gente deixa de se aperfeiçoar porque acredita não ter tempo para os estudos. Realmente, com as responsabilidades que vamos adquirindo na vida, nosso tempo fica cada vez mais limitado.

Mas, hoje em dia, há centenas de cursos online para que seus estudos sejam feitos de forma mais prática pelo computador ou mesmo por um tablet ou celular. Basta uma pesquisa sobre o que quer aprender e você encontra tudo o que precisa à sua disposição na internet.

Praticar tudo o que aprender

Fica muito mais fácil de lembrar do que estudou quando você pratica. Além disso, vai servir como treino para que seu trabalho saia perfeito quando o estiver prestando a um cliente real. Os exercícios práticos de tudo o que aprender na teoria podem até ser usados como portfólio para apresentar aos seus clientes tudo o que você é capaz de fazer.

Mesmo estudando muito e praticando sempre, ser freelancer não é fácil e seu sucesso não acontece de forma imediata. É preciso se dedicar diariamente até que consiga algum retorno. O importante aqui é ser persistente! Se fizer seu trabalho com excelência, o reconhecimento financeiro e profissional será resultado.

E para você? O que deve ser levado em conta para se tornar um freelancer excelente? Conta pra gente nos comentários.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar