MX Cursos
programacao

Divulgar serviços de programação – Veja 4 dicas

5/5 - (1 vote)

Ainda hoje existem programadores que não se preocupam em divulgar serviços de programação e aqueles que acham que basta saber programar e pronto: o resto acontece com um passe de mágica. Mas, se você quiser ser um programador freelancer, será necessário muito mais do que dominar algumas linguagens de programação.

Para ser um freelancer é necessário bem mais que empenho na hora de desenvolver seus projetos. É necessário saber se comunicar com o cliente e fazer com que seu trabalho seja reconhecido, afinal de contas, você é o seu produto e os clientes sempre gostam das “marcas” que possuem mais prestígio.

Pensando nisso, iremos dar algumas dicas para você que planeja ser um bom freelancer. Acompanhe!

1. Tenha um site/blog

Muitos programadores acham desnecessário ter um site ou um blog, pensam que ter um portfólio é coisa de design, ou não fazem por não saberem muita coisa sobre design. Mas a melhor forma de se tornar conhecido na internet é estar na internet!

Escrever artigos sobre sua área de atuação é um enorme diferencial e mostra autoridade sobre o assunto, além de ajudar a adquirir mais conhecimento. Escrever, além de reforçar aquilo que já sabe, instiga a pesquisar sobre novos assuntos, fazendo com que se mantenha sempre atualizado.

Escrever para outros blogs também pode ajudar: o negócio aqui é se tornar conhecido e fazer com que as pessoas saibam mais sobre você. Blogs de programadores são frequentados por pessoas que estão no meio, muitas vezes buscando algum tipo de solução para algum problema — e, muitas vezes, a solução pode ser você!

Como divulgar serviços de programação

2. Passe seu conhecimento para frente

Não guarde o seu conhecimento. Se você aprendeu com alguém, seja em uma sala de aula, lendo um artigo ou praticando, nada mais justo do que repassar aos outros aquilo que você sabe. E, convenhamos, ser egoísta não é muito bom, principalmente quando você depende do networking para se tornar conhecido.

Ensinar volta ao mesmo ponto de escrever para um blog: você tem que estudar para ensinar, logo, você estará praticando e reforçando aquilo que você já sabe. Outro ponto é que você aprende a falar em público, o que é muito bom na hora de lidar com possíveis clientes.

Palestrar também é interessante, pois além de ter toda atenção voltada para você no momento da fala, faz com que as pessoas daquele grupo específico conheçam você e saibam mais sobre o seu trabalho.

3. Participe da comunidade

Seja de uma linguagem de programação ou algum framework, as comunidades são provavelmente a melhor forma de um programador se tornar conhecido. Não só compartilhando informação, mas também adquirindo conhecimento. Algumas comunidades disponíveis nas redes sociais são de extrema importância para o atual mercado de TI.

Divulgar serviços de programação em sites como Github é uma excelente maneira de participar das comunidades e ainda manter um histórico de projetos. Alguns dos melhores frameworks para desenvolvimento do mercado são mantidos pelas suas comunidades e têm nelas o apoio necessário para continuar crescendo (um bom exemplo é o WordPress).

4. Mantenha-se atualizado

Muitos dizem que estar no mercado de TI é ter que estudar o tempo todo e, realmente, manter-se sempre atualizado é necessário. Novas tecnologias, frameworks, metodologias aparecem o tempo todo e, muitas vezes, acompanhar todas essas novidades tecnológicas é bem difícil, principalmente se levarmos em consideração a correria do dia a dia.

Acompanhar blogs sobre tecnologia, ouvir podcasts e assistir vídeos ajudam muito nesses pontos, pois podemos ter acesso a essas informações em qualquer lugar a qualquer hora do dia. Cursos a distância também são bem interessantes, pois permitem que se estude a qualquer hora, sem a pressão de ter um cronograma para terminar. Mas lembre-se: estudar a distância requer disciplina e compromisso!

Enfim, se para ser um bom freelancer é necessário divulgar serviços de programação, então comece agora a ficar conhecido e compartilhe este post nas redes sociais!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar