MX Cursos
facebook ads 1

Facebook Ads: o que é e como usar

Rate this post

No marketing digital, as redes sociais são importantes canais para você alcançar seu público-alvo, sendo que a mais usada no Brasil continua sendo o Facebook que já conta com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, e mais de 130 milhões deles no território brasileiro.

Isso porque, dentre outros detalhes, o Facebook é uma rede social versátil e abrangente reunindo diversas funcionalidades no mesmo lugar, ou seja, serve tanto para você gerar vendas e engajamento para sua marca quanto para relacionar-se, conhecer pessoas, informar-se, etc.

Tal fato faz com que muitas empresas e pessoas que decidiram trabalhar na internet invistam em Marketing Digital, especialmente utilizando o Facebook Ads.

Se você ainda não entende muito bem sobre o que é e como usar o Facebook Ads, ou não tem segurança para investir nesta rede social, continue com esta leitura e descubra as oportunidades que você pode obter com ela para promover sua marca e/ou produtos.

Confira!

O que é Facebook Ads?

O que é Facebook Ads?

Certamente você já deve ter notado algumas postagens na barra lateral direita ou no Feed de Notícias da sua conta no Facebook, não é mesmo?

Pois é. Estas são páginas que você não segue mas que talvez possam te interessar. Geralmente este tipo de conteúdo criado por Facebook Ads vem com um pequeno alerta de que ele é “Patrocinado”.

Em outras palavras, o Facebook Ads é:

  • Uma plataforma de anúncios da rede social Facebook que permite a você desenvolvê-los diretamente na timeline daqueles usuários que você deseja, com uma eficaz segmentação, que te permite alcançar exatamente o seu público-alvo.

Isso quer dizer que, através de algoritmos do Facebook Ads, seus anúncios irão aparecer para pessoas que se encaixam dentro de um perfil interessante que você segmentou para sua marca.

Ao falar em Facebook Ads, quer dizer também uma maneira de você buscar tráfego pago como uma estratégia que visa aumentar sua presença online não apenas para os usuários que já te conhecem, mas também para aqueles que ainda não te conhecem e podem ter interesse no que você oferece.

Apesar de existirem outras estratégias para conseguir aumentar o tráfego orgânico na sua página, o Facebook Ads continue sendo uma das melhores para aumentar a visibilidade de sua marca.

Facebook Ads – como usar?

Facebook Ads – como usar?Com o Facebook Ads você consegue criar campanhas segmentadas para todo aquele usuário que acessar esta rede social e também o Instagram. Com ela você pode desenvolver centenas de combinações de público e interesses para alcançar mais pessoas.

Entretanto, é extremamente importante que você saiba quem é o seu cliente em potencial para segmentar seus anúncios no Facebook Ads com base neste público-alvo e assim obter bons resultados com esta estratégia de publicidade.

Agora, se você não sabe quem é seu público-alvo não terá sucesso com o Facebook Ads, pois uma segmentação assertiva neste caso é 100% necessária para você obter bons resultados.

Então, como usar o Facebook Ads?

As campanhas dentro do Facebook obedecem a seguinte hierarquia: campanha > conjunto de anúncio > anúncio.

  • Campanha – aqui você determina o objetivo que deseja atingir; por exemplo, aumentar vendas online, enviar pessoas para seu site, etc.
  • Conjunto de anúncios – neste você define como será veiculado seus anúncios, isto é, você vai determinar seu público-alvo segmentando-o por gênero, localização, idade, etc; além disso, é nesta etapa que você vai estipular o posicionamento e orçamento de seus anúncios.
  • Anúncio – é aqui que você vai criar anúncios com o Facebook Ads, que é o que seu público verá de fato. Neste, é possível você incluir vídeo, uma ou mais imagens e também complementar seu anúncio com textos curtos.

Para acessar o Facebook Ads basta ir diretamente para o Gerenciador de Anúncios clicando na setinha ao lado do ícone dúvidas na barra superior da página do Facebook, ou criar e gerenciar seus anúncios pelo Power Editor fazendo uma pesquisa rápida no mecanismo de busca da própria rede social.

Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads

Outro detalhe muito importante é que, depois que seus anúncios estiverem sendo veiculados, você meça sempre a sua performance, ou seja, esteja atento às métricas que o próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook te oferece; pois dependendo da situação você pode fazer alterações no anúncio para que ele obtenha melhores resultados.

Portanto, agora que você entende melhor o que é e como usar o Facebook Ads saiba que os anúncios de maior sucesso dentro desta rede social são aqueles planejados de acordo com estratégias coerentes e claras quanto aos seus objetivos; desta maneira, possuem um CTA (call-to-action) assertivo e uma mensagem eficaz que resultam a conversão dos clientes.

Se quiser se aprofundar mais, leia o artigo Quanto devo investir em anúncios no Facebook?

E você, já fez alguma campanha de anúncios por Facebook Ads?

Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar