MX Cursos
inbound

Inbound Marketing para decolar sua empresa

Rate this post

Nos últimos anos, o modo de fazer marketing mudou consideravelmente e a tendência é de que mude ainda mais!

Considerando o novo perfil do consumidor que está muito mais exigente e com a facilidade de acesso a internet que tem, ele busca cada vez mais se informar e cada vez menos ser interrompido.

Assim, o inbound marketing é a nova forma de atrair mais público, fechar mais negócios e conquistar muito mais fãs.

Inbound Marketing

Em outras palavras, o inbound marketing (também conhecido como o “novo marketing”) é qualquer estratégia de marketing que tem como foco ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-las.

Já o “velho marketing”, chamado de outbound marketing, é aquela forma de publicidade que acaba distraindo um público ao invés de atraí-lo para seu negócio, é aquele tipo de tática que empurra um produto/serviço para seu público-alvo.

Só para você ter uma ideia, veja algumas estatísticas sobre o inbound marketing:

  • É 47% mais barato conseguir um lead com o inbound marketing do que com o marketing tradicional.
  • Aproximadamente 60% dos consumidores, após consumirem conteúdo de uma marca, apresentam uma visão mais positiva sobre ela.
  • As redes sociais são capazes de gerar muito mais leads do que as ações de marketing tradicional.
  • Empresas que priorizam criação de blogs têm 19 vezes mais probabilidades de apresentarem um ROI positivo.

Tais estatísticas, assim como outras, provam que o inbound marketing é uma estratégia eficiente para decolar sua empresa e alavancar seus resultados.

Então, será que o outbound marketing não vale mais a pena?

Veja bem; de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen/IBOPE, 7 em cada 10 pessoas preferem assistir conteúdo em vídeo do que o da TV aberta ou a cabo.

Outro estudo também demonstrou que o brasileiro gasta em média 4 horas e 59 minutos vendo o que se passa pela internet; este tempo é bem maior quando comparado ao gasto com jornais impressos ou revistas.

Sendo assim, a que conclusão você pode chegar?

Certamente na de que o modelo tradicional de marketing não está valendo tanto a pena; porém, saiba que ainda existe espaço para ele trazer bons resultados para seu negócio; MAS é exatamente na internet e SOMENTE quando implementado com um planejamento de inbound marketing.

Logo, de certa forma, não tem como fugir – o empreendedor que realmente deseja ver sua empresa decolar deve aliar o inbound marketing em suas estratégias de negócios.

Certo; mas como fazer inbound marketing?

A ideia do inbound marketing é ganhar a atenção dos potenciais clientes tornando-se facilmente encontrável na web e levando seus consumidores para o seu site/blog por meio de geração de conteúdo que as pessoas consideram de valor, e não apenas uma interrupção como acontece com as estratégias de marketing tradicional.

A graciosidade do inbound marketing é que ele integra diversos componentes como:

  • Infográficos.
  • E-books.
  • Mídias sociais.
  • Webnários.
  • Fóruns.
  • Marketing através de comentários.
  • E-mail.
  • Links referenciados ou diretos.
  • Vídeos online, etc.
  • Call To Actions.

A essência de toda essa comunicação é a construção de valor e confiança da sua marca.

Além disso, facilita a venda, aumenta as chances de fidelização de clientes e ainda dá aquela decolada no branding de seu negócio no mercado!

Trabalhar bem uma base optin após uma campanha de captação de leads pode ajudá-lo muito no processo de inbound marketing. É possível criar campanhas incríveis através do e-mail marketing, que aliás é uma ótima ferramenta para conversão e trabalho de jornada de compras.

O poder de um conteúdo de valor

Como você pode notar a geração de conteúdo de valor tem um poder enorme de potencializar seus negócios. Como exemplo de case de sucesso, pode ser citado:

  • A gigante Red Bull (empresa que comercializa bebida energética) que tornou seu site um verdadeiro portal de conteúdos sobre lifestyle e esportes radicais.

Então, primeiramente você deve criar conteúdo de valor que ajude seu público-alvo a resolver seus problemas e, após isso, o objetivo é capturar o contato e gerar credibilidade.

Depois entra a etapa de fechar, onde seu visitante se transforma em cliente. E, finalmente, passa para a fase encantar para fazer com este cliente se torne um fiel comprador de sua marca.

Logo, aproveite o potencial do inbound marketing para decolar sua empresa.

E você? Considera o inbound marketing importante para os negócios? Deixe seu comentário.

Um forte abraço.

Sucesso!

Referências sugeridas sobre inbound marketing

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar