MX Cursos
3d

Conheça todas as etapas de uma produção 3D

3/5 - (1 vote)

Quando alguém opta em se especializar em uma profissão dentro do setor da computação gráfica, geralmente uma grande dúvida aparece: Se dedicar a apenas uma das etapas desta área profissional e ter uma única especialização ou ter habilidade em várias destas etapas se tornando um generalista 3D?

Engana-se quem pensa que na produção de uma animação 3D, apenas há a necessidade de um modelador e um animador.

Conheça todas as etapas e veja em qual você mais se enquadra.

Pipeline de Produção 3D

Idéia

Parece algo meio óbvio, mas é sempre bom lembrar que todo projeto parte de uma ideia inicial.

Roteiro

Inicialmente para produzir um projeto de longa ou curta metragem, é necessário ter uma história em mente com idéias iniciais quanto aos personagens e cenários.

Storyboard

Quando o roteiro final é estabelecido, a etapa seguinte é criar um “storyboard”, que nada mais é que a representação gráfica (rascunho) de todas as cenas do projeto.

Animatic

É a etapa onde também se reproduz cada uma das cenas do projeto, como por exemplo uma cena de ação ou diálogo entre personagens incluindo todas as suas ações gestuais.

Design

Aqui é onde começa a ter uma ideia do visual de todo o projeto, como as aparências de personagens, figurinos e cenários mesmo que de forma ainda inicial.

Layout

Esta etapa é onde se decide detalhes importantes como estilos de personagens, cenários e softwares que serão utilizados durante a produção.

R&D (Reserch & Development – Pesquisa e Desenvolvimento)

Uma das etapas mais importantes, pois é onde se busca referências externas para a criação e desenvolvimento de um projeto totalmente original.

Modelagem

Como o próprio nome já diz, é a etapa onde se inicia a criação 3D de todos os elementos do projeto, como personagens e cenários e também onde os mesmos são otimizados para as etapas seguintes.

Texturização

Nesta etapa é onde os elementos do projeto recebem as cores e demais detalhes necessários para se aproximar da ideia inicial definida nas etapas anteriores.

Rigging

Umas das etapas mais importantes de uma animação 3D, pois caso não seja executada com cuidado, a etapa seguinte pode ser desastrosa, pois é onde são aplicadas as estruturas para gerar a animação dos personagens.

Animação

É aqui que o projeto começa a ganhar vida literalmente falando, pois aqui as animações são geradas utilizando as ferramentas (softwares) escolhidas nas etapas iniciais.

VFX (Visual Effects – Efeitos Visuais)

Nesta etapa é aplicado os efeitos visuais necessários para a produção como os que são utilizados em produções do gênero da ficção científica, explosões em cenas específicas de ação ou outros efeitos que sejam exigidos na obra, levando-se em consideração a ideia inicial.

Iluminação

Apesar de ser uma etapa óbvia, é uma etapa necessária para ter um resultado satisfatório na exibição em qualquer plataforma onde a produção final será disponibilizada.

Renderização

É aqui que se decide o formato de vídeo utilizado na etapa seguinte, incluindo todos os detalhes abrangentes como codecs de áudio e vídeo e sua resolução final.

Composição

Esta etapa pode ser considerada uma das mais demoradas e que exige o maior nível de atenção, pois aqui é onde todas as cenas do projeto são colocadas na sequência correta para conseguir transmitir a linguagem visual definida nas etapas iniciais.

2D VFX/ Motion Graphics

Aqui são aplicadas as informações de identidade visual como logotipos, créditos iniciais e finais, textos adicionais e animações que os mesmos exijam.

Correção de cores

Como o próprio nome já diz, é aqui que são corrigidas as imperfeições com relação às cores aplicadas nas cenas, melhorando-as levando-se em consideração a ideia inicial definida anteriormente.

Resultado final

A etapa final nada mais é que criar o arquivo final com todas suas características definitivas abrangendo detalhes quanto ao formato, sempre ficando atento sobre as plataformas em que o projeto será disponibilizado.

Decidiu qual área profissional você pretende seguir ou em qual você já faz parte ou então você prefere ser um generalista 3D que se dedica a todas as áreas?

Um abraço e até a próxima!

 

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar