MX Cursos
GoogleAds

Google Ads: o que é e como funciona

Rate this post

Você já reparou que quando vai fazer alguma busca no Google, por exemplo, aparecem alguns resultados com um símbolo pequeno indicando que são anúncios?

Estes resultados fazem parte do que é chamado de busca paga, isso porque tais anúncios são pagos por empresas/empreendedores ao Google para que venham a surgir seguindo algum tipo de termo ou palavra que um internauta tenha buscado.

Google Ads - O que é

Nos resultados pagos você sempre vai encontrar esta espécie de flag com a palavra “anúncio”, o que indica que é um anunciante do Google Ads que pagou para aparecer.

Então, o que é e como funciona o Google Ads?

Google Ads – O que é

De modo bem simples e resumido, o Google Ads é um programa para publicação de anúncios do Google. Através do Google Ads você como anunciante pode publicar anúncios do tipo link patrocinados e alcançar milhares de pessoas na internet.

Em outras palavras, o Google Ads funciona como uma mídia paga tradicional, em que as pessoas pagam para anunciar e você só paga depois que suas campanhas começarem a impactar seu público-alvo; exceto contas pré-pagas onde você adiciona créditos antes, porém de qualquer forma o crédito apenas será debitado após sua audiência ser impactada.

Sendo assim, o Google Ads é o instrumento do Google voltado para a geração de publicidade na internet. É por meio deste que torna possível você configurar e gerenciar qualquer tipo de anúncio.

No Google Ads você também pode delimitar uma série de requisitos que indicará para quem seu anúncio será exibido, por exemplo:

  • Região geográfica.
  • Idade.
  • Gênero.
  • Escolaridade, etc.

Vale destacar que os anúncios do Google Google Ads são mostrados por palavras-chaves que são encontradas através de robôs de buscas que encaixarão a relevância da procura do usuário para determinado anúncio em particular.

Sendo assim, quanto maior for o volume de buscas que se assemelham com sua palavra-chave, maior é a possibilidade de que o seu anúncio ocupe a primeira posição entre as buscas mais realizadas.

Entendeu?

Google Ads – Como funciona

Bom; agora que você sabe o que é, veja como funciona o Google Ads.

O Google Google Ads funciona como se fosse um leilão, onde para exibir seus anúncios nesta plataforma você precisa comprar as palavras-chaves para as quais deseja aparecer; ao escolher-las você vai concorrer neste leilão pelas melhores posições.

Para entrar neste leilão você deverá definir o quanto vai pagar por cada clique em seu anúncio sendo que pode escolher um valor por para cada palavra-chave que inserir na sua campanha; este será o valor máximo que você vai pagar e dependendo de sua classificação e dos seus concorrentes pode ser que pague bem menos.

É importante você saber também que, além do custo por clique (CPC), o Google vai analisar uma série de outros fatores em seu algoritmo para determinar o posicionamento de seus anúncios, dentre eles:

  • Qualidade da página de destino (landing page).
  • Qualidade do anúncio.

É exatamente com base nestas informações conjuntas que o Google automaticamente seleciona as posições de todos os anúncios que estão concorrendo para cada palavra-chave.

Por aí você percebe o quanto é importante você criar anúncios bem elaborados e uma landing page objetiva e de qualidade!

Mas, como o Google Ads efetua a cobrança?

O sistema mais utilizado por anunciantes no Google Ads é o CPC, onde você paga por clique, ou seja, se o anúncio aparecer e o usuário não clicar nada será cobrado.

Muito bom, não é mesmo?

Entretanto, você pode decidir por outras opções de pagamento do Google Ads, como:

  • CPA (custo por aquisição) – paga por cada objetivo concluído.
  • CPM (custo por mil impressões) – por cada vez que seu anúncio alcançar 1000 visualizações.

É interessante você ir alterando seus anúncios, fazendo testes A/B inclusive nas landing pages para, assim, você ter mais chances de obter melhores resultados com o Google Ads, gastando menos e tendo cada vez mais retorno e lucratividade para seu negócio.

Portanto, agora que você já aprendeu o que é e como funciona o Google Ads, saiba que esta é uma ferramenta extremamente importante no marketing digital e que tem como algumas de suas vantagens gerar leads qualificados, aumentar a visibilidade de sua empresa e alcançar as primeiras posições na busca do Google.

E então, você já fez algum anúncio pelo Google Ads? O que acha desta ferramenta de publicidade?

Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar