MX Cursos
redes sociais

Como usar as redes sociais para melhor o conhecimento da sua marca

Rate this post

As redes sociais são ambientes cada vez mais utilizados pelo marketing digital. Trata-se de um cenário com o qual as marcas devem se acostumar, já que é uma tendência que não tem mais volta. No espaço das redes sociais, o marketing encontrou o canal perfeito para aproximar marcas e empresas dos seus consumidores.

Toda nova tendência traz consigo novos desafios, já que, a partir do momento em que muitas marcas estão presentes nas redes, é preciso ir além do convencional para se diferenciar.

Esse tipo de marketing online, nas redes sociais, tem seu funcionamento próprio, bastante específico de acordo com a ferramenta. Por isso, vamos destacar aqui as principais práticas para você começar a usar as redes sociais para sua empresa.

Mídias de permissão e de interrupção

Redes sociais são canais de mídia de permissão e não de interrupção. É justamente esse o ponto chave que caracteriza o canal e o torna tão interessante. As outras mídias — jornal, TV e, até mesmo, mídia display online — são de interrupção, ou seja, elas interrompem o que você está fazendo para te mostrar publicidade.

Já as redes sociais, assim como blogs e newsletters, são mídias de permissão. Ou seja, o usuário aceita e permite que a empresa mostre sua comunicação. Por isso mesmo, elas se tornaram um canal importante para o Inbound Marketing, pois se o usuário permitiu a comunicação, é necessário fornecer conteúdo útil para ele.

Benefícios das redes sociais para marcas

Existem diversos benefícios em usar as redes sociais para fazer marketing para sua empresa. Assim como muitos outros canais online, o primeiro benefício das redes sociais é o custo, já que, com um investimento não tão alto, é possível ter um alcance grande de público.

Já que falamos sobre público, este é outro benefício. Por meio das redes sociais, é possível pesquisar e conhecer mais sobre seu público-alvo, trabalho que, com certeza, vai render insights para outras partes da empresa que não só o marketing. Além disso, ainda é possível aumentar o tráfego do site e melhorar o relacionamento com o cliente.

Criação de conteúdo relevante

Como falamos antes, para ser efetivo nas redes sociais é necessário gerar conteúdo relevante para os usuários. Basicamente, esta relevância significa conteúdo útil, que resolva um problema real do leitor. Como este post que você está lendo!

Perguntar a você mesmo se o conteúdo é relevante para o leitor e pensando na persona que você já tem sobre ele, a resposta ficará muito clara. Além disso, é importante customizar o trabalho de acordo com a mecânica de funcionamento de cada rede social, já que cada uma delas tem um jeito específico de funcionar.

Anúncios para quem importa

A segmentação de audiência, seja para posts orgânicos ou para mídia paga, é definitivamente um dos grandes diferenciais do marketing nas redes sociais.

Toda estratégia de marketing nestes canais deve prever o uso de posts patrocinados para aumentar o alcance de audiência, já que o alcance orgânico dos posts diminuiu. Para ganhar mais fãs novos, o caminho é investir em posts patrocinados para uma segmentação de audiência semelhante ao público que você quer atingir.

Esse foi um panorama geral e inicial sobre o marketing nas redes sociais. Por isso, se você tiver outras dúvidas específicas, não deixe de comentar o post!

[symple_highlight color=”yellow”]Quer aprender mais sobre social media? Conheça nossos cursos![/symple_highlight]

 

[epico_capture_sc id=”2245″]
Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar