MX Cursos
Design WebDesign

Diferenças de mercado para Designer Gráfico e Web Designer

Rate this post

Você anda vendo um monte de sites legais no Awwwards e uma pá de projetos bacanas no Behance, mas ainda não sabe se prefere trabalhar como web designer ou designer gráfico? Não se preocupe! Nós vamos te ajudar a sair dessa enrascada explicando um pouco sobre o que cada um deles realmente faz, quais são suas áreas de atuação, e, claro, respondendo a uma pergunta bem recorrente: será que dá para trabalhar nas duas pontas?

Confira as informações que separamos para você neste post e decida, de uma vez por todas, o seu rumo profissional!

O mercado de designer gráfico

Photoshop DesignerPrimeiramente, vamos começar falando do designer mais antigo, o designer gráfico: um sujeito que vive trabalhando com materiais impressos e que, por conta disso, precisa saber bastante sobre qual tipo de papel absorve melhor a tinta, como dar aquele acabamento fosco que o cliente tanto quer e até mesmo qual gráfica no mercado consegue atingir o melhor tom de laranja.

Ou seja: é um cara que está o tempo todo ali, nas gráficas, e precisa entender tanto de Illustrator quanto de Corel, inDesign e Photoshop.

Áreas de atuação

Por lidar com esse tipo de mídia mais “velha” e off-line, o designer gráfico consegue encontrar trabalhos em empresas que precisem fazer sua comunicação por meio de materiais impressos como:

  • Agências de publicidade com foco off-line
  • Jornais
  • Revistas
  • Gráficas
  • Empresas com comunicação interna impressa
  • Empresas de divulgação de eventos

Freeelas

Freelas? Dá para pegar sim! No entanto, quem acha que o design gráfico é mais fácil (porque o “papel aceita tudo”) está levemente enganado.

O freela de design gráfico muitas vezes acaba sendo, também, o trabalho de um produtor gráfico, entrando em contato com gráficas ou, no mínimo, dando dicas de onde imprimir determinado projeto.

O mercado de web designer

Presente no mundo há menos tempo que o designer gráfico — afinal, a web como conhecemos hoje existe há pouco mais de 20 anos —, o web designer tem os dois pés no mundo digital e, por isso, acaba lucrando bastante quando entende também de programação, marketing digital e, claro, UX e usabilidade.

Áreas de atuação

Com uma demanda cada vez maior (afinal, a internet ~chegou para ficar~), o web designer é um profissional bastante procurado no mercado, e tem uma vasta gama de áreas de atuação. Veja só:

  • Agências de publicidade com setor digital
  • Jornais com presença on-line
  • Revistas com presença on-line
  • Startups de tecnologia
  • Empresas de produção de conteúdo digital
  • Empresa de tecnologia de informação
  • Produtoras de aplicativos

Freeelas

Você é uma pessoa bacana e que manja mesmo de web design? Então, meu caro, saiba que suas chances com os freelas é bem grande.

Mas atenção: assim como o designer gráfico precisa entender de gráficas, um bom web designer tem que entender de programação, ou melhor, de programadores. Por isso, saiba indicar aqueles que entregam o melhor trabalho e que conseguem trabalhar em conjunto com você.

Mas vem cá, dá para trabalhar com os dois tipos de design ao mesmo tempo?

Por fim, vamos ao que todos querem saber: tem como ser um bom designer gráfico e um bom web designer simultaneamente? Pois a resposta é bem simples: claro que tem!

Em qualquer uma das profissões, o que importa mesmo é o bom gosto do profissional, sua bagagem cultural, sua maneira de trabalhar com prazos e, óbvio, seu entendimento de cores, formas e tipos. O resto, ou melhor, o local em que a arte será aplicada, são outros quinhentos! Sabendo lidar com desenhos físicos e digitais, e com as particularidades de cada um, não tem por que não investir em ambos.

Logo, é possível sim ser um bom designer gráfico e um bom web designer ao mesmo tempo. Basta se comprometer a estudar, estar sempre atualizado das tendências de cada área, correr atrás de qualificações e ter um bom cofrinho para guardar toda a grana dos freelas que virão para você.

Respondidas as suas questões? Ficou com mais alguma dúvida sobre o tema? Então aproveite para fazer suas perguntas ou sugestões na nossa caixa de comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar