MX Cursos
source code 583537 1280

Lógica de Programação: Como pensar ao programar

5/5 - (2 votes)

O mundo digital é construído por telas, imagens, textos e códigos a serem decifrados. Existem os que assistem, os que experimentam e os que proporcionam experiências, estes últimos podem ser chamados de programadores.

Um programador é quem codifica, desenvolve, escreve e corrige o que é necessário dentro de computadores, realizando reparos em softwares e atualizando programas para um melhor funcionamento. Falando assim, o trabalho parece ser simples mas vai muito além das funções citadas anteriormente. 

Programadores desenvolvem sistemas que podem auxiliar e muitas vezes, salvar a sua vida. É o caso dos alarmes de incêndio, que hoje podem até mesmo ser conectados em uma rede com alcance de celulares, aumentando a segurança de uma casa e de uma família. 

Programar não é apenas codificar, consertar e escrever. Estas tarefas são a base para transformar o mundo através de sua realidade mais presente nos últimos tempos: a tecnologia. Para isso, um programador precisa entender a lógica da programação e saber quais são as necessidades de pensamento ao programar. Confira alguns : 

Sequência

É impossível falar de lógica de programação sem falar de sequência. A programação está inserida nas ciências exatas e sua essência é uma sequência. Os algoritmos são sequenciados e tudo está relacionado a números.  O primeiro passo para programar é ter a noção de que esta programação tem como base a sequência lógica. 

Para além das telas, quando se programa a sequência também deve fazer parte do seu modo de agir. Isso porque quando você trabalha em algo, está sempre executando processos e, assim como na programação, os processos são um conjunto de sequências. Portanto, saber de maneira clara como prosseguir é uma ótima maneira para iniciar a programação.

Num meio que alcança tantas pessoas e tantas informações, seguir sequências demonstra organização. Um trabalho bem organizado resulta em uma melhor produtividade e este podem ser os rótulos adesivos que te destacam no mercado de trabalho: um bom programador sabe o que está fazendo e por isso se organiza. 

Entender a necessidade

Como em todo trabalho, entender a necessidade do contratante é um ponto muito importante para um bom serviço. Isso porque, principalmente para trabalhadores autônomos, quando alguém te contrata, tem uma necessidade específica e você é contratado para resolver esse problema. 

Entender a necessidade de um cliente é a melhor forma de pensar ao programar, isso porque você gera processos que precisam ser executados e funcionam em cima de uma necessidade. 

Movimentar o seu negócio a fim de criar estratégias para uma empresa é a maneira mais certa de se consolidar na programação. Da mesma forma que um exaustor centrífugo ventila e desempoeira ambientes industriais, você traz  novos ares e renova ambientes que para a maioria das pessoas, são desconhecidos. 

Por isso, ao programar, lembre-se de levar em consideração a teoria e colocá-la em prática no seu dia-a-dia. Sequência é organização e organização é boa produtividade. Além disso, como todo prestador de serviço, saiba como resolver uma dor e trabalhe em cima desta necessidade até conseguir. 

Você gosta de tecnologia, programação e inovação? Leia mais textos como este por aqui e fique por dentro de tudo desta área que está em constante desenvolvimento. Até o próximo texto!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar