MX Cursos
port

Designers: 6 dicas para melhorar seu portfólio

Rate this post

Desenvolver um portfólio digno de respeito no mercado não é tão fácil; e quando se trata de um voltado para atrair a atenção de agências de design aí que fica mais complicado.

Afinal, você vai expor seus projetos criativos, sua produção e, especialmente, sua criatividade diretamente para profissionais do design altamente gabaritados no assunto.

Logo, você deve é caprichar, encantar aqueles que verão seu portfólio, tanto no conteúdo quanto no acabamento dele.

Para te ajudar, aqui neste artigo você encontrar 6 dicas para melhorar seu portfólio de designer e assim ter mais chances de conquistar o emprego/projeto dos seus sonhos com um portfólio “matador”:

Cuide do acabamento do seu portfólio

Cuide do acabamento do seu portfólio

O audiovisual é uma das poucas áreas em que a embalagem conta muito, às vezes até mais que o produto.

Sendo assim, nada de você levar amostras de seus trabalhos soltas nas mãos bem como inseri-las dentro de uma pasta comum de arquivo, ok?

Imagine que situação!

Cuide do acabamento do seu portfólio e opte por encadernar seus projetos ou pelo menos personalize uma pasta com sua própria marca; o mesmo vale para apresentações online.

Tenha um portfólio online

Tenha um portfólio online

O portfólio online é a melhor e mais rápida forma de você designer mostrar seus trabalhos para empregadores ou futuros clientes.

Melhorar um portfólio, ou mesmo criar um, deve ser um processo cuidadosamente desenvolvido, no qual tudo é detalhadamente pensado:

  • Como usar as palavras.
  • Como apresentar suas imagens.
  • Como apresentar seu cartão de visitas, etc.

Tudo isso para você transmitir a melhor mensagem possível.

Utilize as ferramentas corretas

Existem diversas ferramentas de portfólio online para design que você pode utilizar na hora de criar o seu, por exemplo:

  • Work Simple – é um programa gratuito para perfis individuais e funciona de modo semelhante ao LinkedIn onde você pode ter seguidores e receber recomendações, além de adicionar objetivos de carreira.
  • Carbonmade – muito indicado para profissionais de designer por apresentar um visual mais despojado. O melhor dessa ferramenta de portfólio online é a facilidade para se montar um site que pode ser personalizado. Este também é gratuito.
  • Behance – também recomendado para profissionais que trabalham muito com criatividade. Utilizar o Behance é uma ótima dica para melhorar seu portfólio, pois vai te ajudar muito a criar um portfólio multimídia para divulgação do seus projetos. Essa ferramenta é gratuita, mas você pode ter acesso a outros recursos dela através de uma assinatura profissional.

Estruture seu portfólio para a função certa

É fundamental que seu portfólio seja estruturado para função que você está procurando exercer no design, ou seja, a função pela qual você está pleiteando deve aparecer em destaque; então, em primeiro lugar você precisa colocar tudo que tem feito em relação a isso.

  • Coloque tudo que for mais relevante nas primeiras páginas de seu portfólio.
  • Dê mais peso a determinados aspectos do seu trabalho.

Assim como ocorre em uma entrevista de emprego, as primeiras impressões são as que ficam; com seu portfólio de design não será diferente.

Escolha o tom de cores correto

A paleta de cores certa apresentada em seu portfólio pode levar seu trabalho a outro nível!

Por isso, faça com que as cores escolhidas para o seu portfólio casem entre si, criando um harmonia e algo “gostoso” de se olhar.

Dica bônus: Capriche nas thumbnails!

Portfólio especializado ou geral?

Caso você esteja ainda explorando carreiras no dentro do design e não tem certeza de em qual campo deseja atuar, é bom mostrar amplitude no portfólio.

Porém, se você deseja projetar aplicativos para dispositivos móveis e somente criar aplicativos para estes, por exemplo, seu portfólio deve ser especializado.

A maioria dos trabalhos em sua carteira deve ser nessa especialidade, pois isso te ajudará bastante a obter mais facilmente o emprego que você quer.

Portanto, com essas 6 dicas para melhorar seu portfólio de designer você já consegue elaborar uma apresentação de respeito e qualidade.

E você, tem mais alguma dica? Já fez alguma apresentação de portfólio que deu supercerto? Registre nos comentários.

Um forte abraço.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar