MX Cursos
0.fw

É Possível Criar Jogos sem Programação?

3.4/5 - (7 votes)

A resposta é NÃO, mas com certeza é possível criar jogos SEM CODIFICAÇÃO.

Mas afinal, qual é a diferença?

Programar: é ordenar eventos de uma forma lógica para algum objetivo.

Codificar: é escrever códigos com comandos para algum objetivo.

O que é possível

É possível criar jogos usando Programação Orientada a Eventos, em que apenas arrastando blocos lógicos com uma interface extremamente amigável, você consegue criar jogos em poucos minutos mesmo que você nunca tenha programado em sua vida!

Um excelente software para quem está iniciando no mundo do Design de Jogos é o Construct 2, um programa gratuito que te permite criar jogos 2D para Web, Computador e Dispositivos Móveis. Em situações mais avançadas, é possível até mesmo interagir com Bancos de Dados e publicar seu jogo em sites com anúncios para você poder ganhar um dinheiro com suas criações!

mxcursos construct 2 como criar jogos

Desde pequeno, eu sempre amei jogos e tenho certeza que você também já deve ter experimentado alguns, seja no celular, no Facebook ou  em algum videogame na casa de algum amigo. Mas como será que eles funcionam “por dentro”?

Jogar é muito divertido, mas e criar seus próprios jogos? É ainda muito melhor, porque além de você praticar e desenvolver seu raciocínio lógico e sua criatividade, você ainda tem algo para compartilhar com seus amigos e render boas risadas e desafios!

Nesse momento você deve estar pensando “Eu? Não sou bom com essas coisas tecnológicas, não faço Ciência da Computação ou algo parecido…” e eu estou aqui para te afirmar que para começar a criar jogos, basta esforço e muita vontade de aprender.

E por isso, nós da MXcursos disponibilizamos para você vários cursos de Construct 2 que vão levar você de um completo iniciante que nunca programou na vida, até um programador de jogos publicando e compartilhando seus jogos em sites na web.

mxcursos construct 2 fundamentos para criacao de jogos

Dica de mestre

Se você é um completo iniciante no Construct 2 e gosta de aprender tudo do princípio mais básico e com teoria de Game Design, temos dois cursos bons para isso:

  • Fundamentos Para Criação de Jogos : Um curso que abrange teoria básica de Game Design para você obter uma visão mais analítica de como os jogos funcionam. Aprenda a configurar o programa Construct 2 e como Criar e Publicar seu primeiro jogo completo.
  • Treinamento Essencial: Aprenda cada detalhe e atalho da ferramenta Construct 2, criação de menus completos, adição de plugins e templates, e por fim crie um Jogo de Plataforma com Tiro completo, com animações e novas fases.

Se você é uma pessoa que gosta mais de ir direto para a prática, criando um jogo direto desde a primeira aula, os cursos ideais são:

  • Criando um Clone do Flappy Bird: Um dos jogos que ficou mais conhecidos na história dos jogos para celular, aprenda a trabalhar com cenários infinitos, animações, física, pontuação e estados de jogo.

mxcursos construct 2 flappy bird

  • Criando um Clone de Angry Birds: Uma das maiores marcas da atualidade, aprenda a criar um clone e modificar com seus próprios personagens, use Física Avançada, efeitos de câmera, partículas e inimigos.

mxcursos construct 2 angry birds

  • Criando Jogos de Top Down Shooter: Um estilo extremamente popular em que sua câmera está em cima e você precisa escapar de um apocalipse zumbi. Um jogo divertido em que você aprenderá a trabalhar com tiros, inimigos perseguidores, timer, efeitos sonoros e waves de zumbis.

mxcursos construct 2 top down shooter

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar