MX Cursos
zenmap

Mapeamento “Zen” de Redes

Rate this post

Muitas religiões trazem consigo conceitos e práticas de meditação que, dependendo do contexto, permitem esvaziar a mente para refletir e ficar zen ou focar sobre algo do mundo externo ou do nosso interior.

No mundo oriental, existe uma prática de meditação conhecida por Zen que leva o praticante à “experiência direta da realidade” por meio da observação da própria mente. A base para este tipo de meditação é o zazen, que significa, literalmente, meditar sentado.

Uma nova forma de meditação

Hoje gostaria de apresentar uma nova técnica de meditação que nos permite conhecer mais profundamente, não a nós mesmos, mas a nossa rede interior e exterior. Ela nos permite descobrir e conhecer melhor aqueles hosts que nos cercam, as suas formas operativas, o que os faz distantes de nós, bem como as portas que estão livres em suas pobres almas, além de outras descobertas.

Caso queira me acompanhar, sinta-se convidado. Começaremos com o zazen – ficaremos sentados em frente ao nosso computador – e empregaremos a técnica – usaremos a ferramenta – ZenMap.

Caso não possua a ferramenta ZenMap em seu computador, sugiro que dê uma olhada neste artigo aqui.

Um dos grandes benefícios da ZenMap é que ela vem recheada de mantras (ver Figura 1), tornando a meditação, tanto para o iniciante quanto para o experiente, ainda mais fácil e prática. Você perceberá que os resultados virão em poucos minutos.

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 1 – Mantras Prontos (perfis de scans)

Será fácil perceber que, na prática, em contraste com outras modalidades de meditação, essa é bem diferente, pois precisamos manter os olhos bem abertos e não há necessidade de fazermos silêncio.

Os Mantras

Vamos dar início à nossa meditação. Comece devagar e execute um mantra de cada vez:

Mantra #1 – Ping Scan

Esse é o primeiro estágio da meditação. Com este mantra podemos sentir a presença dos hosts que nos cercam em nossa rede.

Configure em “Target” a sua rede, selecione “Ping Scan” no Profile e pressione o botão Scan. Observe na aba “Nmap Output” a detecção da presença de 4 hosts (Figura 2).

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 2 – Output Nmap

Na aba “Topology” temos uma visão topológica dos hosts tendo nós como centro (Figura 3).

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 3 – Topologia

Mantra #2 – Traceroute

O próximo mantra permite-nos descobrir o quão distante outros hosts estão de nós. Faremos isso com o nmap.org. Selecione “Quick Traceroute” no Profile, ponha o nmap.org em “Target” e, mais uma vez, pressione o botão Scan.

Ainda na aba “Topology” vemos a presença do novo host e sua distância (em hops) em relação ao localhost (Figura 4).

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 4 – Topologia II

Mantra #3 – Scan de Sistema Operacional

Com esse mantra descobrimos porque o host alvo se comporta como tal, isto é, descobrimos qual a sua forma operativa (Sistema Operacional).

Em “Profile”, selecione Intense Scan e realize o scan. Após a conclusão da meditação, vá até a aba “Host Details” e note a presença dos pinguins, indicando que o SO do alvo é uma distribuição Linux (Figura 5).

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 5 – Detalhes do SO

Mantra #4 – Scan abrangente

Para concluir a nossa primeira aula de meditação, trago aqui um mantra mais abrangente e mais sensitivo que os demais. Ele nos permite descobrir completamente o que se passa no host, independente da distância que o separa de nós.

Dessa vez, teremos como “Target” o scanme.nmap.org. Vamos escolher o “Profile” Slow comprehensive scan e apertar o play. Por ser uma mantra mais detalhista, requer mais tempo de meditação. Aguarde um pouco e os resultados aos poucos aparecerão.

Na figura a seguir vemos como o novo host se enquadra na topologia.

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 6 – Topologia III

Podemos encontrar detalhes sobre o alvo na aba “Host Details”.

Mapeamento “Zen” de Redes
Figura 7 – Detalhes scanme.org

E na aba “Port / Hosts” vemos, em detalhes, que portas da alma estão abertas ou fechadas.

Captura8 8
Figura 8 – Portas abertas

E agora?

Caso queira salvar os resultados de sua meditação vá no menu Scan → Save All Scans to Directory.

Se quiser aprender, passo a passo, sobre este método de mapeamento “zen” de redes dá uma olhadinha no curso Mapeando Redes com Zenmap.

Nos vemos no próximo artigo.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar