MX Cursos
pexels ketut subiyanto 4559592

Como otimizar o processo de vendas online para aumentar a conversão de leads

5/5 - (1 vote)

Não importa o segmento no qual a sua empresa atue, o tamanho do seu empreendimento ou as metodologias que são utilizadas para você ampliar suas vendas online, uma coisa é certa: a conversão de leads sempre será uma das etapas mais importantes dentro do seu funil de vendas. 

É claro que ter uma boa reputação digital, construir uma grande audiência virtual, e ter um volume bom de usuários que se tornam leads é importante dentro de qualquer processo de vendas.

Mas podemos afirmar que a parte mais crucial sempre será a de conversão de leads, é igual quando uma pessoa vai fazer compras.

Por mais que seja importante que o seu mercado tenha produtos atrativos, mostre ao usuário melhor sobre seus itens, construa um relacionamento com ele e até faça com que ele preencha o seu carrinho de supermercado, de nada vai adiantar toda essa jornada se no final ele desistir das compras e se direcionar para a concorrência. 

Mas todo mundo sabe que, ao mesmo tempo que a conversão de leads é crucial, a sua execução muitas vezes é extremamente complicada, como convencer uma pessoa a bater o martelo e fechar uma transação? Quais ações devem ser tomadas para que isso aconteça? Como deve estar o seu processo de vendas para convencer o lead a se tornar cliente?

No texto de hoje, nós iremos te ajudar justamente nessa jornada, iremos mostrar como otimizar o processo de vendas online para aumentar a conversão de leads de maneira eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

Otimize o seu site por completo

Uma das principais barreiras para que o lead não chegue a de fato concretizar a conversão pode ser justamente o desempenho do site, por mais que ele goste do seu produto, tenha interesse nos seus serviços e tenha até mesmo tido uma afinidade com a sua marca, uma má execução técnica pode ser determinante para que ele não feche a compra. 

Sendo assim, é preciso otimizar o seu site por completo e ficar de olho em cada detalhe técnico existente dentro da sua página, é como se estivesse conectando mangueiras de hidrante como forma de prevenção para incêndios, por mais que o seu site esteja rodando bem, a manutenção regular é determinante neste ponto. 

Verifique sua velocidade de carregamento, crie uma página responsiva e que se adapte ao móbile, tenha uma boa distribuição dos elementos e um design claro e de fácil visualização, mantenha a jornada de compras simples e de fácil acesso aos usuários, sua página deve ser simples e bonita ao mesmo tempo, então capriche na sua otimização. 

Tenha uma proposta clara e capriche nos seus conteúdos

Como citamos no começo do nosso texto, a conversão de leads é uma parte determinante para o sucesso do seu negócio, e muitas vezes o que acontece é a falta de clareza em algumas situações, aquele usuário já conhece a sua empresa, já tem familiaridade com o seu negócio e já está pronto para receber uma proposta clara, então entregue a ele, aquilo que deseja. 

Procure enviar uma proposta clara com algumas regalias e que supra as suas necessidades, esse não é o momento de enrolar ou de convencer, aqui é preciso ir direto ao ponto da forma como o usuário gostaria de receber. 

Outro ponto que merece destaque são seus conteúdos, mesmo na hora de converter, é crucial que você continue caprichando na sua produção e entregando valor ao seu lead e futuro consumidor, talvez um conteúdo de alta qualidade enviado com frequência e que soluciona suas dores pode ser determinante para a sua tomada de decisão. 

Nunca deixe de produzir conteúdos de acordo com cada etapa no funil de vendas, e mantenha o envio constante sempre com muita qualidade e suprindo as necessidades de cada lead individualmente. 

Use CTAs para a tomada de decisão

Os Call To Actions tem papel determinante para a conversão de um lead, afinal, o único e exclusivo papel dele é justamente fazer com que o usuário realize uma determinada ação, então se você quer aumentar a conversão, é preciso caprichar!

Procure por CTAs convincentes, destaque ele dentro da sua página e até mesmo crie vários CTAs durante toda a jornada de compra, deixe bem claro onde a pessoa deve clicar e o que acontecerá após o clique, não é para ter nenhuma surpresa como se estivesse abrindo uma caixa de papelão, o CTA deve ser visível e explícito. 

Use uma copy persuasiva e elimine as barreiras para a conversão

Muitas vezes, fazer com que um usuário se torne um lead é considerada uma tarefa relativamente simples, mas fazer com que um lead se torne um cliente pode ser uma missão um pouco mais complicada, para concretizar uma tomada de decisão é preciso que um elemento esteja bem otimizado: a copy. 

Essa forma de escrita tem o poder de convencer o lead a tomar uma decisão e fazer com que ele realize uma escolha, para isso, ela deve ser clara, objetiva, criativa e deve saber se comunicar e se conectar com aquele usuário de forma persuasiva e com alto poder de convencimento. 

Para isso, também é necessário que ela consiga eliminar qualquer barreira para a conversão, explicar com precisão sobre o produto ou serviço, falar todos os detalhes e possíveis questionamentos, mostrar pontos positivos e negativos, formas de pagamento, entre outros, ajuda muito a quebrar qualquer barreira e deixar o caminho livre para o lead se tornar cliente. 

Crie LPs e formulários para conhecer mais sobre seus leads

Conhecimento é poder ainda mais quando falamos sobre conversão de leads, quanto mais você conhece cada um deles, melhor você consegue montar todas as estratégias que listamos acima de forma muito mais coerente e eficaz, então a coleta de dados deve ser constante durante todo o seu processo de vendas. 

Crie Landing Pages e formulários que te auxiliem nessa coleta de novas informações e que te ajudem a conhecer mais sobre seu público, procure sempre estar entrando em contato tanto com leads novos e antigos, busque saber suas opiniões e mantenha sempre essa absorção constante de dados dentro da sua base. 

Quanto mais conhecê-los e mais informações obtiver no seu painel elétrico, mais eficiente é a montagem de todas as ações que listamos acima, e maior a probabilidade de você aumentar o índice da sua conversão de leads. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar