MX Cursos
Photoshop 1

Entenda como criar um design profissional usando o Photoshop

Rate this post

Na internet, não é difícil se deparar com listas de imagens desastrosas, cujos autores não foram bem-sucedidos ao tentarem usar o Photoshop, não é mesmo? Os erros acontecem, normalmente, na tentativa de aumentar ou diminuir uma parte do corpo, tirar alguém indesejado de uma foto, acrescentar alguns elementos que não fazem parte do cenário original etc.

Teoricamente, essas pessoas podem errar, afinal, elas não são ou não têm pretensão de ser designers gráficos (assim esperamos!). O pior que pode acontecer a elas é pagar mico para os amigos. Mas, se você quer ser um profissional da área, erros como esses são inadmissíveis. E, para não cair nessa cilada, você precisa entender como criar um design profissional.

Não sabe por onde começar? O primeiro passo é a leitura do texto de hoje. Vamos lá?

Conheça suas ferramentas e a função delas

Ter uma caixa de ferramentas cheia não faz de você um mecânico. Saber usá-las da forma correta sim. O mesmo se aplica ao Photoshop: cada botãozinho tem uma função específica. Vamos conhecê-los:

Photoshop

Se você quiser selecionar ou recortar, você poderá utilizar:

  • Marca de Seleção Retangular;
  • Marca de Seleção Elíptica;
  • Varinha Mágica;
  • Laço;
  • Laço Poligonal;
  • Corte Demarcado.

Sempre que for necessário, para editar uma imagem, remover um fundo, selecionar uma parte, remover um ou mais itens específicos, essas serão as ferramentas necessárias.

Se você quiser desenhar, escrever e pintar, você poderá utilizar:

  • Pincel;
  • Lápis;
  • Lata de Tinta;
  • Caneta;
  • Retângulo;
  • Linha;
  • Ferramenta personalizada;
  • Ferramenta de texto (horizontal e vertical);
  • Conta gotas.

Caso sua edição exija desenho à mão livre, inserção ou sobreposição de uma forma, cor, ou ainda, inserção de texto, essas são as ferramentas que você utilizará.

Para apagar, você poderá utilizar:

  • Borracha.

Desmancha a imagem original, bem com as edições de forma e texto.

Para acionar cada um desses botões, basta um clique. Há botões que não estão visíveis, nesse caso, basta clicar e segurar botão semelhante. Experimente com o laço (para seleção).

Crie um design profissional usando essas ferramentas

Agora que você já conhece suas ferramentas e a função de cada uma delas, resta saber como utilizá-las. Continue a leitura:

Abrir arquivos

Photoshop_File_Open

Para abrir (ou importar) uma imagem, você deverá clicar em: Arquivo > Abrir, escolher  arquivo/imagem/PDF > Abrir. Você poderá indicar as dimensões e a resolução desejada. Se você não souber a proporção correta, marque a opção “Restringir Proporções”, assim, não haverá distorções.

Camadas e habilitar edição da imagem

PhotoshopLayers

Uma imagem possui tantas camadas quanto os efeitos que você adiciona a ela. Logo, uma imagem nova, como a que você acabou de abrir, só possui uma camada. Para exibir o painel “Camadas do Photoshop”, clique em a Janela > Camadas.

Perceba um ícone de cadeado ao lado da sua primeira (e única) camada. Basta um clique duplo para habilitar edição desta camada.

Cores

PhotoshopPaleta

O programa já oferece uma paleta de cores que você poderá utilizar nas suas edições (inserções de desenho, texto, formas, filtros etc). Porém, ele permite que você adicione cores e personalize seu trabalho. Basta acionar o conta-gotas, com o qual você poderá “tomar emprestadas” cores da imagem aberta.

Treine: conhecimento e prática

Preparamos um texto instrutivo e, ao mesmo tempo, simples, para orientar seu aprimoramento. No entanto, a leitura não é suficiente, principalmente se você estiver saindo do zero. É hora de botar a mão na massa e a palavra-chave aqui é: treino.

Utilizar cada ferramenta de forma correta e entender os recursos do programa é a base para deixar sua imaginação fluir e cria um design profissional no Photoshop.

Gostou? Quer continuar aprendendo? Basta assinar nossa newsletter.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar